Os benefícios da urtiga são variados e muito importantes para saúde, pois, é uma planta repleta de nutrientes para saúde geral do corpo. Além disso, no gênero Urtica temos várias espécies que são conhecidas e usadas tanto nas medicinas populares quanto na alimentação. A mais conhecida é a Urtica dioica, nativa da Europa, Ásia, norte da África e América do Norte. Outra muito conhecida e usada, principalmente, por suas qualidades medicinais é a Urtica urens, nativa de Portugal.
Na homeopatia a Urtica urens é usada para tratar dermatites e situações que provocam reações alérgicas generalizadas, com coceira. Você já observou uma planta aparentemente inofensiva e, acidentalmente, roçou nela e sentiu uma ligeira dor aguda ou espinhosa? É provável que já tenha passado por isso… e você pode ter entrado em contato com uma planta de urtiga.
Enquanto você pode amaldiçoar a planta devido seu desconforto temporário, a urtiga é na verdade uma planta benéfica que trata vários problemas. Talvez o seu uso mais popular é transformar as folhas em chá, que é um remédio natural para alívio comum da alergia. Está comprovado que também beneficia a saúde da pele, ossos e urina.
O que é urtiga?
A urtiga, ou urtica dioica, é uma planta perene que tem sido usada medicinalmente por várias idades, que remonta até a Grécia Antiga. Hoje, ela pode ser encontrada em todo o mundo, mas suas origens estão nas regiões mais frias da Europa e da Ásia. A planta geralmente cresce entre dois a quatro metros de altura e floresce de junho a setembro. Ela cresce melhor em solos ricos em nitrogênio, tem folhas em forma de coração e produz flores amarelas ou rosa.
Embora mais conhecida pela reação pungente que ocorre quando a pele entra em contato com os pelos finos (também conhecidos como tricomas) localizados em suas folhas e caules, quando processada e usada medicinalmente, tem vários benefícios úteis para a saúde.
A maioria dos produtos de urtiga são feitos do caule e das folhas, mas as raízes também têm qualidades farmacológicas. A erva tem qualidades anti-inflamatórias que podem afetar o tratamento de muitos problemas de saúde. As partes superiores da planta geralmente ajudam no alívio da alergia e outros problemas relacionados à respiração. As raízes são capazes de fornecer alívio para distúrbios urinários e aumento da próstata também.
Por que a urtiga pica?
Essa Planta contém uma série de produtos químicos, como a serotonina, histamina e acetilcolina, alguns dos quais podem ser muito irritantes. Esses produtos químicos causam irritação na pele e são encontrados na base dos seus pelos finos.
Quando tocada, as pontas frágeis dos pelos pungentes se quebram. O restante do cabelo torna-se uma pequena agulha, capaz de expelir produtos químicos na pele. A reação pode causar dor, vermelhidão, inchaço, coceira e dormência. Apesar de sua reputação de dor, urtiga é usada para ajudar uma série de doenças. Estudos demonstraram que possui capacidade antioxidante, antimicrobiana, antiulcerosa, adstringente e analgésica.
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a planta tem sido usada mais comumente ao longo da história como um diurético e para o tratamento de dores musculares e articulares, eczema, artrite, gota e anemia. Hoje, é usado principalmente para tratar problemas urinários, bem como alergias e dores nas articulações.
Benefícios da urtiga para saúde:
1. Trata problemas urinários
Os sintomas da HBP são causados pelo aumento da próstata, pressionando a uretra. Os portadores de hiperplasia prostática benigna experimentam vários níveis de aumento de vontade de urinar, esvaziamento incompleto da bexiga, micção dolorosa, gotejamento pós-micção e redução do fluxo urinário. Um estudo de BPH induzido por testosterona em ratos mostrou que a urtiga pode ser tão eficaz no tratamento deste problema como a finasterida, a medicação comumente usada para tratar a HBP.
