Os benefícios da pimenta malagueta para saúde são diversos, pois, a pimenta malagueta possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso a pimenta malagueta refere-se a um grupo muito utilizado na culinária de todo o mundo.
A pimenta malagueta pode ser encontrada na Europa, América do Sul e América do Norte e do Sul.
A pimenta malagueta provavelmente foi usada pela primeira vez como planta medicinal antes de ser usada para cozinhar. Por exemplo, os maias usavam pimenta para tratar asma, tosse e dores de garganta. Na Colômbia, o grupo Tukano usa pimenta para aliviar a ressaca.
Ela é composta por aproximadamente três calorias a cada porção de 30 g – ou 9 calorias por 100 g – e é dotada de nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, Vitamina C e Vitamina E.
Benefícios da pimenta malagueta para saúde
Veja agora os principais benefícios da pimenta malagueta:
1. Possui propriedade hipoglicêmica
Com a prevalência a nível mundial da Diabetes, a consideração de pimenta malagueta como medicamento hipoglicemiante provocou a investigação sobre esta matéria. Alguns estudos têm indicado, embora ainda não conclusivo, que a pimenta malagueta pode estimular a produção de insulina, o que resulta em menor glicose no sangue.
Esta capacidade da pimenta malagueta é benéfica na prevenção e aparecimento da Diabetes tipo II e as suas potenciais complicações. Os benefícios hipoglicêmicos são mais concentrados quando a pimenta malagueta é verde.
2. Melhora o sistema imunológico
A pimenta malagueta contém Vitamina C e é valorizado pelo seu suporte fito químico beneficiando o Sistema Imunológico. Ele ajuda na reparação de tecidos cerebrais danificados, reduz o risco de estresse oxidativo, asma pediátrica, câncer e melhora a saúde óssea.
3. É rica em vitamina C e vitamina A
Essas vitaminas são melhor obtidas a partir do fruto fresco. Quando colhidos vermelho em vez de laranja e amarelo têm concentrações mais elevadas destes nutrientes benéficos. Outros componentes bioativos Benéficos da pimenta malagueta são os flavonoides. Além dos alcaloides e taninos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Embora em concentrações menores do que a Vitamina C e a Vitamina A, este alimento tem mostrando potencial em proporcionar benefícios para a saúde quando consumida. Os alcaloides funcionam como um anti-inflamatório, analgésico e pode também ser antioxidante.
4. Possui propriedade antioxidante
Muitos dos compostos bioativos da pimenta malagueta fornecem efeitos antioxidantes. A melhoria da vasodilatação permite a estes produtos fito químicos antioxidantes circular através das regiões do corpo.
Isto permite a pimenta malagueta ter um efeito benéfico na reparação de proteína de tecido e possivelmente até mesmo DNA. Assim, o tecido saudável recebe proteção contra o efeito antioxidante deste vegetal.
5. Possui propriedade anti-inflamatórias
Os componentes fito químicos da pimenta malagueta são mostradas por produzir uma resposta anti-inflamatória que prova aliviar a dor neurogênica periférico, tal como relacionado com a doença de Crohn, uma doença inflamatória do intestino. Um outro exemplo de inflamação neurogênica periférica é dor cutânea da pele. Cremes de pimenta malagueta e bálsamos muitas vezes são massageados topicamente na pele com cuidado para evitar áreas abertas e membranas mucosas.
O efeito de queimação da pimenta malagueta é sentido quando aplicado à pele. Isto é causado por uma resposta inflamatória das terminações dos nervos periféricos, mas a aplicação regular amortece as terminações nervosas sensoriais que aliviam a dor neurogênica diabéticas crônicas. Alguns sugerem que os efeitos anti-inflamatórios da pimenta malagueta podem também ajudar a aliviar a dor associada à artrite.
6. Possui propriedade quimioprevenção
Um efeito bioativo do tanino contido na molécula da pimenta malagueta é a prevenção e tratamento do câncer. Estudos sobre este alimento têm mostrado que tem um efeito inibitório sobre muitos tipos de câncer maligno. Estas propriedades antitumorais são os mais benéficos para o tratamento pulmonar, hepática e câncer gástricos. Os efeitos anti-oxidativos da pimenta malagueta tem mostrando uma possibilidade de tratamento para outros tipos de câncer, como de próstata relacionados com hormonas.
O efeito anticâncer da pimenta malagueta é determinada pela capacidade bioativa deste produto fito químico para inibir o crescimento de células cancerosas e também provoca a destruição da estrutura celular já danificado no corpo humano.
7. Auxilia na perda de peso
Estudos descobriram que consumir Pimenta Malagueta gera menos apetite e, consequentemente, diminui a quantidade de calorias consumidas durante o dia. Também contribui para a queima de gordura, porque é um reforço metabólico. Por ser um dos principais alimentos anti-inflamatórios, a pimenta também contribui para a perda de peso. Pimenta Malagueta tem o poder de acalmar a inflamação e inchaço que vem de alergias, sensibilidades alimentares e infecções.
8. Ajuda no tratamento de psoríaes
Muitos ensaios clínicos mostraram a eficácia da pimenta malagueta para o tratamento de sintomas de fibromialgia quando aplicado topicamente. Aqueles que usaram pimenta malagueta topicamente indicaram efeitos benéficos na redução da sensibilidade e a melhoria do sono.
9. Combate a neuropatia diabética
Uma doença que muitas vezes produz este tipo de dor neurogênica é a Diabetes. Portanto, a pimenta malagueta tem mostrado um efeito benéfico sobre a dor neuropática diabética quando aplicado topicamente. A pimenta malagueta funciona para amortecer as terminações nervosas cutâneas e redução da dor.
10. Alivia os sintomas da fibromialgia
Muitos ensaios clínicos mostraram a eficácia da pimenta malagueta para o tratamento de sintomas de fibromialgia quando aplicado topicamente.
11. Auxilia no rejuvenescimento da pele
Vitaminas na pimenta malagueta tem mostrados um efeito antioxidante no tecido celular que pode melhorar a pele e envelhecimento.
12. Alivia os sintomas da menopausa
Os sintomas da menopausa também podem ser aliviada pelo consumo de flavonoides contida na pimenta malagueta.