Início » Nutrição » 25 benefícios da metionina para saúde

25 benefícios da metionina para saúde

Benefícios da metionina

Os benefícios da metionina são inúmeros para saúde, além de varias funções no corpo. além disso, A metionina é um dos aminoácidos essenciais (blocos de construção das proteínas), o que significa que não pode ser produzida pelo organismo e deve ser fornecida pela dieta.

Fornece enxofre e outros compostos exigidos pelo corpo para o metabolismo e crescimento normais.

A metionina também pertence a um grupo de compostos chamados lipotrópicos, ou produtos químicos que ajudam o fígado a processar gorduras (lipídios). Outros neste grupo incluem colina , inositol e betaína (trimetilglicina).

Propriedades da metionina

A metonina é um dos nove aminoácidos essenciais. Sua ação é muito versátil e envolve diversos órgãos. A metionina apoia o crescimento e a renovação dos tecidos do corpo . Pode melhorar a cor e a elasticidade da pele dos cabelos e unhas, apoiando a síntese de queratina.

Além disso, a metionina é um forte antioxidante e pode proteger o corpo dos danos causados ​​pela radiação ionizante. Pode funcionar desintoxicando substâncias nocivas no corpo, como metais pesados ​​como chumbo e mercúrio.

A metionina também pode proteger o fígado contra o envenenamento por paracetamol e prevenir o acúmulo de gordura no fígado (é um agente lipotrópico).

Este aminoácido versátil pode auxiliar no tratamento da osteoporose e aliviar a fadiga em pacientes com câncer.

Benefícios da metionina

Benefícios da metionina
Benefícios da metionina

A seguir veja os principais benefícios da metionina para saúde.

1. Ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal

Estudos realizado em Melbourne, Austrália, mostrou que a metionina, juntamente com vitaminas B e outros minerais, pode ajudar a reduzir o risco de câncer colorretal.

O estudo observou alimentos consumidos, além de micronutrientes, como ácido fólico, metionina e vitaminas B6 e B12, e aqueles com propriedades antioxidantes, como selênio, vitaminas E e C e licopeno.

Embora os testes tenham estudado muitas destas vitaminas, minerais e aminoácidos individualmente, em geral, os dados apoiam a conclusão de que uma dieta contendo todos estes micronutrientes , incluindo a metionina, pode ajudar a reduzir os riscos de câncer colorretal.

2. Reduz tremores em pacientes com Parkinson

Um estudo foi realizado em 11 pacientes que tinham doença de Parkinson não tratada. Os participantes foram tratados com metionina por períodos de duas semanas a seis meses e apresentaram melhora na acinesia e na rigidez, resultando em menos tremores do que o habitual.

Isto mostra que a metionina pode ser benéfica no tratamento dos sintomas de Parkinson . (1)

Estudos estão sendo conduzidos com relação à evidência de que uma parte do sistema enzimático antioxidante, especificamente a metionina, pode desempenhar um papel crítico na prevenção do envelhecimento relacionado ao dano oxidativo e à perda de dopamina.

3. Ajuda na perda de peso

A creatina é uma substância que vem da metionina, e a creatina pode não apenas ajudar a melhorar o desempenho atlético, mas também a proporção de músculo e gordura do corpo.

Estudo com 14 atletas adultos de judô do sexo masculino de alto desempenho avaliou a contribuição de seus sistemas energéticos usando medidas de consumo de oxigênio e lactato sanguíneo.

Os resultados mostraram um aumento no desempenho, que se acredita ser devido aos efeitos da creatina durante os intervalos e também devido à perda de peso, resultando em uma melhor relação músculo/gordura.

4. Aumenta a força óssea

A metionina pode ajudar no desempenho atlético (e até na perda de peso) devido aos seus efeitos nos ossos.

Para entender melhor como a metionina e os exercícios de resistência afetam o corpo, Estudo realizado em Taiwan, deram aos ratos dietas diferentes, algumas com alimentos com l-metionina e outras sem.

Após um período de oito semanas, os indivíduos que praticaram exercícios tiveram um peso corporal 9,2% menor, o que não é nenhuma surpresa, já que o exercício pode ajudar qualquer pessoa a perder peso.

No entanto, parte do que ficou evidente foi que existe um efeito no volume ósseo, na mineralização óssea e no conteúdo mineral ósseo em comparação com os indivíduos que foram alimentados com dietas sem suplementação de metionina.

Os resultados indicam que a metionina combinada com exercícios de resistência causou menor massa, tamanho e/ou força óssea total, mas aumentou a resistência óssea natural em geral. Pode ser por isso que há alegações de que pode ajudar no desempenho atlético.

5. Ajuda aqueles que lidam com a abstinência de drogas

Estudo em ratos que foram induzidos com cocaína e como a metionina pode fazer a diferença nas qualidades viciantes da droga.

Quando os indivíduos receberam metionina, ela bloqueou os efeitos da cocaína, tornando-a menos viciante do que sem a metionina.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, isso pode indicar que a L metionina pode ajudar aqueles que lidam com a abstinência, diminuindo lentamente os efeitos e ajudando as pessoas a abandonar o vício – ou até mesmo ajudar a prevenir o vício em primeiro lugar.

6. Ajuda o fígado

Estudos realizamos indicam que o metabolismo da metionina pode afetar a doença hepática alcoólica.

A doença hepática é mais proeminente em áreas do mundo onde há problemas de desnutrição, mas também é um problema em todos os lugares quando se trata de abuso de álcool.

A pesquisa aponta para a capacidade da metionina, especificamente SAMe, combinada com folato e vitaminas B6 e B12, de possivelmente ajudar a tratar os efeitos da doença hepática.

7. Metionina para o cabelo

A metionina é um aminoácido que é essencial para muitas funções vitais do corpo: esta substância, de fato, ajuda o equilíbrio do metabolismo e do sistema de crescimento, fornecendo compostos de enxofre que anulam a ação prejudicial e perigosa dos radicais livres.

Aliás, a quantidade certa dela no corpo também reduz o risco de doenças da pele, cabelos e unhas,

Outros de seus benefícios da metionina:

  • Aliviar os sintomas de algumas alergias;
  • Auxilia no tratamento da asma;
  • Trata sintomas psiquiátricos, como depressão e esquizofrenia;
  • Purifica do excesso de moléculas de paracetamol do corpo, geralmente devido a uma overdose desta substância.
  • Nutrir pele, unhas e cabelos
  • Combatendo a acne
  • Fortalecimento da cartilagem articular
  • Protegendo as células da contaminação
  • Apoio ao processo de desintoxicação
  • Retardando o processo de envelhecimento
  • Melhor digestibilidade de outros nutrientes, por exemplo, selênio e zinco
  • Suporte para a excreção de metais pesados ​​do corpo
  • Redução do fígado gorduroso
  • Reduzir o colesterol aumentando a produção de lecitina pelo fígado.

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17176213/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7134722/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7134722/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24647387/

https://www.jneurosci.org/content/35/23/8948.short

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28119874/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.