A Azeitona, também conhecida como Oleá European, que significa óleo da Europa, é uma espécie de uma pequena árvore.
A Azeitona são um dos alimentos mais velhos no mundo e acredita-se que tenha se originado em Creta, uma ilha na Grécia, há 3000 anos atrás.
Elas são frequentemente mencionadas na Bíblia, retratados nos livros egípcios antigos e são caracterizadas fortemente na mitologia grega.
A Azeitona possui uma variedade de cores, como verde, preto e roxo, e vários tamanhos, como grande, pequeno, redondo, oval e redondo.
Considerado um símbolo de paz e sabedoria, a oliveira fornece alimentos, combustível, madeira, medicamentos desde os tempos mais antigos.
Azeitona é rica em gordura, especialmente em gordura ômega 9, minerais como o Potássio, Cálcio, fósforo, zinco, ferro, Vitamina E, Vitamina D e Vitamina K.
Também contém quantidades moderadas de fitonutrientes flavonóides, fibra e têm altos níveis de Sódio.
Azeitona é Rica em Antioxidantes
A Azeitona apresenta uma grande atividade antioxidante, maior até que o Mirtilo e a Amora-preta, que são bastante estudadas, sendo a semente a parte com maior concentração antioxidante do que a casca ou a polpa, podendo ser utilizada em extratos antioxidantes.
Valor Nutricional da Azeitona
A Azeitona possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo.
Tais como Proteínas, Fibras, Magnésio, Manganês, Potássio, Ferro, Sódio, Cobre, Zinco, Cálcio, Fósforo, Vitamina C, Vitamina B6 e Tiamina. Além de poderosos antioxidantes.
Benefícios da Azeitona para saúde
Para a Saúde Cardiovascular:
Quando os radicais livres oxidam o Colesterol, os vasos sanguíneos são danificados e a gordura se acumula nas artérias, possivelmente levando a um ataque cardíaco.
Os nutrientes antioxidantes nas Azeitonas impedem a oxidação do Colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardíacas.
As Oliveiras contêm gordura, mas é o tipo monoinsaturada saudável, e podem reduzir o risco de Aterosclerose e aumentar o Colesterol bom.
Para Diabetes:
A Azeitona pode ser usada, consequentemente, por diabéticos no controle do açúcar.
Prevenção do Câncer:
Estudos mostraram que o consumo da Azeitona está diretamente ligado à prevenção de doenças crônicas e não transmissíveis, possivelmente pelo aumento de consumo de compostos antioxidantes, que protegem nosso organismo dos carcinogênicos que entram em contato diariamente com nosso corpo, podendo causar a mutação de nossas células e formar, futuramente um câncer.
Previne o Envelhecimento Precoce:
As antocianinas, substâncias presentes n Azeitona, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células, mantendo a saúde de todo o organismo.
Propriedades Medicinais:
A Azeitona possui propriedades adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina.
Para Prisão de Ventre:
O chá de Azeitona pode ser usado para tratamento de Prisão de Ventre.
Combate ao Câncer:
Estudos mostraram que as antocianinas presente na Azeitona, tem uma função muito importante: matar células leucêmicas! a investigação dos efeitos do extrato de Azeitona, rica em antocianinas e que levou à morte cerca de 90% das células leucêmicas, em paralelo, foram testadas as aplicações em células sadias e a morte dessas não passou de 20%.
Para o Estômago:
A Azeitona é benéfico para Dores no Estomago.
Ajuda a perder peso:
Os benefícios da Azeitona para a perda de peso são proporcionados pelo seu grande conteúdo de gorduras monoinsaturadas e também pela presença de fibras.
Pessoas que fazem o uso do azeite com frequência, um derivado da Azeitona, tendem a reduzir a quantidade de alimentos a ser ingerido e, no geral, não apresentam sobrepeso.
O consumo de azeite, ao invés de outras de gorduras, reduz a quantidade de gordura corporal e o peso.
Os ácidos graxos monoinsaturados da Azeitona ajudam a retardar o processo digestivo e estimulam a liberação do hormônio colecistocinina, condições estas que o cérebro interpreta como uma mensagem de saciedade (um estudo italiano sugere que a ingestão de 10 Azeitona antes de uma refeição pode diminuir o apetite em até 22%).
Além disso, estas gorduras saudáveis também impulsionam a síntese de adiponectina, hormônio que promove a queima de gorduras.
As fibras solúveis da Azeitona ajudam a minimizar os níveis de glicemia, o que também propicia o emagrecimento pois todo o excedente de glicose no sangue é convertido em gordura.
Garante energia para os treinos:
A Azeitona, principalmente a preta, é uma boa fonte de ferro, um mineral essencial para a oxigenação celular.
