A folha de abóbora, conhecida localmente como “Ugu”, é uma daquelas plantas que secretamente traz alguns benefícios inacreditáveis à saúde.
A Folha de Abóbora é um vegetal de folhas verdes escuras encontradas nos trópicos, rica em Água, Cálcio, Potássio, Fósforo, Ferro, Magnésio, Vitamina A, Vitamina K e ácido fólico.
Ele é usado em várias sopas na sub-região do Oeste Africano. A Folha de Abóbora é, de fato, comestível.
Em muitas partes do mundo, incluindo a Ásia e África, ela é uma parte regular da dieta, quando disponível. O sabor é semelhante a uma mistura de feijão verde, aspargos, espinafres e brócolis.
Uma vez que é uma boa fonte de alimento, é comumente consumida na Coréia e Malásia e outros lugares como a África, ilhas do Pacífico, Itália, Guam, Índia, Bangladesh, até mesmo no Reino Unido e em outros lugares ao redor do mundo.
A Folha de Abóbora é saudável e deliciosa, e também é carregada com Ferro e Manganês, que é um mineral importante para um monte de processos corporais.
Além de que a Folha de Abóbora também inclui Cálcio, Vitamina C, Vitamina A e vitaminas do complexo B, além de Magnésio, Fósforo e Cobre.
Elas são essenciais para um corpo saudável e tem muitas propriedades benéficas.
Você pode comer folhas de abóbora?
Sim , pode-se consumir folhas de abóbora por ser um alimento saboroso. Contém nutrientes ricos, ajudando a contribuir para a longevidade e qualidade de vida. Além disso, o valor medicinal das folhas de abóbora beneficia os olhos e a pele e aumenta a fertilidade.
Como limpar as folhas de abóbora?
Pode-se lavar bem as folhas enquanto as coloca sob água corrente . Ajuda a eliminar a sujeira e as pragas presentes na folha.
Quais são os benefícios da folha de abóbora?
benefícios da folha de abóbora
A seguir veja os principais benefícios da folha de abóbora para saúde são:
1. Saúde do coração
A Folha de Abóbora contém muita fibra solúvel. O elevado consumo de fibra solúvel ajuda a reduzir a absorção de colesterol e de ácidos biliares do intestino delgado, diminuindo assim o nível de colesterol no sangue.
Quando as fibras solúveis são decompostas por bactérias no intestino, alguns ácidos gordos são libertados para diminuir a produção de colesterol pelo fígado. Ao baixar o colesterol no sangue, as fibras podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.
A Folha de Abóbora também contém uma abundância de Potássio, que ajuda a prevenir batimentos cardíacos irregulares e reduzir o risco de acidente vascular cerebral.
2. Fortalece o sistema imunológico
O Ferro que se encontra abundantemente na Folha de Abóbora desempenha um papel importante no fornecimento de força para o sistema imunitário do corpo humano. Assim, o corpo torna-se capaz de lutar contra um número de doenças e infecções.
Os glóbulos vermelhos são essenciais para o fornecimento de oxigênio para os tecidos, órgãos e células danificados. Sem ele, não haveria hemoglobina; sem hemoglobina, não haveria oxigênio. O processo de cura precisa de Ferro para acontecer!
3. Bom para a pele
A Folha de Abóbora consiste de 38mg de Vitamina A, que é 5,43% do valor diário recomendado. Portanto consumir alimentos ricos em Vitamina A ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele.
Ela ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e psoríase.
4. Contra o câncer
A Folha de Abóbora, como outros vegetais verdes, é rico em fibras. Diversas pesquisas nas últimas três décadas têm mostrado uma ligação entre o aumento da fibra e uma diminuição no câncer de cólon.
O consumo regular de Folhas de Abóbora é extremamente recomendado e isso é facilmente possível na África Ocidental através de sopas.
5. Combate a artrite reumatoide
Os baixos níveis de Vitamina B6 estão relacionados com um aumento dos sintomas de artrite reumatoide (AR), como a dor severa.
Anteriormente uma pesquisa descobriu que as pessoas com AR precisam de mais Vitamina B6 em comparação com pessoas saudáveis, porque eles experimentam dores musculares constantes e Dores nas Articulações por causa da inflamação crônica.
Os alimentos ricos em Vitamina B6 ajudam a reduzir a dor e pode ser útil em forma de suplemento para controlar dores nos músculos e articulações devido à artrite.
6. Fortalece os ossos
A Folha de Abóbora consiste numa enorme quantidade de Cálcio e Fósforo, que são essenciais para os ossos e dentes. Temos de consumir o suficiente diariamente para confirmar os ossos fortes e também o bom crescimento e desenvolvimento de bons dentes.
