Os benefícios das ervilhas para saúde são variados. Pois, as ervilhas possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
Além disso, o crescimento rápido das bolinhas verdes chamada ervilhas pode fazer maravilha se você incluí-las em suas refeições. Elas não são apenas saborosas, mas também possuem muitos nutrientes que os tornam um ingrediente obrigatório numa dieta vegetal.
Valor nutricional da ervilha
Seu conteúdo calórico é bastante baixo, com apenas 67 calorias por porção de 1/2 xícara (80 gramas). Cerca de 75% dessas calorias vêm de carboidratos e o restante é fornecido por proteínas e uma pequena quantidade de gordura.
Além disso, as ervilhas contêm quase todas as vitaminas e minerais necessários, além de uma quantidade significativa de fibras. Uma porção de 1/2 xícara (80 gramas) de ervilhas cozidas fornece os seguintes nutrientes:
- Calorias: 67
- Carboidratos: 12,5 gramas
- Fibra: 4,4 gramas
- Proteína: 4,3 gramas
- Vitamina A: 3,6% do DV
- Vitamina K: 17% do DV
- Vitamina C: 12,6% do DV
- Tiamina: 17% do DV
- Folato: 12,6% do DV
- Manganês: 18% do DV
- Ferro: 6,8% do DV
- Fósforo: 7,5% do DV
O que torna as ervilhas únicas em relação a outros vegetais é o seu alto teor de proteínas. Por exemplo, 1/2 xícara (78 gramas) de cenoura cozida contém apenas 0,6 gramas de proteína, enquanto 1/2 xícara (80 gramas) de ervilhas contém sete vezes essa quantidade (1, 2).
Benefícios da ervilha para saúde
Então, confira agora detalhadamente os benefícios da ervilha para saúde
1. Acelera o processo de perda de peso
As ervilhas possuem um baixo teor de gordura e é um tipo de alimentos de baixa caloria. Desta forma, eles são principalmente incluídos em dieta vegetariano, bem como não-vegetariano, devido à facilidade no controle do peso corporal. Vegetais verdes são considerados uma fonte de saúde, mas quando se fala de ervilhas, eles ajudam no controle do peso de forma muito eficaz.
2. Combate o câncer
Estes ingredientes minúsculos em seu prato têm a capacidade de prevenir doenças terríveis, como o câncer de estômago. Seu conteúdo polifenol, chamado coumestrol, é conhecido por prevenir o câncer, que é abundante em ervilhas.
3. Fortalece o sistema Imunológico
Os níveis elevados de antioxidantes nas ervilhas evitam várias reações no corpo que podem causar doenças graves. São fontes ricas de muitos minerais, tais como o ferro, o cálcio, o zinco, o cobre, o manganês, etc, que realça o sistema imunológico de seu corpo.
4. Retarda o envelhecimento
As ervilhas também são úteis no antienvelhecimento da pele. Além disso, os antioxidantes que estão presentes na ervilha, tais como flavonoides, catequina, epicatequina, carotenoides, alfa caroteno, são úteis na prevenção do processo de envelhecimento da pele e tende a fornecer um brilho natural para a pele.
5. Acaba com as rugas
As propriedades anti-inflamatórias das ervilhas juntamente com a ação de antioxidantes ajuda na prevenção de rugas e osteoporose. Além disso, as vezes, a inflamação pode ser muito tediosa para tratar e é bem tratada pelos antioxidantes presentes em ervilhas.
6. Combate a artrite
A Vitamina K presente nas ervilhas ajuda na prevenção de doenças graves, como Alzheimer e artrite. Nos pacientes aflitos de Alzheimer, o consumo regular de ervilhas limita os danos neuronais no cérebro. São consideradas a melhor fonte de Vitamina K.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
7. Reduz o açúcar no sangue
O alto teor de fibras e proteínas nas ervilhas proporciona a digestão de açúcar mais lento. As ervilhas não contêm qualquer açúcar extra, como açúcar branco ou produtos químicos e, portanto, permite a regulação do açúcar no sangue no corpo. As proteínas da ervilha desempenham um papel muito importante nesta ação.
8. Auxilia na gravidez
Vagens de ervilha fresca são considerados uma excelente fonte de ácido fólico. Os folatos são vitaminas do complexo B que são necessários para a síntese de DNA dentro da célula. Estudos tem sugerido que a quantidade adequada de alimentos ricos em folato em mulheres grávidas ajuda na prevenção de defeitos do tubo neural nos recém-nascidos. Desta forma, as ervilhas são boas para as mulheres grávidas e para a saúde dos recém-nascidos.
9. Auxilia na digestão
As ervilhas são ricos em fibras, que ajuda na prevenção da constipação. As fibras insolúveis se liga com a bile e libera-lo para fora do sistema digestivo. O movimento do intestino irritável podem ser reduzido pelo seu consumo.
10. Melhora a saúde dos olhos
As ervilhas têm uma quantidade adequada de flavonoides antioxidantes como luteína, carotenos, zea-xantina e vitamina A. Além disso, vitamina A é um dos nutrientes essenciais que são necessários para manter a saúde das membranas de muco, pele e olho.
11. Melhora a saúde pele
As ervilhas são uma boa fonte de Vitamina C que está envolvida na produção de colágeno, ajudando a manter a nossa pele firme. Sendo um poderoso antioxidante, a Vitamina C protege as células dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, comer alimentos ricos em Vitamina C, como ervilhas permite que a pele combata o dano oxidativo.
12. Combate a Inflamação
As ervilhas contêm nutrientes amigáveis para a pele, como Vitamina B6, Vitamina C e folato (ácido fólico). Estes nutrientes podem efetivamente combater a inflamação e os danos dos radicais livres que roubam o colágeno e as proteínas de elastina que mantêm sua pele firme, tonificada e em forma.
13. Reduzir inchaços
Os pernio são inchaços e inflamações dos dedos das mãos e pés devido às temperaturas frias no inverno. Além disso, as ervilhas verdes são um remédio natural para esta doença. Para este efeito, ferva as ervilhas na água. Coe as, misture 1 colher de chá de óleo de gergelim na água e passe nos dedos por algum tempo. Depois, lave com esta água. Além disso isso diminuirá significativamente o inchaço, inflamação e desconforto.
14. Aliviar queimadura
Para acalmar a sensação de queimação, você pode aplicar uma pasta de ervilhas verdes frescas sobre a área queimada.
15. E ricas em Vitaminas B
Como mencionado anteriormente, as ervilhas são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como folato, Vitamina B6 e Vitamina B12. Estas vitaminas ajudam na criação de glóbulos vermelhos que levam o oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, incluindo o couro cabeludo, folículos e cabelo. A deficiência destas vitaminas pode causar o crescimento lento ou cabelo fraco que é propenso a quebrar.
16. Reduz a queda de cabelo
A Vitamina C é um mineral importante pois está envolvido na formação de colágeno que é exigido pelos folículos pilosos para o crescimento ideal. Até mesmo pequenas deficiências desta vitamina podem levar o cabelo seco e quebradiço.