Benefícios comprovados do mel para saúde pois ele é um dos ingredientes mais usados em muitas receitas e também na medicina tradicional, devido suas muitas propriedades medicinais.
Um líquido doce, é feito pelas abelhas com néctar das flores. Além disso, ele é orgânico coletado de colônias de abelhas silvestres ou colmeias domesticadas.
O mel é um adoçante delicioso e natural que muitos de nós preferimos em nosso leite, suco, chá, água de limão ou simplesmente em nosso pão.
Os benefícios comprovados do mel para saúde pois ele é rica fonte de açúcares naturais, e contém antioxidantes e flavonoides que são benéficos para saúde. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas potentes ajudam a tratar das infecções bacterianas e fúngicas. Outros nutrientes que o mel tem são riboflavina, niacina, vitaminas B12 e C, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio.
Benefícios comprovados do mel para saúde:
1. Curar feridas:
O mel funciona como um antisséptico natural e tem muitas propriedades antimicrobianas que podem esterilizar as feridas e promover a cura, além de reduzir a dor, o odor e o tamanho da ferida.
Além disso, tem uma enzima que produz peróxido de hidrogênio, o que aumenta a capacidade de cicatrização de feridas.
Um estudo de 2006 destacou a eficácia na assistência à cicatrização de feridas.
2. Acalmar as pequenas queimaduras:
O mel cru pode acalmar e curar a pele e suas propriedades antibacterianas naturais podem prevenir a infecção pois ele é eficaz no tratamento de queimaduras devido à sua ação antibacteriana, baixo pH, alta viscosidade, efeito higroscópico e conteúdo de peróxido de hidrogênio.
3. Tratar dores de garganta e tosse:
Quando você está com dor de garganta ou tosse, não precisa de medicamentos de venda livre. Uma colher de mel pode fornecer alívio instantâneo. Até mesmo a Organização Mundial de Saúde e a Academia Americana de Pediatria recomendam o mel como remédio natural contra a tosse pois ele funciona como um supressor da tosse.
Etapas:
- Beba uma xícara de leite quente ou chá de ervas calmante com 1 colher de sopa de mel duas vezes ao dia para aliviar a dor de garganta.
- Tome 2 colheres de chá de mel 30 minutos antes de dormir para desfrutar de menos tosse e dormir melhor à noite.
- Coloque 1½ colheres de sopa de casca de limão, ¼ xícara de gengibre fatiado, 1 xícara de água e ½ xícara de suco de limão em uma panela pequena.
- Deixe fervendo por mais 5 minutos. Coe e adicione 1 xícara. Tome ½ colher de chá a 1 colher de sopa desta solução a cada 2 horas, dependendo da sua idade.
4. Curar psoríase:
A psoríase é uma doença autoimune que afeta as células da pele e provoca vermelhidão, bolhas, coceira e até mesmo lesões. Você sempre pode confiar para conseguir alívio rápido dos sintomas irritantes da psoríase.
Sua propriedade hidratante forma uma camada protetora na pele quebrada e ajuda no alivio da secura, remendando e descascando a pele. Além disso, possui compostos anti-inflamatórios que combatem a inflamação e estimulam o sistema imunológico.
5. Melhorar a memória:
Outro estudo publicado em 2015 relatou que, a melhoria na aprendizagem e memória após a suplementação de mel Tualang é devido à melhora significativa na morfologia cerebral e aumento do sistema colinérgico do cérebro, que é possivelmente secundário à redução do dano oxidativo cerebral e/ou até regulação da concentração do fator neurotrófico derivado do cérebro.
O remédio mais simples é tomar 1 a 2 colheres de sopa de Mel local, seja pela manhã, 30 minutos antes do café da manhã ou antes de ir para a cama.
Alternativamente, misture 1 colher de chá de Mel e ginseng em pó. Adicione 1 xícara de água morna à mistura. Misture bem e beba enquanto ainda está quente, uma vez por dia.
6. Combater problemas digestivos:
O Mel também é bom para o sistema digestivo geral. Caso tenha gases, indigestão, refluxo ácido ou diarreia, o Mel pode resgatá-lo dos desconfortos.
Ele ajuda na limpeza do cólon, eliminando as toxinas. Ajuda na promoção das boas bactérias no cólon, resultando em melhor digestão. Isso, por sua vez, ajuda na prevenção e tratamento dos sintomas de inchaço, gases e refluxo ácido.
7. Combater a insônia:
O mel também estimula a liberação de insulina e permite que o triptofano entre facilmente no cérebro. Isso contribui para a liberação de melatonina no cérebro. A melatonina é um hormônio necessário para o sono restaurador.
Para a apneia do sono, ele ajuda a reduzir o inchaço ao redor da área da garganta que pode obstruir as vias aéreas. Além disso, ele lubrifica a garganta para evitar o ronco, um dos sintomas mais comuns da apneia do sono.
Etapas:
- Antes de ir para a cama, beba uma xícara de chá de ervas ou um copo de leite morno com 1 colher de chá de mel.
- Outra opção, é misturar 1 colher de chá de mel e pimenta em pó em um copo de água morna. Beba devagar antes de ir para a cama.
8. Tratar a acne:
O mel é frequentemente usado em produtos de cuidados para a pele e é comumente usado para tratar a acne, que ocorre principalmente devido à secreção excessiva de óleo e bactérias e sujeira acumulada, que causa o entupimento dos poros da pele.
Também possui propriedades antimicrobianas que ajudam no combate as bactérias causadoras da acne. E sua propriedade anti-inflamatória ajuda na redução dos sintomas da acne e, ainda, ajuda a prevenir infecções.
9. Saúde do cabelo:
O mel é simplesmente bom para a saúde do seu cabelo. É um emoliente, o que significa que sela a umidade no cabelo, mantendo-o condicionado. Isso, por sua vez, reduz a quebra e melhora o crescimento do cabelo.
Também possui propriedades antioxidantes que evitam danos, mantendo o couro cabeludo e o cabelo saudáveis. Também pode controlar a caspa, uma das razões por trás da perda de cabelo.