Os benefícios da canfora são muitos, pois, é rica em nutrientes que são muito importantes para o nosso organismo e todo nosso corpo em geral. Além disso, existem dois tipos de árvores das quais a Canfora é extraída. Dependendo de sua fonte, a Canfora é colocada em dois tipos – Canfora comum (Cinnamomum Camphora) e Canfora de Bornéu (Dryobalanops Camphora). Embora as propriedades sejam na maioria iguais, existe uma ligeira diferença no cheiro e na concentração de alguns dos químicos presentes neles.
Este composto benéfico é tradicionalmente obtido da casca e da madeira das árvores de Canfora. Hoje em dia também é produzido artificialmente a partir de óleo de terebintina. Ele tem uma ampla gama de usos, desde a saúde até o perfume, até mesmo a manutenção das formigas. As árvores de Canfora são perenes e pertencem à família dos loureiros. Eles podem crescer até 40 metros e podem viver até 1000 anos.
Combate aos Piolhos
O óleo de Canfora misturado com água para banho é utilizado para o tratamento de pediculose capitis ou piolhos.
Como usar: Misture comprimido de Canfora em pó em óleo de coco e aplique uniformemente no couro cabeludo e cabelo antes de ir para a cama. Lave seu cabelo com xampu e diga adeus aos piolhos. Isso ocorre porque o pó sufoca os piolhos e, portanto, mata-os.
Fortalecer as Raízes do Cabelo
Queda de cabelo é um problema comum para a maioria de nós. O uso de óleo de Canfora pode aliviar este problema sem causar danos ao cabelo. Esse óleo pode revigorar as raízes do cabelo. Ovo ou iogurte combinado com o seu óleo pode fornecer ao seu cabelo os nutrientes necessários. O óleo de Canfora não apenas promove o crescimento do cabelo, mas também pode combater a perda de cabelo.
Combater o Resfriado e Tosse
Ela ajuda no tratamento de resfriado e tosse e alivia o congestionamento da garganta. O óleo de Canfora é um ingrediente de muitos vaporub e descongestionantes.
Como usar: Esfregue um pouco no seu peito e nas costas e deixe-o trabalhar sua mágica.
Para a Gravidez
A Canfora é a melhor amiga de uma mulher grávida, pois acalma as cãibras e espasmos musculares. Esfregá-lo levemente na barriga protuberante acalma a dor e nos alivia. Na verdade, é um antiespasmódico muito eficiente.
Para a Circulação Sanguínea
Nós todos sabemos que o fluxo sanguíneo em nosso corpo leva a muitos problemas de saúde, mas felizmente para nós, inalar a Canfora corrige isso. A Canfora estimula o sistema circulatório. Quando a circulação sanguínea melhora, pode aliviar doenças reumáticas, gota e artrite.
Ela também ajuda a reduzir o inchaço das partes do corpo. O óleo de Canfora pode ser usado para alívio da dor, especialmente para dor nas costas. O óleo também facilita a tensão muscular devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Alívio da Dor
Todos nós esfregamos todos os tipos de bálsamos e sprays para nos livrarmos dessa dor ou inflamação nas articulações, mas você sabia que a maioria desses bálsamos traz consigo Canfora? O óleo de Canfora pode ser usado para alívio da dor, especialmente para dor nas costas. O óleo também facilita a tensão muscular devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
Tratar Problemas Espasmódicos
As propriedades antiespasmódicas desta substância medicinal ajudam a acalmar os nervos. Além disso, vapores de óleo de Canfora aromáticos são acreditados para promover uma sensação de calma, reduzindo o estresse. Ela também pode ser inalada pela adição de Canfora a um vaporizador e pela inalação do vapor.
Efeitos Colaterais da Cânfora
Quando aplicada e consumida em quantidade moderada é segura e benéfica. Não aplique produtos em áreas onde a pele está aberta e feridas abertas, pois há grandes chances de causar intoxicação por Canfora. Inala-la é bom até certo ponto para descongestionar os caminhos aéreos bloqueados. Além disso, consumo ou inalação de níveis mais altos pode ser muito perigoso e também pode causar a morte.
Os sintomas da sua toxicidade são queimação da boca e garganta, náuseas e vômitos. Além disso, as crianças devem ser mantidas longe da Canfora, pois podem não tolerar sua toxicidade, pois são mais sensíveis. Mulheres grávidas e lactantes não devem consumi-la. Existem ligeiros efeitos colaterais da sua aplicação, como vermelhidão e irritação da pele.