Início » Nutrição » 10 benefícios da pimenta dioica para saúde (comprovados pela ciência)

10 benefícios da pimenta dioica para saúde (comprovados pela ciência)

A Pimenta dioica (popularmente conhecida como pimenta-da-jamaica) é uma espécie de árvore que chega a medir 10 metros, da família das mirtáceas. Tal espécie de árvore possui casca lisa e acinzentada, folhas coriáceas, flores em cimeiras axilares e frutos bacáceos.

Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta-do-reino. Também é conhecida pelos nomes de murta-pimenta, pimenta e pimenta-de-coroa.

Características da pimenta dioica:

  • A Pimenta Dioica é uma árvore de porte pequeno a médio, que pode atingir até 10 metros de altura.
  • Suas folhas são ovais e de cor verde escuro.
  • As flores são pequenas e brancas, em forma de sino.
  • Os frutos são bagas pequenas, de cor marrom escuro, que contêm sementes arredondadas.

Curiosidades da pimenta dioica:

  • O nome “Pimenta Dioica” vem do latim “dios” que significa “divino”, em referência ao sabor único e aromático da planta.
  • A Pimenta Dioica é conhecida também como “pimenta da Jamaica” porque seu sabor é semelhante ao de uma combinação de várias especiarias típicas da região caribenha.
  • A Pimenta Dioica é uma planta importante na culinária e na cultura dos países do Caribe, sendo utilizada em diversos pratos tradicionais.

Quais são os benefícios da pimenta dioica?

benefícios da pimenta dioica

A seguir veja os principais benefícios da pimenta dioica para saúde são:

1. Dor de dente

Profissionais alternativos recomendam frequentemente usar uma gota especial para um dente doloroso por meio de uma bola de algodão, de 1 a 3 vezes por dia para adultos. A força deste recurso particular não tem sido pesquisada.

2. Combate as dores musculares

A pimenta da Jamaica é realmente um tratamento tradicional para dores musculares. Para ter certeza de que permaneça em contato com a área dolorosa, especialistas recomendam frequentemente fazer um cataplasma (emplastro), através da combinação de pimenta da Jamaica com água suficiente para criar uma pasta mais espessa. Ele é usado na área dolorosa. Uma gaze um pouco mais fina pode ser aplicada dentro da pasta de pimenta da Jamaica para evitar que ela seque bem, assim como evitar confusão.

3. Boa para indigestão e flatulência

A pimenta da Jamaica é utilizado como um digestivo, bem como carminativa. Ele ajuda na digestão de alimentos simplesmente pelo crescimento da motilidade do trato gastrointestinal e estimulação das secreções intestinais. Umas gotas de óleo de pimenta da Jamaica sobre o açúcar é um ótimo tratamento para de gases indesejado.

4. Como anestésico

O óleo de pimenta da Jamaica possui um efeito entorpecente que pode ser útil na incorporação de casos de fragmentos de ossos, cãibras musculares, traumas físicos, etc. Simultaneamente, ele realmente é ideal para pessoas que tiveram ataques de mosquitos, picadas e assim por diante.

5. Diminui a dor e inchaço

Esta propriedade anestésica particular da pimenta da Jamaica é eficaz devido ao seu comportamento analgésica. Tem sido útil para diminuir, muitas vezes, a dor de inflamação, bem como inchaço.

6. Rica em Antioxidantes

Procurar propriedades antioxidantes em vários alimentos é uma das manias mais populares hoje em dia. E a pimenta da Jamaica é uma excelente oferta de antioxidantes.

7. Trata a menopausa

A menopausa ocorre quando o ciclo menstrual da mulher termina entre os 45 e os 52 anos. Afrontamentos, suores noturnos, dificuldades de sono, distúrbios de humor e aumento acidental de peso estão entre os sinais desta condição, que é causada por anomalias hormonais, nomeadamente uma diminuição da níveis de estrogênio e progesterona.

8. Trata a dispepsia:

O inchaço e o gás eugenol da pimenta da Jamaica auxiliam no tratamento da dispepsia, aumentando as enzimas digestivas e suprimindo o H. pylori, a bactéria que a causa. Também tem sido associado a úlceras estomacais.

9. Como Antisséptico

Embora em casos de acidentes os ferimentos tenham uma chance maior de obter séptico, bem como captura de tétano. As qualidades antissépticas desta especiaria salvaguarda de uma infecção em ferimentos.

10. Como Estimulante

Ela aumenta a circulação do sangue, secreções dentro do corpo, assim como a digestão dos alimentos e, portanto, mantém um metabolismo eficaz. Além disso aumenta o desenvolvimento das células, bem como regeneração celular.

Como plantar a Pimenta dioica:

  • A Pimenta Dioica é uma planta perene que prefere climas tropicais ou subtropicais, com alta umidade e temperaturas quentes.
  • A planta pode ser cultivada a partir de sementes, que devem ser plantadas em solo rico em matéria orgânica e bem drenado.

História e curiosidades:

Antes da chegada dos europeus ao Caribe, a Pimenta dioica era uma das ervas culinárias mais comuns da região. A melhor variedade da planta é produzida na Jamaica, onde a planta se desenvolve em condições especiais. A madeira da árvore foi muito utilizada na produção de bengalas, fato que colocou a espécie em risco de extinção.

Bibliografia

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3891794/

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.