A quantidade de benefícios já comprovados sobre a cúrcuma longa é tão numeroso que temos a certeza que, ela é indispensável em nossas vidas diárias. O uso da cúrcuma longa deve ser tido como uma atitude inteligente quando visamos prevenir, uma vez que ela possui a capacidade de modular 175 processos fisiológicos distintos dentro do nosso corpo de um modo que pode melhorar a saúde física.
Feitos vários estudos por meio de bioequivalências vem agora, comprovar que esta especiaria, tem propriedades terapêuticas eficazes para mais de 400 diferentes problemas de saúde, e pode, portanto, ajudar aqueles que a usam para tratar doenças que trazem problemas aos seres humanos.
A curcumina presente na cúrcuma longa é um componente natural mais estudada no mundo e conta, com mais de 5000 referências publicadas e revisadas. 1400 destas mostram seu valor em mais de 500 problemas de saúde.
Considerando a sua extraordinária e ampla gama de benefícios terapêuticos, não é de se estranhar que a curcumina tem sido pesquisada para prevenir e tratar, também as doenças hepáticas.
Benefícios da cúrcuma longa para saúde:
1. Possui propriedade anti-inflamatória:
Pesquisas descobriram que a cúrcuma longa pode inibir a atividade e a síntese de ciclooxigenase e 5-lipooxigenase (5-LOX), que são enzimas relacionadas à inflamação. Além disso, em um estudo realizado em ratos, os pesquisadores descobriram que a curcumina ajudava profundamente a reduzir a inflamação das articulações.
2. Melhora a saúde digestiva:
A curcumina presente na cúrcuma longa pode ter um efeito positivo em ajudar a manter a saúde digestiva. Em um estudo que envolveu cinco pessoas afetadas com doença inflamatória intestinal, os pesquisadores descobriram que a curcumina ajudou a melhorar os sintomas dos participantes.
3. Melhora a saúde ocular:
Em um estudo publicado na revista Phytotherapy Research, pacientes afetados com uveíte anterior crônica (inflamação da úvea, ou a camada média do olho) receberam 375 miligramas de curcumina três vezes ao dia por 12 dias. Dentro de duas semanas, os participantes experimentaram uma melhora nos sintomas, sem efeitos colaterais relatados.
4. Ajuda na recuperação pós-cirúrgica:
Aqueles que acabaram de se submeter à cirurgia podem sentir dor e sensibilidade no local de operação, um problema que a curcumina pode ajudar. Em um estudo, os pacientes que receberam 400 miligramas de curcumina três vezes ao dia durante seis dias, como parte de seus tratamentos pós-operatórios, experimentaram uma redução de 84,2% na intensidade da dor.
5. Saúde do cérebro:
Pesquisas recentes exploraram os potenciais benefícios neuroprotetores da curcumina. Em um desses estudos, os pesquisadores sugeriram que ela pode ser eficaz contra a doença de Parkinson, uma doença neurodegenerativa que faz com que seu cérebro gradualmente produza níveis mais baixos de dopamina, afetando negativamente o movimento ao longo do tempo.
6. Diminui o risco de câncer:
Curiosamente, a curcumina pode ajudar a diminuir o risco de vários tipos de câncer, por causa de como ela modula a atividade e a expressão genética. Especificamente, foi encontrado para ajudar:
- Inibir a síntese de uma proteína que acredita-se desempenhar um papel na formação de tumores;
- Impedir a transformação de células de normal para tumor;
- Destruir as células cancerígenas mutantes para evitar que se espalhem por todo o corpo;
- Induzir anti-angiogênese, que é a prevenção de produzir sangue adicional necessário para o crescimento de células cancerígenas.
7. Melhora a saúde mental:
Além de manter seu cérebro saudável, a curcumina pode ajudar a promover o funcionamento saudável de vários aspectos mentais, como o bem-estar emocional e psicológico. Em um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, 123 participantes diagnosticados com transtorno depressivo receberam um placebo, uma mistura de curcumina-açafrão, um extrato de curcumina de baixa dose e um extrato de alta dose.
Os resultados do estudo indicam que aqueles que tomaram a combinação de curcumina e curcumina-açafrão exibiram melhorias nos sintomas em comparação com o grupo placebo.
Outros benefícios da cúrcuma longa:
- Ajuda na perda de peso;
- Evita crises de asma;
- Combate resfriados e gripes;
- Regula a flora intestinal;
- Desintoxica o fígado;
- Trata problemas no fígado;
- Estimula o sistema imune;
- Alivia inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.
Efeitos colaterais da curcumina:
A cúrcuma longa é geralmente segura para consumo humano, com pouquíssimas chances de desenvolver efeitos colaterais. Em um estudo, 10 adultos que tomaram 490 miligramas de curcumina longa por uma semana não desenvolveram nenhum efeito colateral.
- Dor de cabeça e náusea: uma dose de 450 miligramas pode causar uma ou ambas destas duas condições;
- Problemas digestivos: inchaço, refluxo ácido e diarreia podem ocorrer quando se toma uma dose de 1.000 miligramas;
- Erupção cutânea: Uma dose extremamente elevada (8.000 miligramas) pode causar uma erupção cutânea, mas isto é muito raro;
- Exposição ao chumbo: Certas marcas de pós de cúrcuma podem ter alto teor de chumbo, um metal pesado que pode ter efeitos adversos no sistema nervoso.
Cuidado com pós de açafrão que contêm cargas como cevada e farinha de trigo. Essas substâncias contêm glúten e, se seu corpo não consegue digeri-lo, você pode desenvolver sintomas de intolerância ao glúten, como inchaço, constipação, dor abdominal, dores de cabeça e fadiga.
Se você está atualmente tomando coagulantes para tratar uma condição em particular, não compre suplementos de cúrcuma longa ou curcumina, pois eles podem aumentar os efeitos das drogas que você está tomando atualmente. Da mesma forma, você deve evitar alimentos à base de açafrão para estar no lado seguro.