Os benefícios do chá de carqueja são variados e muito importantes para o nosso organismo, muito conhecido como um remédio caseiro para a ressaca, o Chá de Carqueja sempre esteve na lista de dicas da vovó para o bem-estar do organismo. Como a ciência está sempre alerta para comprovar – ou desmistificar – aquilo que nossos antepassados conheciam de forma empírica, estudos têm afirmado a eficácia do Chá de Carqueja.
A planta carqueja, baccharis genistelloides, é original da África mas também desenvolveu-se bem nos cultivos na América do Sul e em parte da Europa. Pesquisas clínicas comprovam suas propriedades digestivas e colagogas – eliminando a bile acumulada no fígado e na vesícula.
O óleo essencial da carqueja, o carquejol, estimula as células hepáticas, aumentando da produção de bile e favorecendo a digestão de alimentos gordurosos. Então confira a seguir os Benefícios da Chá de Carqueja Para Saúde:
Emagrece
Algumas pesquisas apontam que essa planta medicinal pode ser um coadjuvante do emagrecimento porque possui propriedades termogênicas. Um termogênico age no organismo de forma a aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Com isso, o corpo utiliza as reservas de gordura corporal (tecido adiposo) para fornecer energia para o organismo durante o trabalho aumentado e acelerado do organismo após a ingestão do Chá de Carqueja.
O Chá de Carqueja também pode ajudar no emagrecimento por causa da sua ação diurética. Com isso, ela ajuda a eliminar líquidos corporais. Também ajuda no emagrecimento por causa do seu conteúdo de fibras. Quando ingeridas, as fibras dão ao corpo a sensação de saciedade e isso evita o aumento do consumo alimentar que pode favorecer o aumento de peso.
Porém, o processo de emagrecimento com o auxílio dessa planta só é bem sucedido quando há o hábito de se alimentar de forma saudável aliado a prática de atividade física regular, caso contrário, a planta sozinha não é capaz de oferecer tal benefício.
Auxílio aos Diabéticos
O Chá de Carqueja é benéfico para as pessoas diagnosticadas com diabetes porque diminui a absorção dos carboidratos ingeridos na alimentação. Vale lembrar que o maior determinante dos níveis de glicose no sangue são os carboidratos.
Daí, a necessidade de controlar a quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos, consumindo as fontes complexas e de baixo índice glicêmico de carboidratos, que trazem um aumento devagar nas taxas de açúcar no sangue. Já os alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico levam a um pico mais alto nos níveis sanguíneos de glicose ao longo das primeiras duas horas após o consumo.
Obviamente, isso não significa que o diabético possa sair por aí se entupindo de carboidratos apenas porque também usa a planta medicinal. Ela apenas oferece uma ajuda, mas, não reverte os efeitos que esse tipo de nutriente pode causar no organismo do paciente com diabetes.
É Antioxidante
Outro dos benefícios do Chá de Carqueja que merece destaque é a sua ação antioxidante. Isso acontece também graças aos seus flavonoides, que possuem ação antioxidante. Com isso, eles conseguem combater os radicais livres causadores de doenças e promotores do processo de envelhecimento, protegem ao cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.
Alívio Para Problemas Digestivos
Pessoas que sofrem com gastrite, ou outros problemas no estomago, recorrem à substância. Além disso, o Chá de Carqueja também é utilizado na prevenção de úlceras e distúrbios no suco gástrico.
Aliada do Sistema Digestivo
A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. Além disso, a erva protege o estomago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).
Ajuda a Melhorar o Fígado
Os flavonoides encontrados na composição da planta medicinal, com um destaque para a hispidulina, são dotadas de ação hepatoprotetora. Além disso, significa que eles fornecem proteção ao fígado.
O Chá de Carqueja pode ser inclusive utilizado como auxílio ao tratamento de congestão hepática, condição caracterizada pela acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado. Para casos assim, a recomendação é consumir quatro xícaras do Chá de Carqueja diariamente.
É um Anti-inflamatória
As saponinas também encontradas na composição do Chá de Carqueja possuem efeito anti-inflamatório. Além disso, uma das consequências positivas que esse efeito gera é a diminuição dos níveis de colesterol no organismo.
O Chá de Carqueja pode ser usado como auxiliar da redução do colesterol. Além disso, para tanto, a recomendação é consumir uma xícara de Chá de Carqueja quatro vezes por dia.
Receita do Chá de Carqueja
O Chá de Carqueja é feito com as folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera, que possui propriedades anti-inflamatórias e antigripais.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;
- 500 ml de água.
Modo de Preparo:
Colocar os ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Além disso, tapar, deixe amornar, coar e beber de seguida. Para ter todos os benefícios do Chá de Carqueja deve-se tomar até 3 xícaras do Chá de Carqueja por dia.
Contraindicações
Não utilizar em gestantes e lactantes. O uso pode causar hipotensão. Além disso, evitar o uso concomitante com medicamentos para hipertensão e diabetes. Uso destinado a maiores de 12 anos.