7. Alivia a síndrome de PMS
Muitas mulheres sofrem de síndrome pré-menstrual (TPM). Portanto, o Manganês pode ser útil para reduzir estas situações mensais como alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade.
Mulheres que sofrem de sintomas de PMS graves são aconselhadas a consumir suplementos de Manganês, bem como alimentos ricos em Manganês.
A Folha de Abóbora é uma das opções maravilhosas para se obter a quantidade necessária de Manganês através de seu suplemento dietético.
8. Prevenir a constipação
A Folha de Abóbora é rica em fibras, o que torna a movimentação das fezes mais rápida e, consequentemente, um movimento do intestino mais fácil. A fibra insolúvel faz isso bem.
Quando muita fibra é consumido, o banco é grande e macio, isso estimula os músculos dos intestinos a se contrair, empurrando para fora as fezes sem que o indivíduo se esforce.
Com pouca fibra na alimentação, as fezes são geralmente pequenas e difíceis e, portanto, precisa de força para sair. O esforço regular durante a passagem das fezes pode levar a pilhas (hemorroidas) e outras condições, como bolsas (diverticulose) no intestino grosso.
As pilhas pode levar a Anemia devido à hemorragia. Portanto, inclua Folhas de Abóbora em sua dieta regular para obter uma quantidade de fibra necessária e evitar constipações.
9. Ajudar a manter a saúde dental
Como já dissemos antes, a Folha de Abóbora é rica em Fósforo que é importante para os ossos, portanto é igualmente importante para a manutenção de dentes e a saúde da gengiva.
O Cálcio, Vitamina D e Fósforo, todos desempenham um papel na formação e manutenção da saúde bucal através do apoio do esmalte dos dentes, a densidade mineral maxilar e segurando os dentes no lugar, também – portanto, estes minerais e vitaminas também podem ajudar a curar a cárie dentária.
10. Aumenta a fertilidade
Estudos demonstraram que as folhas de abóbora podem ser muito vitais no tratamento de problemas de infertilidade. Foi demonstrado que as propriedades antioxidantes que incluem ácido oleico, vitamina A, alcalóides, taninos e ácido linoléico ajudam a aumentar a funcionalidade dos testículos para um aumento na contagem de espermatozoides.
11. Combate convulsões
A convulsão como distúrbio pode ser explicada como um movimento súbito, violento e irregular do corpo, causado pela contração involuntária dos músculos e associado especialmente a distúrbios cerebrais, como epilepsia, presença de certas toxinas ou outros agentes no sangue, ou febre em crianças.
12. Ajuda a manter a saúde bucal
O fósforo é vital para a saúde dos ossos e gengivas . As folhas de abóbora contêm vitamina D, cálcio e fósforo, vitais para manter a saúde das gengivas e dos dentes. Esses nutrientes sustentam a densidade mineral óssea da mandíbula e o esmalte dentário, que ajuda a manter o dente no lugar.
Receita Caseira de como cozinhar folhas de abóbora:
Ingredientes
- 2 ramos de folhas de abóbora
- 2 cebola bem picadas
- 1 tomate picados
- 2 xícaras de água
- 2 xícara de amendoim em pó
- 3 colheres de sopa de óleo
Modo de preparo:
- Lave as folhas da abóbora e retire as fibras externas, segurando o caule com uma das mãos.
- Pique as folhas finamente e coloque numa panela junto com a cebola picada, o tomate e a água.
- Cubra e cozinhe até as folhas murcharem.
- Abra a panela e continue cozinhando até que a água reduza à metade.
- Adicione o amendoim em pó e o óleo e cozinhe por 10 minutos.
- Tempere ou decore com especiarias e temperos de sua preferência.
- Servir quente.
Efeitos Colaterais das Folhas de abóboras
As folhas de abóbora podem ter alguns efeitos colaterais se consumidas em quantidades excessivas. Alguns possíveis efeitos colaterais incluem:
Problemas gastrointestinais: O consumo em excesso das folhas de abóbora pode causar desconforto abdominal, gases, diarreia e indigestão.
Hipotensão: As folhas de abóbora têm propriedades hipotensivas, o que significa que podem reduzir a pressão arterial. Isso pode ser perigoso para pessoas que já têm pressão baixa.
Alergias: Algumas pessoas podem ser alérgicas às folhas de abóbora, apresentando sintomas como coceira, inchaço ou erupções cutâneas.
Toxicidade: Em alguns casos, as folhas de abóbora podem conter níveis elevados de toxinas, como o ácido oxálico, que podem causar problemas de saúde se consumidas em grandes quantidades.
Por isso, é importante consumir as folhas de abóbora com moderação e sempre consultar um médico ou nutricionista antes de incluí-las regularmente na sua dieta.