Início » 10 benefícios da fibra dietética para saúde!

10 benefícios da fibra dietética para saúde!

Fibra Dietética

Os benefícios da fibra dietética são diversos, pois, ajuda a tratar diversas complicações de saúde, você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes. Mas o que você acha que a fibra faz com você? A Fibra Dietética é mais conhecida por aliviar a constipação. Mas existem outras maneiras de tornar sua vida uma brisa suave.

Fibra Dietética

Antes de vermos o que a Fibra Dietética pode fazer pelo nosso corpo, precisamos conhecer os tipos de fibras solúveis em e fibras insolúveis. A fibra solúvel se dissolve na água e forma uma substância semelhante a gel. Pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e colesterol no sangue.

E a fibra insolúvel não se dissolve na água. É por isso que pode promover o movimento em seu sistema digestivo e aumentar o volume de suas fezes. Este tipo de fibra ajuda a aliviar a constipação. Curiosamente, a maioria dos alimentos à base de plantas contém ambos os tipos de fibras.

Mas, como a quantidade de cada tipo varia de um alimento para outro, é importante que você consuma uma grande variedade de alimentos ricos em Fibra Dietética, incluindo frutas e vegetais frescos. A Fibra Dietética faz muito mais do que você acabou de ver. Então, confira agora os Benefícios da Fibra Dietética Para Saúde:

Benefícios da Fibra Dietética Para Saúde:

Favorece o Emagrecimento:

Diversos estudos já relataram que ajuda a aumentar as bactérias saudáveis no intestino. Estudos mostraram que as bactérias intestinais saudáveis têm um papel a desempenhar no emagrecimento. Eles podem até combater a obesidade e a síndrome metabólica.

As boas bactérias no intestino também combatem a inflamação, que é outro fator importante que contribui para a obesidade. Também pode mantê-lo satisfeito e reduzir o apetite, o que pode levar a uma perda de peso saudável.

De acordo com um relatório da Harvard Medical School, tomar 30 gramas por dia pode levar a uma perda de peso saudável e a outros benefícios associados. E é importante notar que consumir água suficiente (pelo menos 8 copos por dia) é o que faz com que as Fibras Dietéticas funcionem melhor. A água também age contra a fome, ajudando a reduzir o peso.

Contra a Constipação:

Aumentar a quantidade em sua dieta pode aumentar o número de fezes que você vai ao banheiro, e esta é uma maneira segura de tratar a constipação. É assim que a Fibra Dietética funciona para a maioria das pessoas no que diz respeito a aliviar a constipação.

No entanto, certos indivíduos podem estar agravando seus sintomas consumindo Fibras Dietéticas. Isso pode ser especialmente verdadeiro para pacientes com constipação crônica que nunca tiveram Fibras Dietéticas suficiente em suas dietas antes, alimentos integrais funcionam melhor para aliviar a constipação. Estes incluem pães integrais, cereais e até massas.

A Fibra Dietética ajuda a melhorar a saúde intestinal e o movimento intestinal. Estudos mostraram como as Fibras Dietéticas podem melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Fibra solúvel é encontrada para ser o tipo ideal na maioria dos casos de IBS. Este tipo de fibra também ajuda na diarreia – pode absorver o excesso de líquido no estômago e firmar as fezes.

Ajuda a Combater o Diabetes:

Uma coisa para ser feliz é que a fibra, por si só, nunca pode elevar seus níveis de açúcar. Porque não pode ser digerido. E a outra coisa para ser feliz é que pode reduzir o impacto que os carboidratos podem ter nos níveis de glicose no sangue.

Os intestinos levam muito mais tempo para digerir alimentos ricos  e isso diminui a liberação de glicose na corrente sanguínea. A American Diabetes Association chama a ingestão de Fibras Dietéticas como a maneira mais racional de melhorar a dieta para diabéticos.

Estudos também mostram que consumir mais de 26 gramas por dia pode reduzir o risco de diabetes. E uma alta ingestão de fibras solúveis pode melhorar o diabetes tipo 2.

Benefícios da Fibra Dietética Para Saúde do Coração:

De acordo com a American Heart Association, pode reduzir os níveis de colesterol e proteger o coração. Pode, de fato, prevenir completamente a doença cardiovascular.

Pesquisas também mostraram como a Fibra Dietética pode reduzir os níveis de pressão arterial, e isso evita ataques cardíacos e derrames. Simplificando, um aumento da ingestão de grãos integrais, nozes, frutas e legumes oferece quantidades variadas de fibras e protege o coração de doenças.

Ajuda a Prevenir o Câncer:

Este é outro dos excelentes Benefícios da Fibra Dietética. Sabemos que a Fibra Dietética ajuda os resíduos a viajar mais rapidamente pelo cólon e fora do sistema. Esse resíduo também pode conter substâncias cancerígenas e, como a fibra acelera sua excreção, pode ajudar na prevenção do câncer.

Pesquisas também mostraram que os africanos, quando comparados aos americanos, apresentavam surpreendentemente baixas taxas de câncer de cólon – e esse fato pode ser atribuído à alta quantidade de Fibras Dietéticas na dieta típica africana.

