A garcinia cambogia é uma fruta que é nativa do sudeste da Ásia. Também chamado de Garcinia gummi-gutta, tamarindo malabar, ou o brindleberry, o fruto cresce em videiras. Parece semelhante a uma abóbora pequena, mudando de verde claro para uma cor amarela pálida quando madura. Cultivada na Índia, no sudeste da Ásia e em partes da África, recentemente ganhou fôlego no mundo ocidental por seu papel de ajuda na perda de peso.
A razão pela qual todo mundo cresceu o “olho” sobre a garcinia cambogia é porque ela possui altos níveis de um ácido conhecido como ácido hidroxicítrico, ou HCA. HCA é semelhante, mas quimicamente distinto da forma de ácido cítrico encontrada em laranjas, limões e outras frutas cítricas.
Pesquisadores científicos começaram a documentar os efeitos do ácido hidroxicítrico na década de 1990. Naquela época, eles descobriram que o HCA bloqueia parte de uma enzima conhecida como citrato liase.
Esta enzima é responsável por transformar amidos e açúcares em gordura. Ao bloquear a enzima, os pesquisadores supuseram, que eles podem impedir que os carboidratos sejam armazenados como gordura.
Em vez disso, os carboidratos seriam convertidos em energia. Estudos em animais de laboratório têm sido promissores, com vários estudos em ratos demonstrando que a garcinia cambogia reduz o acúmulo de gordura corporal em ratos obesos.
Além disso, o HCA presente na garcinia cambogia pode ajudar a enviar sinais de saciedade para o cérebro, enganando-o a pensar que você está cheio.
Benefícios da Garcinia Cambogia
1. Controla a vontade de comer:
Há evidências emergentes de que os compostos da fruta podem ter uma atividade semelhante à da leptina, o que provavelmente reduzirá os desejos e o apetite. A leptina é o hormônio associado ao apetite, e altos níveis podem aumentar os desejos de fome.
2. Melhora o desempenho atlético:
Vários especialistas têm formulado a hipótese de que a capacidade do HCA de reduzir a oxidação lipídica e converter ácidos graxos em uma fonte utilizável de energia pode ajudar você a se exercitar de forma mais eficiente e a melhorar o desempenho do treino.
3. Aumenta a energia:
Muitas pessoas experimentam fraqueza muscular e fadiga depois que eles começam a perder alguns quilos extras. Apesar disso, o extrato de garcinia cambogia pode ajudar a combater isso, dando uma explosão energética que pode superar os momentos de exaustão da perda de peso.
4. Reduz o colesterol:
HCA e outros compostos deste fruta são capazes de diminuir os níveis de colesterol LDL (mau) e aumentar os níveis de colesterol HDL (bom). Isso ajudará a reduzir a probabilidade de aterosclerose, derrames e ataques cardíacos, além de reduzir a pressão arterial e aumentar a energia para suas tarefas diárias.
5. Regula o açúcar no sangue:
Para indivíduos que sofrem de diabetes, consumir a fruta é uma excelente escolha para controlar os níveis de açúcar no sangue, enquanto regula o metabolismo como um tratamento complementar. Além disso, ela pode garantir que não haja quedas inesperadas ou picos de açúcar no sangue, o que pode ter consequências terríveis.
6. Ajuda a reduzir a depressão:
Uma das principais barreiras para a perda de peso bem sucedida é a sua motivação, ou a falta dela. Embora a dopamina esteja primariamente envolvida na determinação da motivação, a serotonina também tem uma importante função regulatória e pode ser considerada como o principal neurotransmissor. O teor de HCA de Garcinia, mais uma vez, é dito ser capaz de elevar os níveis de serotonina e reduzir o cortisol, levando a humor elevado e sensação de bem-estar.
7. Trata úlceras gástricas:
Qualquer pessoa que tenha sofrido uma úlcera gástrica sabe da dor e do desconforto extremo associado a ela, em grande parte devido à ação do ácido do estômago em lesões abertas no revestimento do estômago. A medicação prescrita pode se concentrar em matar colônias bacterianas que pioram as lesões, mas, para acelerar a cicatrização, a acidez do estômago também precisa ser reduzida.
Porém, garcinia cambogia pode ajudar, pois reduz a acidez do estômago e permite a cura. Também pode ser usado para controlar a azia ou o refluxo ácido, ambos caracterizados pela secreção ácida excessiva.
Outros benefícios da Garcinia Cambogia
- Induzir cetose;
- Melhorar o fluxo sanguíneo;
- Ajudar a gerencia hemorroidas.
Como tomar a Garcinia Cambogia?
Suplementos da fruta estão disponíveis em várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pó, extratos e até lanchonetes. Medicamentos de garcinia cambogia são geralmente padronizados para conter uma porcentagem fixa de HCA. A dose habitual é de 300 a 500 mg, três vezes por dia, tomada meia hora antes das refeições com água.
Conclusão
A fruta tem muito mais a oferecer do que a perda de peso, embora no futuro previsível que continuará a ser seu uso mais popular. Independentemente disso, a suplementação ou consumo da fruta oferece benefícios que são importantes para a saúde, e praticamente todos podem se beneficiar de um pouco de perda de peso.
Garcinia cambogia está aqui para ficar, desde que você use-a com bom senso. Não perca tudo o que esta super fruta tem para oferecer!