Os benefícios da moringa são surpreendentes pois ele possui vitaminas e minerais que são de extrema importância no combate e na prevenção de doenças, a é uma planta tropical pequena a média, nativa do subcontinente indiano.
Além disso, a árvore é facilmente reconhecível a partir do seu tronco nodoso de cor clara e folhas compostas altamente ramificadas. Os frutos da planta são finos, com 1 ½ – 2 de comprimento. Ela é comumente popular como árvore de baqueta por causa dessas vagens que ficam penduradas durante a maior parte do ano.
Embora a coroa esparsa da árvore de baqueta ofereça pouca sombra do sol quente dos trópicos, é um elemento comum em quase todos os terrenos e à beira do caminho. A árvore de Moringa é conhecida por ter inúmeros benefícios para a saúde, mas os nativos a valorizam como uma ótima fonte de alimento. As folhas, flores e as vagens verdes de Moringa são todas comestíveis; e são amplamente usados na culinária indiana.
A árvore da Moringa é tolerante à seca e adapta-se facilmente ao clima tropical e subtropical, desfrutando de ampla distribuição na África, Ásia e partes da América do Norte. Foi promovido como a Árvore Milagrosa da África, graças à sua contribuição para combater a desnutrição.
Benefícios da moringa para saúde:
1. Reduz o colesterol:
A medicina tradicional está começando a reconhecer alguns dos benefícios da planta para a saúde, sendo um deles a sua capacidade de reduzir o colesterol. Muitos sistemas de medicina tradicional da Ásia têm usado o extrato de folhas e raiz como tônicos do coração.
VEJA TAMBÉM: Chá de Moringa Para Reduzir o Colesterol
2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue:
Comer uma colher de sopa de folhas da planta levemente tostadas no início da manhã é um remédio herbal tradicional para a hiperglicemia. Estudos laboratoriais recentes utilizando pó de folha em animais diabéticos mostram que isto é realmente útil na regulação do açúcar no sangue.
3. Reduz a inflamação no corpo:
A resposta inflamatória às lesões é parte integrante do mecanismo de cura natural do corpo, mas a inflamação crônica, provavelmente resultante dos danos causados pelos radicais livres, pode ter um efeito adverso em nosso sistema metabólico. Além disso, a doença cardíaca e os distúrbios metabólicos, como a resistência à insulina e o diabetes, são considerados resultado de uma inflamação crônica.
Não só as folhas da planta, mas os seus frutos e flores utilizados como vegetais, bem como o extracto das suas sementes, têm acção anti-inflamatória . Incluí-los em sua dieta ou na forma de suplementos pode ajudar a afastar essas condições de doença.
VEJA TAMBÉM: Os 42 Benefícios do Chá de Moringa Para Saúde
4. Combate o câncer:
O arsenal anti-câncer da planta é impressionante. Além das vitaminas, tais como vitamina A, vitamina C e vitamina E, a planta ainda contém kaempferol, quercetina e rhamnetina. Uma vez que os crescimentos cancerígenos são desencadeados por danos causados pelos radicais livres a nível celular, não é surpreendente que a planta deva ter um efeito anti-cancerígeno.
VEJA TAMBÉM: As 5 Propriedades Medicinais da Moringa Para Combater o Câncer!
5. Aumentar a energia corporal:
A planta tem uma carga pesada de antioxidantes para reduzir o dano celular. Ele também contém quantidades elevadas de vitaminas, minerais e, o mais importante, todos os aminoácidos essenciais necessários para a reparação e regeneração dos tecidos. Este alimento altamente nutritivo e saudável pode proporcionar um aumento duradouro de energia.
6. Melhora a função imunológica:
As folhas da planta e frutas na dieta ajudam a aumentar a imunidade e oferece proteção contra doenças sazonais. Na Índia, as folhas da planta são geralmente adicionadas às sopas de lentilhas durante a temporada de gripes e resfriados para aumentar a resistência a doenças.
7. Promove a perda de peso:
As pessoas que tomam extrato de folha e pó de folhas, muitas vezes relatam perda de peso. Este efeito benéfico pode ser devido a muitos fatores. O efeito anti-inflamatório e diurético ajuda a reduzir a retenção de água. O alto teor de fibras reduz a absorção de gordura no intestino. A redução na resistência à insulina pode impedir o acúmulo excessivo de gordura.
VEJA TAMBÉM: Como Usar Chá de Moringa Para Perder Peso Rápido!
8. Trata problemas gastrointestinais:
Adicionando um punhado de folhas da planta para sopas e pratos de vegetais é a melhor maneira de manter as coisas em movimento. Folhas da planta têm um efeito laxante suave.
