Os benefícios da raiz de maca são diversos para saúde geral do corpo, apesar de ser reverenciada por suas propriedades medicinais por milhares de anos, ela é um dos mais novos remédios a tomar o centro das atenções na comunidade de saúde natural, e seu novo status de superalimento é bem merecido. Os pesquisadores estão continuamente descobrindo novos benefícios para saúde associados a este poderoso vegetal de raiz.
O que é maca?
Conhecida por seu nome científico, Lepidium meyenii, a maca é um tipo de vegetal crucífero nativo dos Andes do Peru. ela tem uma aparência e tamanho similares aos dos rabanetes ou nabos com topos e raízes verdes que variam em cor de amarelo a roxo e preto.
A raiz de sabor agradável é geralmente disponível em pó depois de ser colhida e aterrada. Não só é uma fonte natural de nutrientes curativos, mas também tem uma longa história de ser um superalimento seguro que tem sido consumido por seus benefícios à saúde por milhares de anos em regiões da Cordilheira dos Andes.
Ela também é considerada um “adaptógeno”, um nome dado a certas ervas, plantas e substâncias naturais que ajudam o corpo a se adaptarem naturalmente a estressores. Não só isso, mas a maca fornece uma série de importantes micronutrientes e é repleta de antioxidantes, e tem demonstrado melhorar a saúde sexual, equilibrar os níveis de hormônios e melhorar a energia, o humor e a memória.
Benefícios da raiz de maca para saúde:
1. Ricos em antioxidantes:
A raiz de maca age como um antioxidante natural, aumentando os níveis de antioxidantes como glutationa e superóxido dismutase no corpo. Além disso, eles ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, combatendo doenças crônicas e evitando danos às células.
Melhorar o seu status antioxidante pode ser benéfico para prevenir problemas como doenças cardíacas, câncer e diabetes, o estresse oxidativo e danos às células. No entanto, apesar desses resultados promissores, mais estudos são necessários para entender como os antioxidantes na raiz da maca podem afetar os seres humanos.
2. Melhorar a energia, humor e memória:
Vários estudos também descobriram que a raiz de maca beneficia a memória e o foco. De fato, dois estudos com animais em 2011 descobriram que a maca negra foi capaz de melhorar o comprometimento da memória em camundongos, provavelmente graças ao seu alto teor antioxidante.
3. Melhorar a saúde sexual feminina:
A maca também é capaz de equilibrar hormônios sexuais femininos e tem até mostrado aliviar os sintomas da menopausa. O equilíbrio dos níveis hormonais é crucial para muitos aspectos da saúde reprodutiva e pode ajudar na redução dos sintomas como infertilidade, ganho de peso e inchaço.
4. Equilibrar os níveis de estrogênio:
A benefícios da raiz de maca pode equilibrar os níveis hormonais e controlar a quantidade de estrogênio no corpo. Um estudo deu à 34 mulheres na pós-menopausa precoce um comprimido contendo maca ou um placebo duas vezes por dia durante quatro meses.
Além disso, a maca não só ajudou equilibrar os níveis hormonais, como também aliviou os sintomas da menopausa, como suores noturnos e ondas de calor, e até aumentou a densidade óssea.
Além de reduzir os sintomas da menopausa, a regulação dos níveis de estrogênio também pode melhorar a saúde reprodutiva e a fertilidade e diminuir os sintomas relacionados a problemas como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), como excesso de crescimento capilar, ganho de peso e acne.
5. Aumentar a fertilidade masculina:
A maca também pode beneficiar disfunção sexual também. Uma revisão de 2010 resumiu os resultados de quatro ensaios clínicos que avaliaram os efeitos da maca na libido e relataram que dois dos estudos mostraram uma melhora na disfunção sexual e desejo sexual em homens e mulheres. No entanto, os outros dois ensaios não encontraram um resultado positivo, por isso ainda são necessárias mais pesquisas.
Efeitos colaterais da raiz da maca:
Finalmente, há poucas pesquisas sobre a segurança da maca para mulheres grávidas ou em amamentação. Até que seja confirmado que é seguro, é melhor que essas mulheres evitem a maca.