A Rúcula (Eruca sativa) tem cor e sabor intensos. As folhas da Rúcula dão um toque levemente picante à salada do dia a dia e tornam pratos quentes muito mais saborosos e ricos em propriedades benéficas a saúde.
mostrando as propriedades mais marcantes e você ficará sabendo exatamente para que serve este vegetal. A Rúcula é muito fácil de ser cultivada, por isso cada vez mais pessoas a tem em seus jardins em todo o mundo.
A Rúcula é mais apreciada por populações das Américas, Europa e norte da África. Vamos explorar neste artigo os principais benefícios da Rúcula e você entenderá para que serve e porque vale pena tê-la na sua alimentação.
Rúcula é um alimento de baixa valor caloria. A Rúcula é da mesma família da folhas da mostarda, Rabanete, Couve-flor e da Couve. a Rúcula é uma ótima alternativa assim como a Alface, pois oferece uma maior densidade de nutrientes com as mesmas calorias.
O que é rúcula?
O que é exatamente rúcula e o que vem em uma salada de rúcula? A rúcula (que tem o nome científico de planta Eruca sativa ) também é às vezes chamada de agrião italiano, rúcula e rúcula para salada.
Uma folha verde e membro da família Brassica de vegetais crucíferos , que inclui uma variedade de plantas (como couve de Bruxelas e brócolis ), pesquisas mostram que o “foguete” tem propriedades protetoras.
Valor nutricional
Em cerca de 2 gramas de uma porção de Rúcula há 0 grama de calorias, 0 grama de colesterol, 0 grama de gordura e 1 mg de sódio. O teor de proteína é em torno de 0,1 grama e outros nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e vitamina A, C, D, E e K estão em boas proporções.
Quais são os benefícios da rúcula?
benefícios da rúcula
A seguir veja os principais benefícios da rúcula para saúde são:
1. Boa fonte de vitamina K
Três xícaras de Rúcula fornece mais de 100% de sua vitamina diária. A Vitamina K é conhecida por promover a função do cérebro e osso enquanto age como um antioxidante e anti-inflamatório.
2. Rica em minerais
A Rúcula também é uma boa fonte de Cálcio, Ferro, Potássio, Manganês e fósforo, todos os minerais essenciais que oferecem seus originais benefícios para saúde.
3. Ajuda na perda de peso
Apesar da Rúcula não ter capacidade comprovada para ajudar na perda de peso por si só, ela tem um baixo teor calórico, e é rica em nutrientes, portanto, uma grande adição a qualquer dieta sera saudável.
4. Ótima fonte de fibras
A rúcula tem uma elevada proporção de fibras que são conhecidas por ajudar o processo de digestão no corpo. Estas fibras beneficiam o metabolismo em geral com o processo de digestão sendo controlado.
5. Rica em vitamina A
A rúcula é conhecida por ser rica em vitamina A. Assim, os médicos recomendam sua ingestão para aqueles pacientes que precisam de ajuda com o tratamento de doenças relacionadas com os pulmões, pele e cavidades bucais.
6. Prevenir o Câncer
A rúcula é bem conhecida por este benefício pelo qual é altamente recomendada pelos médicos. Os agentes causadores de câncer são comprometidos com as ricas propriedades antioxidantes, inibidoras dos radicais livres deste vegetal.
7. Excelente para gestantes
A rúcula se consumida mesmo na quantidade igual a uma xícara em uma base diária, pode oferecer alguns benefícios para uma mulher grávida. Seu conteúdo de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural no bebê.
8. Bom para os olhos
A Rúcula é uma boa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na Rúcula pode ajudar na prevenção da catarata.
9. Pobre em oxalato
O oxalatos inibem a absorção de minerais no organismo. Outras verduras saudáveis, tais como Espinafre, têm altos níveis de oxalato. No entanto, a Rúcula parece oferecer níveis relativamente baixos de oxalato, tornando-se uma alternativa mais saudável para as pessoas que buscam alimentos ricos em cálcio e outros minerais essenciais.
