A Batata Doce Ajuda no Combate da Diabetes por conta do seu baixo índice glicêmico. Além disso, levar uma rotina com hábitos saudáveis é fundamental para afastar muitas doenças, além de gerar bem-estar. Os cuidados merecem ainda mais atenção por quem já tem o diagnóstico de algum problema de saúde, caso de quem possui Diabetes.
Por isso, cuidar da alimentação é importante para manter a doença sob controle, sem interferir na qualidade de vida. E a Batata Doce é uma ótima aliada desse processo. Conheça como a Batata Doce Ajuda no Combate da Diabetes:
Reeduque-se: A descoberta da doença pode ser o motivo que faltava para se começar uma reeducação alimentar. Geralmente, o cardápio de um diabético deve ser restrito de açúcar e completo com nutrientes essenciais para o organismo, sem interferir na glicemia. Para isso, existem alimentos especiais que, além de ajudar no controle da taxa de açúcar no sangue, trazem incontáveis benefícios à saúde como um todo.
Para que a dieta seja nutritiva e livre de restrições radicais o indicado é seguir uma reeducação alimentar. Ela consiste num processo de transformação e mudanças favoráveis a hábitos alimentares saudáveis, mas sem esquecer a individualidade e o prazer em comer bem.
Consumir todos os grupos alimentares, fazer mais refeições, dar prioridade a alimentos naturais e integrais, evitar ficar longos períodos sem se alimentar, beber bastante água e evitar alimentos ricos em gorduras e aditivos químicos são as principais medidas desse método.
Papel da Batata-Doce: Diferente da Batata inglesa que possui carboidratos de alto índice glicêmico e estimula o pico da insulina, a Batata Doce é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que são digeridos e absorvidos lentamente, estimulando gradualmente a liberação da insulina. Dessa forma, o alimento reduz o risco de Diabetes e os picos de hiperglicemia após as refeições.
O amido resistente, presente na Batata Doce, não sofre digestão e comporta-se como uma fibra insolúvel, retardando a absorção da glicose e do Colesterol, promovendo a saciedade e evitando o aumento de LDL, o chamado Colesterol ruim, e de triglicerídeos.
Além disso, a Batata Doce também é um alimento rico em fibras alimentares solúveis e insolúveis, o que proporciona o aumento da saciedade, auxilia no controle do peso, melhora o impacto insulínico o fluxo e saúde intestinais.
Por retardar a absorção da glicose e ser absorvida lentamente, ela é indicada para diabéticos, devendo apenas ter o cuidado de não misturá-la com carboidratos como arroz, Batata inglesa e macarrão. Por isso, escolha somente uma fonte de carboidrato para consumir na refeição. Se comer um, não consuma o outro.
Quantidade Adequada: A nutricionista alerta para o consumo da Batata Doce, pois, dependendo de como for preparada, pode ter o seu índice glicêmico elevado. A Batata Doce pode ser adicionada em qualquer dieta de diabéticos. No entanto, a melhor maneira para se consumir a Batata Doce é fervê-la com a casca por 30 minutos.
Dessa forma, pessoas ativas com Diabetes, que se exercitam, devem consumir cerca de 8g a 10g de proteínas por cada quilo de seu peso ao longo do dia. Já se o indivíduo fizer menos de 45 minutos de Atividade Física, a média cai para 6g a 8g.
Se consideramos uma Batata Doce de 12cm somente no almoço e jantar, seria uma base de 18g a 20g de proteínas por dia. Lembrando que estes cálculos devem ser realizados por um profissional de nutrição e são feitos de acordo com a necessidade de cada um.
Leia Rótulos: Cada alimento tem diversos compostos que refletem diretamente na saúde. Por isso, quem é diabético deve saber diferenciar os tipos de adoçantes e a quantidade de açúcar e carboidratos presentes em um determinado produto para poder calcular a quantia permitida de consumo diário.
OUTROS ALIADOS: Saiba quais alimentos também ajudam contra o Diabetes: