Com produtos que facilitam a produção de água gaseificada em casa, muitas pessoas estão até mesmo substituindo seu consumo de água normal por uma variedade mais borbulhante. Mas espere, a água espumante é saudável? A carbonatação é ruim para você? A resposta curta para ambas as perguntas: Depende. Vamos mergulhar nesta bebida com gás e descobrir o quão saudável ela é!
O que é água gaseificada?
A água gaseificada é uma variação da água, que é um líquido claro, incolor, inodoro e insípido. Água com gás é infundida com dióxido de carbono, o que faz com que seja espumante ou borbulhante. O “brilho” da água com gás pode ocorrer naturalmente ou feito pelo homem. Caso esteja se perguntando o que é água com gás.
A forma mais natural de água gaseificada é a água mineral com gás, que não só contém minerais naturalmente, mas também pode ser naturalmente gaseificada. Este líquido refrescante e efervescente vem direto da fonte: uma fonte mineral natural. O brilho pode resultar de gases que ocorrem naturalmente na água. No entanto, nem toda a água mineral com gás é naturalmente espumante, e muitas empresas de água mineral também adicionam dióxido de carbono à água para torná-la borbulhante.
A água gaseificada é saudável?
Esta é uma boa pergunta. Como é o caso de muitos alimentos e bebidas, a água gaseificada pode ser saudável caso escolha o tipo certo. A melhor variedade de é o tipo rico em minerais, que é chamado de água mineral com gás. Muitos especialistas dizem que pode ser tão hidratante quanto a água comum, no entanto, as bolhas podem tornar mais difícil a ingestão de toda a variedade.
Caso esteja com dúvida sobre água gaseificada e refrigerante, eu diria que não escolha nenhum dos dois! Opte por água mineral com gás em vez disso, porque dessa forma você não somente estará consumindo água, mas minerais valiosos também. O tipo de água deve ficar longe é aquele que contém sabores artificiais, cores e / ou aditivos.
Benefícios da água gaseificada para saúde:
1. Rico em minerais:
Caso escolha uma água gaseificada, você pode adicionar uma variedade de minerais à sua dieta enquanto sacia a sua sede. As águas minerais naturais podem ser definidas como aquelas “originadas de um aquífero ou reservatório subterrâneo, que brotam de uma ou mais fontes naturais ou de furo e possuem características higiênicas específicas e, eventualmente, propriedades saudáveis”.
A agência de alimentos e medicamentos americana também tem definição própria, que é “água contendo não menos do que 250 partes por milhão (ppm) de sólidos totais dissolvidos (TDS), provenientes de uma fonte em um ou mais furos ou nascentes, derivado de uma fonte subterrânea de água geologicamente e fisicamente protegida”.
2. Regula o açúcar no sangue:
As águas minerais também costumam conter bicarbonato. O bicarbonato é encontrado no corpo humano e ajuda no mantimento de um pH do sangue saudável, para que não se torne muito ácido ou muito básico.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Um estudo publicado em 2015 conectou o consumo de água mineral rica em bicarbonato com controle glicêmico aprimorado. Os 19 indivíduos saudáveis do estudo beberam 500 mililitros de água mineral comercialmente disponível ou água mineral rica em bicarbonato diariamente. Pesquisadores observaram que, em comparação com os bebedores de água encanada, os bebedores de água mineral tiveram um declínio significativo nos níveis séricos de glicol albumina. Isso é significativo, pois os níveis de glicolbumina são usados como marcadores do controle glicêmico.
3. Alternativa mais saudável:
Caso esteja tomando um pouco de refrigerante diet, prefiro muito mais vê-lo bebendo água gaseificada. Desde que a água gaseificada não tenha nenhum aditivo insalubre, ela ganha todas as vezes quando comparado a refrigerante.
A soda é carregada com açúcares que elevam a insulina ou é preenchida com açúcares falsos extremamente perigosos para a saúde, como o aspartame. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, demonstraram cientificamente aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e outros problemas crônicas graves. A opção por uma água mineral sem açúcar e sem sabor é uma escolha muito melhor do que o refrigerante caso se preocupe com sua saúde.
4. Ajuda na dispepsia e constipação:
Uma revisão científica do Reino Unido publicada em 2014 analisou 20 estudos diferentes envolvendo 902 indivíduos com uma doença neurológica central, como a doença de Parkison ou uma lesão cerebral, como um derrame. Pessoas com esses tipos de problemas de saúde são muito mais propensas a experimentar constipação em comparação com a população em geral.
Este estudo fez a descoberta interessante de que a água gaseificada pode ser útil para as vítimas de derrame que sofrem de constipação. Outro estudo examinou os efeitos das bebidas carbonatadas em 21 pacientes com dispepsia funcional e descobriu que a água carbonatada melhorava os sintomas de dispepsia, bem como a constipação e o esvaziamento da vesícula biliar.
5. Acalma enjoos de movimento:
Este é um dos benefícios da água gaseificada que pode realmente ser útil, especialmente quando você está em uma longa viagem de carro, ônibus, avião ou barco. Enjoo de movimento pode realmente ser muito miserável, mas bebidas carbonatadas sem cafeína são conhecidas por sua capacidade de acalmar esse mal-estar. Beber alguma água mineral fria e espumante pode ser a bebida perfeita para ajudá-lo a se sentir melhor rapidamente.
benefícios da água gaseificada
Precauções e efeitos colaterais:
Para pessoas que sofrem de problemas digestivos, como IBS e DRGE, a água gaseificada pode aumentar os sintomas indesejáveis, como arrotos. Se você perceber que qualquer tipo , incluindo água mineral com gás, aumenta ou provoca sintomas indesejados, interrompa o consumo.