Endívia roxa é um vegetal, que é comumente conhecido como escarola. Um vegetal rico e com o sabor levemente amargo. Endívia é nativa da região Ásia Menor. O vegetal precisa de solos férteis bem drenados para florescer.
Existem duas variedades principais existentes de cultivo da endívia roxa: a crespa, que é “frisee, Cichorium endivia, var crispum’, com folhas estreitas, e a escarola lisa é “Cichorium endivia, var latifolia”, com folhas largas. Folhas da endívia roxa tem a ponta das margens frisadas com hastes grossas, parecidas com o alface.
Característica da endívia roxa:
A endívia é um dos vegetais mais famosos no inverno Europeu. A parte que é utilizada na culinária tem a cor creme suave, com o formato de canoa medindo cerca de 10 a 12 centímetros. Botanicamente o vegetal é uma planta folhosa, herbácea e perene. Pertence da família: Asteraceae, do gênero Cichoriu. Sendo também relacionado com chicória, radicchio e endívia belga (endívias). Nome científico da Endívia: Cichorium endivia. A endívia também muito conhecida pelos seus benefícios a saúde. Contendo nutrientes ricos como a Vitamina C, vitamina A dentre outros listados abaixo.
A endívia acumula muitas vantagens nutricionais e é um verdadeiro concentrado de vitaminas, oligoelementos e minerais que agem sobre o crescimento e a vitalidade. Tudo isso participa também na prevenção de enúmeras doenças cardio-vasculares e alguns tipos de cancro / câncer, nomeadamente, digestivos.
- Potássio que tem um efeito diurético e participa ao bom funcionamento renal.
- Fósforo, contribui ao bom funcionamento do corpo de maneira geral, até à ponta dos cabelos, dentes e ossos.
- Ferro e Selénio, excelente antioxidante e eficaz na prevenção de cancros digestivos.
Quais são os benefícios da endívia roxa?
benefícios da endívia roxa
A seguir veja os principais benefícios da endívia roxa para saúde são:
1. Rica em vitaminas
As Endívia roxa é rica em Vitamina C, Vitamina B1, Vitamina B2, PP. As vitaminas chave para ter uma boa aparência exterior. O ácido fólico que existe na vitamina B reforça o organismo das mulheres grávidas ou que querem estar. A vitamina PP age na prevenção da Alzheimer.
2. Possui baixa em calorias
Uma endívia roxa de 100 gramas é um verdadeiro elixir nutricional, além dos minerais e vitaminas, ela contem 95 gr de água, 2,4 gr de glícidos, 1 gr de proteínas e uma porção quase nula de lípidos. Percebemos rápido que este tesouro alimentar pode ser eficaz para as pessoas que cuidam da Dieta.
3. Boa fonte em fibras
A endívia roxa facilita o trânsito intestinal. Com 4,5 gr de fibras, por uma endívia roxa com 100 gr, ela age rapidamente sobre a saciedade e é um excelente cortador de apetite.
4. Ajuda na digestão
graças ao seu sabor amargo que se encontra na base. O amargo age diretamente sobre o funcionamento da vesícula biliar e contem ácidos orgânicos.
5. Fortalece os rins
Todas estas qualidades anteriores, associadas à água que a endívia roxa contem naturalmente, intervém de forma vital à limpeza completa do organismo. Os rins são purificados e o aparelho digestivo lavado. Ficará surpreendido com a sua barriga lisa.
6. Reduz o colesterol alto
A endívia roxa é um vegetal folhoso com poucas calorias. 100 g de folhas frescas fornecem apenas 17 calorias, no entanto, que contribui com cerca de 8% da ingestão diária de “DRI” da fibra. Pesquisas atuais sugerem que o alto teor de fibra e inulina da endívia roxa ajudar a reduzir os níveis de glicose e de colesterol LDL em diabetes e pacientes obesos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
7. Contem antioxidantes
O vegetal é uma fonte rica em vitamina A e beta-caroteno. Ambos são conhecidos por conter propriedades anti-oxidantes. Os carotenos convertem a vitamina A no organismo. Além disso, a vitamina A é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Sendo também essencial para saúde dos olhos e uma boa visão. Portanto, o consumo de vegetais naturais e verduras ricas em vitamina A, ajudam a proteger o pulmão e ajuda na prevenção de câncer na cavidade oral.
