17 Benefícios da Cafeína Para Saúde são diversos, pois, A Cafeína possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, Está provado que um copo do café quente pode ajudar a levantar seus sentidos e refrescá-lo.
Esta qualidade do café pode ser atribuída à presença de cafeína, que é um estimulante nervoso central. A cafeína é basicamente um alcaloide cristalino e amargo. É um medicamento estimulante que é encontrado em quantidades variáveis nas sementes, folhas e frutos de algumas plantas.
A cafeína é mais comumente consumida na forma de chá, café, refrigerantes e bebidas energéticas.
O que é cafeína?
A cafeína é uma substância química encontrada naturalmente em várias plantas, como o café, o chá, o cacau e o guaraná, bem como em algumas nozes e sementes. Ela pertence a uma classe de compostos chamados metilxantinas e é conhecida por seu efeito estimulante no sistema nervoso central.
Quando consumida, a cafeína atua como um estimulante, promovendo a vigília, aumentando a concentração e diminuindo a sensação de fadiga. Ela faz isso bloqueando a ação de uma substância química cerebral chamada adenosina, que normalmente desacelera a atividade cerebral e promove o sono.
Benefícios da cafeína
A seguir veja os principais benefícios da cafeína para saúde.
1. Bom para o fígado
A cafeína, quando tomado na forma de enema de café, desintoxica o fígado e limpa o cólon. Um estudo na Duke University provou que a cafeína pode reduzir o fígado gordo naqueles que sofrem de doença hepática gordurosa não relacionada ao álcool.
2. Reduz o risco de diabetes
Uma pesquisa diz que beber 5 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. Isto é devido à presença de alto nível de antioxidantes que combate as doenças. Beber café sem açúcar diariamente pode fazê-lo menos propensos a sofrer de diabetes tipo 2. então um dos melhores Benefícios da Cafeína e prevenir da diabetes.
3. Bom para o cérebro
A cafeína é boa para o seu cérebro. Ela provoca a liberação de dopamina, o químico do cérebro que estimula a área da matéria cinzenta. Isso novamente é responsável pelo alerta, resolução de problemas e pressão, tornando o seu cérebro ativo e mais nítida.
4. Melhorar a saúde cardiovascular
A cafeína constringe suas artérias infiltrando os receptores que alinham as paredes dos vasos sanguíneos. Isso faz com que sua pressão arterial suba. No entanto, este é um problema para consumidores não habituais. O efeito sobre a pressão arterial tende a ser muito menor em consumidores de café habituais pois seu corpo é um pouco tolerante aos seus efeitos.
De fato, a pesquisa no Brooklyn College descobriu que os homens que bebiam 4 xícaras de café com cafeína diariamente são menos propensos a sofrer de doenças cardíacas do que aqueles que nunca tomaram um gole. Beber café foi considerado para reduzir o risco de acidente vascular cerebral em 22%.
5. Ajuda na perda de peso
Beber café com cafeína pode ajudar na perda de peso. Os consumidores regulares, muitas vezes, relatam uma diminuição no apetite, resultando em perda de peso.
6. Bom para saúde ocular
A cafeína protege contra o espasmo da pálpebra e pode proporcionar proteção contra cataratas.
7. Tem Propriedades Anticâncer
A cafeína pode reduzir o risco de desenvolvimento do câncer. Ele também atrasa o início do câncer médio. O café cafeinado reduz o risco de câncer de boca e garganta em 50%. Também pode prevenir o câncer de pele.
8. Melhora o desempenho muscular
A cafeína aumenta ligeiramente a saúde de seu coração e a taxa de respiração, estimulando seu sistema nervoso. Isso prepara seu corpo para o desempenho máximo. A cafeína facilita a contração muscular. Bloqueia os receptores de adenosina ligados às fibras musculares. Isso desencadeia atividade elétrica que provoca maiores rajadas de cálcio.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
9. Tratamento da enxaqueca
A cafeína pode aumentar a eficácia da absorção gastrointestinal à analgésicos. Desta forma, é benéfico para pacientes com enxaqueca e medicamentos de dor de cabeça.
10. Melhora a memória
A cafeína aumenta o nível de um neurotransmissor chamado acetilcolina. Isso está associado à atenção, concentração, aprendizagem e memória. Desta forma, tem um efeito positivo sobre a memória e função cognitiva.
11. Combate os radicais livres
Os radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele. Isso resulta no aparecimento de rugas, manchas solares e perda de elasticidade. Os antioxidantes contidos na cafeína podem atacar esses radicais livres e eliminá-los. Isso irá melhorar a aparência geral da sua pele. Por esta razão, a cafeína é amplamente utilizada em cremes antienvelhecimento.
12. Combate a inflamação
A cafeína possui propriedades anti-inflamatórias que se tornam eficaz na redução da inflamação e vermelhidão em sua pele. É usado frequentemente como um ingrediente em cremes anti-inflamatórios para realçar sua eficácia. Usar a cafeína em produtos de cuidados da pele pode reduzir e prevenir a inflamação e vermelhidão.
13. Remove as olheiras
A olheira pode ser causada por vários fatores, como desidratação, alergias, falta de sono ou genética. A cafeína não pode curar as olheiras hereditárias. Suas propriedades anti-inflamatórias torná-la benéfica na redução do inchaço e inflamação associada com olheiras. A cafeína também reduz o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para sombras escuras.
14. Cafeína reduz a celulite
A cafeína presente nos produtos de cuidados da pele pode desidratar as células gordurosas. Isto resulta na água que desaparece da superfície de sua pele. Isso minimiza a aparência de celulite, proporcionando uma pele mais lisa.
15. Tratamento de Sacarose
A cafeína constringe os vasos sanguíneos, desta forma, reduzindo a vermelhidão. Isso o torna um tratamento ideal para o rubor facial e rosáceas. Quando aplicado topicamente, a cafeína funciona como um diurético, ajuda na circulação e também é um poderoso antioxidante. Desta forma, ele tem a capacidade de acalmar a pele irritada e avermelhada ocasionada por danos causados pelo sol e rosáceas.
Alimentos ricos em cafeína
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em cafeína.
- Café
- Chá preto
- Chá verde
- Chá oolong
- Chocolate Amargo
- Guaraná
- Kombuchá
- Energéticos
- Cacau em pó
- Chiclete de menta
- Bebidas de café gelado
- Barras de chocolate
- Iogurtes e sorvetes com sabor de café
- Bebidas de cacau
- Suplementos de perda de peso
Quem deve evitar a cafeína?
A cafeína é um ingrediente comum em uma variedade de bebidas e alimentos. A tolerância individual ao limite de consumo de cafeína depende da sua composição genética e condição física. Se não tiver certeza, limite ou evite a cafeína ou consulte um médico para orientação. Indivíduos com o seguinte devem evitar cafeína:
- Gravidez, pois a cafeína passa da placenta para o feto.
- Nas mães que amamentam, uma pequena quantidade de cafeína pode passar do leite materno para os bebês.
- Distúrbios do sono, dificuldade em adormecer ou insônia.
- Enxaquecas ou dores de cabeça crônicas
- Ansiedade
- Doença do refluxo ácido (DRGE) ou úlceras
- Frequências cardíacas elevadas ou arritmia cardíaca
- Pressão alta
- Aqueles que tomam certos medicamentos ou suplementos, incluindo estimulantes, certos antibióticos, medicamentos para asma e medicamentos para o coração .
- Crianças ou adolescentes devem limitar a cafeína diária e não consumir tanta cafeína quanto os adultos, pois as crianças são mais sensíveis aos efeitos da cafeína.