O nutriente é constituinte das Proteínas transportadoras de oxigênio em nosso organismo, hemoglobina e mioglobina.
O suprimento desse gás aos tecidos traz benefícios da Azeitona ao processo metabólico, que se torna mais rentável em termos de síntese de energia (ou ATP) para as células, a respiração aeróbica.
Durante os treinos, nossa musculatura tanto se contrai como relaxa, e o ATP é indispensável em ambas os momentos.
Tem propriedades anti-inflamatórias:
O consumo de Azeitona pode ajudar no controle de doenças tipicamente inflamatórias, como a artrite.
Os compostos fenólicos responsáveis pelo sabor da Azeitona, como a oleuropeína e o oleocanthal, apresentam propriedades anti-inflamatórias.
Pesquisas indicam que a oleuropeína pode reduzir a atividade do óxido nítrico sintase induzível (ou iNOS), uma enzima envolvida em inflamações.
O oleocanthal apresenta ação semelhante aos fármacos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), como o ibuprofeno, pois inibe de maneira não seletiva a enzima cicloxigenase (ou COX), que também participa do mecanismo da inflamação do organismo.
Estes benefícios da Azeitona ainda podem ser explicados pela sua ação anti-histamínica, já que seus extratos conseguem bloquear os receptores de histamina do tipo H1.
A histamina é uma molécula mediadora do processo inflamatório, e também de muita relevância para os quadros alérgicos.
Ajuda a evitar infartos e derrames:
A ingestão de Azeitona ajuda a prevenir doenças cardiovasculares por minimizar importantes fatores de risco para o desenvolvimento das mesmas.
Suas gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico e o ácido palmitoleico, aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuem o de colesterol ruim (LDL).
A fibra solúvel do fruto também reduz o colesterol. A oleuropeína evita a oxidação do LDL justamente por suprimir os níveis de óxido nítrico (uma molécula bastante reativa). Vale destacar que essa ação antioxidante frente ao colesterol também pode ser desempenhada pelo ácido oleico.
Estudos mostram que as Azeitona têm ação anti-hipertensiva. O ácido oleico ainda ajuda a controlar a pressão arterial pois modifica as cascatas de sinalização associadas a Proteínas G (um receptor encontrado na membrana celular).
Os benefícios da Azeitona como anti-inflamatório também garantem um efeito protetor ao sistema cardiovascular.
Os polifenóis da Azeitona reduzem os níveis de Proteínas C reativa, um marcador inflamatório, em pacientes cardíacos.
A associação de fatores como o excesso de colesterol no sangue, oxidação das partículas de LDL e hipertensão podem resultar na aterosclerose, um quadro inflamatório que leva a formação de placas que obstruem o fluxo sanguíneo das artérias, gerando infartos e derrames.
Ajuda a Proteger o Intestino:
Os benefícios da Azeitona para a saúde intestinal são oferecidos pelo seu conteúdo de fibras, gordura monoinsaturada e vitamina E.
As fibras insolúveis da Azeitona facilitam a evacuação, evitando dessa forma o acúmulo de resíduos gerados pelo processo digestivo, que prejudicariam este órgão e o corpo como um todo.
Já a associação de ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E ajudam a prevenir o câncer de cólon.
Ajuda no Combate Contra o Alzheimer:
Uma pesquisa feita concluiu que o composto Oleuropeína pode ser um aliado contra o Alzheimer.
No estudo, os pesquisadores usaram este composto da Azeitona para tratar células humanas propícias ao desenvolvimento do complexo proteico beta-amiloide.
Na doença de Alzheimer, a produção de Proteínas amiloide aumenta de tal maneira que ela se acumula na forma de oligômeros, comprometendo as sinapses.
Eles observaram que a oleuropeína estimulou a atividade de uma enzima (a MMP-9) nas células complexadas ao beta-amiloide, o que levou a uma diminuição dos oligômeros entre as mesmas.
Para a Pele:
Há também benefícios da Azeitona para a saúde da pele. A vitamina E é um ótimo hidratante.
Sua atividade antioxidante ainda protege o órgão dos danos da radiação ultravioleta, prevenindo tanto o envelhecimento precoce como a ocorrência de câncer de pele.
O ácido oleico também ameniza as rugas, promovendo a maciez da pele.
Evitar a Osteoporose:
O índice de osteoporose também é menor em países do Mediterrâneo. Um estudo avaliou os impactos da dieta mediterrânea na pré e pós-menopausa.
Os pesquisadores concluíram que esse tipo de dieta pode sim ajudar a prevenir a diminuição da densidade óssea nas mulheres.
Estudos em animais também relatam que compostos existentes na Azeitona e no azeite evitam a perda óssea.