Os benefícios da dança para saúde e beleza vão te surpreender, pois além de ser uma ótima forma de se socializar pode trazer benefícios para o corpo. Além disso, você tem vergonha ou não sabe Dançar? Pode ser hora de investir em algumas aulas de Dança. De acordo com um estudo recente, não só fará com se divirta mais em festas, como também estará dando um impulso ao seu cérebro
O estudo analisou 174 pessoas saudáveis em seus 60 e 70 anos que não mostraram sinais de comprometimento cognitivo. Alguns dos participantes se exercitaram de vez em quando, mas a maioria era sedentária. O grupo, que incluiu homens e mulheres, recebeu testes que examinaram suas capacidades mentais e a aptidão aeróbica. Então, a verdadeira diversão começou.
Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em diferentes grupos: caminhada rápida; alongamento e balanceamento de treinamento; e danças campestres, com coreografia cada vez mais avançada. Cada grupo se reúne três vezes por semana durante uma hora. Após seis meses, os participantes retornaram ao laboratório e fizeram os mesmos testes que receberam inicialmente, e os resultados foram surpreendentes.
Benefícios da dança para saúde e beleza:
1. Impulsiona a saúde física
Dançar regularmente pode melhorar sua atividade física, mesmo quando não estamos numa pista de Dança. Um estudo acompanhou 54 adultos falantes de espanhol com idades entre 65 e 74 anos por quatro meses. O grupo fazia aulas de Dança duas vezes por semana em vários lugares, incluindo parques e centros de idosos. Os pesquisadores construíram passos básicos até coreografia mais complexa, para evitar sobrecarregar os participantes e testaram sua capacidade física antes e depois do estudo.
Os participantes de Dança passaram de uma caminhada de 400 metros em mais de 7 minutos para 6,5 minutos. Ainda mais excitante, a atividade física que fizeram em seu próprio tempo aumentou de 650 minutos, ou 10,8 horas, para quase 818 minutos, ou 13,6 horas. Os participantes não estavam somente dançando, eles estavam fazendo mais atividades físicas. O aumento da atividade física significa grandes ganhos para sua saúde. Os benefícios do exercício variam, desde reduzir o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas até dormir melhor e ter mais energia.
2. Mais inteligência e equilíbrio
Um estudo de uma universidade do Canada descobriu que aprender os passos necessários para o tango na verdade melhorou o poder intelectual e o equilíbrio. Seu estudo seguiu os idosos que haviam sofrido uma queda no último ano e estavam com medo de cair novamente, mas estavam saudáveis. Metade dos 30 idosos foram enviados para um grupo de caminhada, enquanto os outros participaram de aulas de tango.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Depois de se encontrarem por duas horas duas vezes por semana durante 10 semanas, os dançarinos de tango tinham melhor equilíbrio, coordenação motora e postura do que seus colegas de caminhada. Eles também eram mais capazes de processar tarefas mentais complexas enquanto faziam outras coisas, como caminhar ou ficar em pé. Então para você ter os benefícios da dança para saúde e beleza basta praticar.
3. Melhorar a doença de parkinson
Mas isso não é a única coisa boa para o tango. A Dança sensual também ajuda os pacientes de Parkinson com suas habilidades motoras. Indivíduos com Parkinson lutam para andar e se virar quando caminham. Mas um estudo de 2014, um dos exames de duração mais longa dos efeitos do exercício na doença de Parkinson, descobriu que a Dança do tango teve um impacto positivo nos pacientes.
Ao longo de dois anos, aqueles indivíduos que fizeram uma aula de tango duas vezes por semana durante uma hora melhoraram sua “gravidade dos sintomas motores e não motor, desempenho nas atividades da vida diária e equilíbrio”. O grupo controle, que não participou nas aulas de tango, algumas dessas mesmas medidas diminuíram ao longo dos dois anos.
4. Aumenta o poder intelectual
Caso esteja sofrendo de síndrome metabólica, colocar seus sapatos de Dança, pois um dos benefícios da dança para saúde e beleza é a sua capacidade de melhorar o cérebro. A síndrome metabólica é um distúrbio que envolve uma combinação de pelo menos três problemas de saúde desagradáveis: obesidade, níveis elevados de triglicérides, açúcar elevado no sangue, pressão alta ou baixa quantidade de HDL, também conhecido como colesterol “bom”. Um dos efeitos colaterais da síndrome é um risco aumentado de comprometimento cognitivo.
Precauções:
Dançar é um exercício bastante seguro, mas caso esteja tomando medicação, é aconselhável consultar seu médico antes de começar um programa de exercícios de Dança. Caso contrário, seu maior problema pode ser tentar decidir em que tipo de Dança se envolver! Escolher um grupo é sua melhor opção; você vai colher os benefícios da socialização enquanto recebe um impulso cerebral. Fazer amigos em sala de aula também pode responsabilizá-lo por participar regularmente das sessões.
Pensamentos finais:
A Dança é uma maneira eficaz de melhorar sua função cognitiva e saúde física com facilidade. Um estudo recente descobriu que Dançar regularmente pode realmente aumentar a matéria branca em nossos cérebros que diminui à medida que envelhecemos. Os benefícios da dança também melhoram a inteligência e o equilíbrio. Para os pacientes com doença de Parkinson, a Dança é um meio natural de aumentar os sintomas motores e não motores.