8. Rica em minerais
Além disso, o vegetal é também uma boa fonte de minerais como manganês, Cobre, Ferro, e Potássio. O manganês é usado como um co-fator para a enzima antioxidante, superóxido dismutase. potássio é um importante eletrólito intracelular, que ajudam a combater os efeitos hipertensores de sódio.
9. Boa para gestação
As endívias roxas fornecem uma infinidade de nutrientes vitais para auxiliar na gravidez saudável e no crescimento adequado do feto. Rico em ácido fólico , a adição deste vegetal de folhas verdes ajuda a prevenir deficiências congênitas, defeitos do tubo neural e nascimentos prematuros e promove a síntese de glóbulos vermelhos em neonatos.
10. Melhora a saúde do fígado
Imbuída de grandes quantidades de compostos fenólicos , a endívia roxa funciona como um potente desintoxicante do fígado que protege o fígado e regula o colesterol e os hormônios. Além disso, as endívias repletas de antioxidantes combatem o estresse oxidativo e protegem as células do fígado contra danos. Foi usado como remédio tradicional na medicina chinesa para curar problemas de fígado.
11. Combate doenças cardíacas
A endívia roxa é uma boa fonte de potássio, fibra alimentar, ácido fólico e outros nutrientes essenciais para melhorar as funções cardíacas e a saúde. O potássio é um mineral eficaz que estabiliza a pressão arterial e mantém o eletrólito intracelular que ajuda a diminuir a tensão dos vasos sanguíneos e evita os impactos do excesso de sódio na circulação. Enquanto a riqueza de fibras regula o perfil lipídico ligando o colesterol no sistema digestivo e bloqueando a absorção.
12. Ajuda a controlar a diabetes
endívia roxa e abençoada com amplas reservas de fibra alimentar é um complemento perfeito para um regime alimentar para diabéticos que ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue. As evidências sugerem fortemente que a ingestão de alimentos ricos em fibras ajuda os pacientes com diabetes tipo 1 a reduzir os níveis de glicose no sangue, enquanto aqueles com diabetes tipo 2 apresentam melhores níveis de açúcar no sangue, colesterol e insulina.
Dicas de culinária e armazenamento
- Use endívia roxa cruas em saladas ou cozinhe-as como espinafre. Como a endívia é ligeiramente amarga, ela acrescenta sabor a uma salada mista.
- Crocância, maciez e frescor determinam a qualidade da endívia roxa. Isso pode ser encontrado quebrando ou torcendo uma folha.
- Não beba suco de escarola puro, pois tem sabor amargo. Misture-o com outros sucos vegetais, para torná-lo ainda mais eficaz na nutrição dos nervos ópticos e do sistema muscular.
- Lave bem as folhas de endívia em água corrente, para remover a sujeira e a areia antes de consumir.
- Adicione uma pequena tampa de vinagre de cidra e meia colher de chá de sal em água e molhe as endívias para despesticida.
- As folhas da endívia ficam marrons e perdem nutrientes rapidamente quando cortadas. Por isso, corte as folhas logo antes do consumo, para mantê-las com boa aparência e sabor.
Como consumir a endívia roxa
Coma endívia roxa em saladas , onde pode ser misturada com outras verduras. Você também pode usar endívias para fazer aperitivos fáceis de usar, como usar cada folha como um “barco” para guardar ingredientes como queijo, abacate ou frutos do mar.
Mergulhe as folhas de endívia roxa em seus molhos cremosos favoritos, guacamole ou salsa para um lanche rico em nutrientes. Para diminuir o amargor e realçar o sabor de nozes da escarola, você também pode assar as folhas no forno.
Efeitos colaterais
Semelhante a outras folhas verdes , a endívia roxa é rica em vitamina K. A vitamina K melhora a coagulação do sangue para evitar sangramento excessivo após uma lesão. No entanto, se você tomar anticoagulantes como Coumadin (varfarina), esta vitamina pode interferir nos efeitos anticoagulantes do seu medicamento. 11
Manter uma ingestão consistente de folhas verdes enquanto toma anticoagulantes pode ajudar seu médico a prescrever a dosagem certa do medicamento com base em seus hábitos alimentares típicos. Converse com seu médico ou nutricionista ou nutricionista para determinar como as endívias roxas se encaixam em seu plano alimentar.