E de acordo com um relatório do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, vegetais e frutas sem amido podem prevenir o câncer de boca, laringe, esôfago, cólon, reto e estômago.

Contra as Hemorroidas:

Hemorroidas são vasos sanguíneos inchados no reto externo e no ânus – estruturas que tornam os movimentos intestinais bastante dolorosos. Mas, de acordo com pesquisa feita na Harvard Medical School, incluir mais Fibras Dietéticas na dieta é o primeiro passo para o tratamento das hemorroidas.

No caso de você também está indo para suplementos de Fibra Dietética, é melhor obter suplementos de fibra de casca de psyllium. Eles podem ser eficazes na redução da dor, prurido, sangramento e até prolapso.

Ajuda a Prevenir Pedras nos Rins:

Estudos ligaram a baixa ingestão de Fibras Dietéticas a um aumento do risco de cálculos biliares. Um estudo americano mostrou que a Fibra Dietética poderia prevenir a formação de cálculos no colesterol.

Estudos também mostraram como a Fibra Dietética poderia prevenir a formação de pedras nos rins. Isto foi especialmente verdadeiro em mulheres na pós-menopausa. Embora haja mais pesquisas necessárias para entender se a fibra pode prevenir pedras nos rins em pessoas com histórico de pedras ou não, esse é um passo encorajador.

Para Saúde Óssea:

Embora haja menos pesquisas aqui, um estudo fala de como a Fibra Dietética de milho solúvel pode aumentar a retenção óssea em mulheres na pós-menopausa. No entanto, precisamos de mais pesquisas antes de chegarmos a uma conclusão.

Ajuda a Aumenta a Imunidade:

Vários estudos mostraram que solúvel pode estimular o sistema imunológico. Um desses estudos realizados pela Universidade de Illinois afirma que a Fibra Dietética solúvel pode reduzir a inflamação associada à obesidade e fortalecer a imunidade.

Além disso, a Fibra Dietética que consumimos alimenta os bilhões de bactérias em nosso intestino. Bactérias intestinais bem nutridas aumentam o sistema imunológico e o mantêm em bom estado de funcionamento.

Para Saúde da Pele:

Ajuda a remover leveduras e fungos do seu corpo através do seu sistema. Se isso não acontecer, eles serão excretados através de sua pele e levar a acne e erupções cutâneas. Além disso, consumir grandes quantidades de Fibras Dietéticas (além de beber água adequada) pode ajudar o corpo a eliminar as toxinas. Isso evita inflamação e poros entupidos.

Na verdade, constipação e outros problemas abdominais também foram associados à acne. Basta colocar – sua saúde da pele também depende da sua saúde intestinal. Age como uma desintoxicação natural, limpando o seu trato gastrointestinal de toxinas. Isso afeta positivamente a saúde da pele também.

Bem, esses são alguns benefícios importantes. Agora entendemos por que é importante estar consciente da nossa ingestão de fibras e garantir que estamos obtendo o suficiente disso.

Como Incluir Mais Fibras na Sua Dieta:

As dicas a seguir podem ajudá-lo a incorporar mais à sua dieta:

  • Consumir um cereal de alta fibra no café da manhã. Pode ter 5 ou mais gramas de fibra por porção. Sugerimos que você opte por essas marcas de fibra que têm “grãos inteiros” ou “farelo” ou “fibra” no nome.
  • Enquanto assa, você pode substituir a farinha branca por farinha integral.
  • Mude para grãos inteiros. Experimente cevada, arroz integral, trigo integral e macarrão integral.
  • Inclua mais leguminosas na sua dieta. Estes incluem feijões, ervilhas e lentilhas. Adicione o feijão à sua salada da noite. Ou faça nachos com feijão preto frito.
  • Consuma mais frutas e legumes. Eles são embalados com Fibras Dietéticas e outros nutrientes essenciais. Ir para cinco ou mais porções por dia.
  • Bolachas de pipoca integrais ou de baixo teor de gordura são opções inteligentes de lanches. Você também pode petiscar nozes torradas.

O que Acontece Quando Você Toma Muita Fibra Dietética?

  • Deficiências Minerais: Fibra Dietética liga-se a minerais. Mas o excesso de Fibras  Dietéticas podem se ligar tanto aos minerais que dificulta sua absorção efetiva. Isso pode levar a deficiências minerais.
  • Diarreia: Isso acontece com o excesso de ingestão de fibras insolúveis. Muito disso, sem
  • Prisão de Ventre: O excesso pode causar constipação, mais ainda em pessoas que já sofrem com a doença. A constipação acontece com o excesso de ingestão de fibras solúveis.
  • Inchaço e Gás: O excesso de Fibras Dietéticas podem causar desconforto digestivo, e isso inclui inchaço e gases (flatulência). Também pode levar a cólicas abdominais.

É bastante comum, infelizmente, e também é bastante exuberante. O que nos leva a uma pergunta, quanto é a sua ingestão. Pense nisso e garanta que você inclua mais fibras em sua dieta. Nós prometemos que você verá seu estilo de vida melhorando com o tempo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.