10. Rica em ácido fólico
A Rúcula contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes, o que a torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres.
11. Rica em carotenoides
Ela também é rica em carotenoides e minerais como Potássio, manganês, ferro e cálcio: Elementos benéficos e necessários para uma dieta saudável.
12. Regular o diabetes
Os vegetais de folhas verdes como a Rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. O controle do peso é fundamental para evitar o diabete tipo dois e o consumo de rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.
13. Melhorar oxigenação muscular
A Rúcula está entre os vegetais com alta concentração de nitrato, substância que melhora a oxigenação muscular durante exercícios físicos. A ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo durante exercícios físicos de resistência e de longa duração.
14. Melhorar vida sexual
Os benefícios afrodisíacos da Rúcula podem decorrer devido ao seu efeito energético e estimulante sobre o organismo e ao estímulo que suas vitaminas trazem ao sistema vascular.
15. Melhorar a digestão
O gosto amargo das folhas da Rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém. Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago. Comer folhas de rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.
16. Melhorar o sistema imunológico
A rúcula é possivelmente carregada de vitaminas e minerais que de alguma forma reforçam as defesas do sistema imunológico do corpo. O corpo é estimulado a criar glóbulos brancos a partir do cobre dessas folhas de salada, e a planta tem várias outras maneiras de melhorar a força do sistema imunológico.
Receita de salada de rúcula
Há muitas maneiras pelas quais a rúcula pode ser incorporada à sua dieta diária. Vejamos algumas receitas rápidas e fáceis.
A primeira receita do cardápio é simplesmente uma tigela cheia de todas as verduras que sua mãe faria você comer. Este é saboroso.
Ingredientes:
- 1 xícara de rúcula bem cortada
- 1 xícara de alface bem cortada
- 1/5 xícara de folhas de salsa
- 2 colher de sopa de azeite extra virgem
- 2 colheres de chá de suco de limão
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Misture rúcula fresca, alface em uma tigela.
- Adicione azeite e suco de limão para dar sabor adicional.
- Adicione sal e pimenta a gosto.
- Decore a salada com salsa fresca picada.
Notas:
Você também pode adicionar outros vegetais, frutas e nozes para fazer sua salada.
Aprenda como plantar rúcula em casa passo a passo:
- Escolha um vaso ou recipiente grande o suficiente para acomodar as sementes de rúcula. Certifique-se de que o recipiente tenha furos de drenagem no fundo para evitar o acúmulo de água.
- Encha o recipiente com solo de boa qualidade, leve e bem drenado. Adicione um pouco de composto orgânico para enriquecer o solo.
- Espalhe as sementes de rúcula sobre a superfície do solo, deixando uma distância de cerca de 5 cm entre elas.
- Cubra as sementes com uma fina camada de solo e regue cuidadosamente, mantendo o solo úmido, porém não encharcado.
- Coloque o recipiente em um local com luz solar direta ou parcial, pois a rúcula precisa de pelo menos 4 horas de luz solar por dia.
- Mantenha o solo úmido regando a planta regularmente, porém evite encharcar o solo, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes.
- A rúcula geralmente começa a germinar em cerca de 5 a 7 dias. Continue cuidando da planta, regando regularmente e observando o crescimento das folhas.
- Quando as folhas de rúcula atingirem o tamanho desejado, você pode começar a colher as folhas externas, deixando as folhas internas crescerem.
- A rúcula é uma planta de ciclo rápido, por isso é recomendável plantar novas sementes a cada 2-3 semanas para garantir uma colheita contínua ao longo da estação de crescimento.
- Pronto! Seguindo esses passos simples, você poderá desfrutar de rúcula fresca cultivada em casa. Lembre-se de colher as folhas regularmente para estimular o crescimento da planta e garantir uma colheita abundante.