O alto teor de fibras facilita a movimentação do conteúdo estomacal ao longo do trato digestivo e alivia a constipação. No entanto, a planta pode cuidar de pequenos problemas digestivos causados por vermes e micróbios gastrointestinais. O extrato de raiz é um remédio herbal para vermes de helmintos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
VEJA TAMBÉM: Os 10 Benefícios do Azeite de Moringa Para Beleza
9. Ajuda a aumentar o leite materno:
De todos os benefícios para a saúde de planta, este é um dos mais apreciados nas comunidades indígenas, especialmente em setores economicamente mais fracos, porque o leite materno é a base das crianças no primeiro ano de vida.
O alto teor de cálcio das folhas de moringa pode ser uma razão óbvia para o aumento da produção de leite materno, mas pode haver mais do que isso. Por exemplo, o efeito dos suplementos de cálcio não chega nem perto da copiosa produção de leite resultante do uso de folhas da planta.
VEJA TAMBÉM: As 6 Dicas de Como Consumir a Moringa
10. Reduz a caspa e outros problemas do couro cabeludo:
A textura leve do óleo Ben ajuda na absorção e é altamente hidratante. Promove a circulação sanguínea e regula as glândulas de óleo nos folículos pilosos, melhorando a saúde geral do couro cabeludo. Além disso, a aplicação do óleo, bem como do extrato de sementes, é eficaz no controle da caspa e da queda de cabelos.
VEJA TAMBÉM: Receita de Moringa Para Acabar com a Queda de Cabelo
11. Reduzi acne e cravos:
Os benefícios da moringa ajuda na redução de problemas comuns da pele, como acne e cravos que surgem de desequilíbrios na secreção de óleo pelas glândulas da pele.
Eles são frequentemente agravados por infecções bacterianas e fúngicas. Massageie o óleo no rosto e deixe que ele seja absorvido pelos poros da pele. A natureza leve do óleo desobstrui os poros e levanta a sujeira e detritos.
VEJA TAMBÉM: Os 50 Benefícios da Moringa Oleifera Para Saúde
12. Controla rugas e linhas finas:
Os antioxidantes reduzem o dano celular e o envelhecimento causados pelos radicais livres e ajudam a manter a maciez e a aparência jovem da pele. Aplique algumas gotas no rosto e nas mãos e massaje suavemente. A consistência leve do óleo de semente de moringa faz com que seja um limpador e hidratante natural, sem tornar a pele oleosa.
13. Tratar eczema e a psoríase:
Óleo da planta e extratos têm um efeito benéfico sobre as condições da pele, como eczema e psoríase. Além disso, o óleo é não irritante e hidratante.
As substâncias anti-inflamatórias da planta ajudam a controlar a inflamação, enquanto o efeito anti-séptico protege a pele de infecções secundárias que exacerbam essas condições.
VEJA TAMBÉM: Os Incríveis Benefícios da Moringa Para Tratar Doenças na Pele!
14. Estimular o crescimento do cabelo:
A abundância de zinco e vitamina A e vitamina E, bem como os aminoácidos necessários para a produção de queratina, faz de planta um excelente tônico capilar.
15. Fornece alívio da artrite reumatoide:
A planta tem propriedades imuno-moduladoras que são particularmente úteis no tratamento de doenças auto-imunes como artrite reumatóide, esclerodermia e psoríase. Além disso, muitas preparações à base de plantas para artrite incluem folhas da planta. Portanto, o efeito anti-inflamatório reduz a dor e o inchaço das articulações.
VEJA TAMBÉM: Os 16 Benefícios da Moringa Para Tratar o Câncer
16. Ajuda a regula a função da tireoide:
A planta parece estar tendo uma ação reguladora sobre a glândula tireoide. Por exemplo, pessoas com doença de Graves ou tireoide hiperativa encontram melhora significativa em seus sintomas no uso regular de suplementos da planta. Além disso, as condições inflamatórias da tiroide, como a doença de Hashimoto, podem ser resolvidas sem medicação se a planta for consumida regularmente.
VEJA TAMBÉM: Os 101 Benefícios da Moringa Para Saúde!
17. Tratar edema:
Os extratos da planta são eficientes no tratamento de edema. Além disso, os estudos confirmaram que o tratamento com extrato da raiz da planta, que possui qualidades anti-inflamatórias, tem sido significativamente eficiente na inibição do desenvolvimento de edema.
18. Reduz inflamações:
Além disso, os flavonoides, ácidos fenólicos e isotiocianatos encontrados nas folhas, vagens e sementes da planta representam seu grande potencial anti-inflamatório.
VEJA TAMBÉM: Moringa: Para Que Serve, Benefícios e Como Usa-lá
19. Tratar o hipertiroidismo:
Estudos relataram que extratos aquosos das folhas da planta regularam o hormônio tireoidiano e podem ser utilizados para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.
20. Melhora a saúde óssea:
Os extratos da planta são benéficas para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais tais como fósforo e cálcio. Além disso, esses extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficientes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite.
VEJA TAMBÉM: Os 3 Benefícios da Moringa Para Tratar Artrite!