Os médicos ainda não sabem ao certo por que alivia alguns desses sintomas, mas muitos estudos clínicos dizem que ela contém substâncias químicas que afetam os hormônios que causam HBP. Quando tomada, também afeta diretamente as células da próstata. Extrato de raiz também foi mostrado para retardar ou parar a propagação de células de câncer de próstata.
É geralmente usado em combinação com Saw Palmetto e outras ervas. A raiz da planta é usada principalmente em conexão com problemas urinários, incluindo infecções do trato urinário inferior. A urtiga é usada como um diurético geral bem-sucedido e pode ajudar o fluxo de urina também. Também é usado em remédios caseiros para infecções da bexiga.
2. Osteoartrite e dor nas articulações
Os pacientes com artrite muitas vezes experimentam dor nas articulações, geralmente nas mãos, joelhos, quadris e coluna. A urtiga trabalha ao lado de remédios anti-inflamatórias não esteróides (NSAIDs) para permitir que os pacientes diminuam o uso de AINEs. Como o uso prolongado de AINEs pode causar vários efeitos colaterais graves, esse é um emparelhamento ideal.
Estudos também mostram que a aplicação de suas folha topicamente no local da dor diminui a dor nas articulações e pode tratar a artrite. Quando tomado por via oral, ajuda proporcionar alívio. Outro estudo mostra o poder anti-inflamatório da urtiga contra outras doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.
3. Febre do feno
A produção de histamina no corpo cria as reações adversas relacionadas a alergias. Alergias causam congestão desconfortável, espirros, coceira e muito mais. As qualidades anti-inflamatórias da urtiga afetam uma série de receptores-chave e enzimas nas reações alérgicas, prevenindo os sintomas da febre do feno quando tomadas assim que esses sinais aparecem pela primeira vez. As folhas da planta contêm histamina, o que pode parecer contraproducente no tratamento de alergia, mas o histórico de uso de histamina para tratar reações alérgicas graves.
Há também evidências de que, em reações graves, os níveis baixos de histamina no plasma (em oposição a altos níveis) estão presentes. Outro estudo global descobriu que o uso de urtiga para alívio da alergia foi classificado como mais alto que os placebos em um estudo randomizado e com 98 pessoas.
4. Sangramento
Certos produtos contendo urtiga mostraram que, quando aplicado na pele, pode reduzir o sangramento durante a cirurgia. O produto, chamado de rolha de sangue Ankaferd, é composto de alpinia, alcaçuz, tomilho, uva comum, e também tem mostrado evidências de redução do sangramento após a cirurgia dentária.
5. Eczema
Eczema é uma erupção cutânea seca que pode durar muito tempo. Por causa das qualidades anti-histamínicas e anti-inflamatórias da urtiga , pode ser um tratamento natural para o eczema, como o estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu. Sofredores podem usar uma combinação de urtiga tomado por via oral para enfrentar o eczema internamente, bem como um creme para proporcionar alívio da coceira da erupção e vermelhidão. Mais pesquisas são necessárias, mas a planta também diz:
- Promove a lactação
- Estimula o crescimento do cabelo
- Ajuda no controle do açúcar no sangue em pacientes com diabetes
- Reduz o sangramento conectado à gengivite
- Trata distúrbios dos rins e do trato urinário
- Proporciona alívio da retenção de água
- Além disso, previne ou trata a diarreia
- Diminui o fluxo menstrual
- Proporciona alívio da asma
- Além disso, cura feridas
- Trata hemorroidas
- Estimula contrações em mulheres grávidas
- Além disso, trata picadas de insetos
- Tendinite
- Trata a anemia
- Além disso, como usar urtiga
Como tratar a irritação:
Se picado pela urtiga, é importante não tocar ou arranhar a área. Os irritantes químicos podem secar na pele e ser removidos com água e sabão. Tocar e arranhar pode empurrar os produtos químicos mais para dentro da pele, prolongando o tempo de irritação durante dias. Além disso, usar fita adesiva ou um produto de remoção de cera pode remover quaisquer fibras adicionais.
Há muitas pessoas que escolhem a planta da doca para alívio de picadas, apesar dos estudos mostrarem que ela não oferece nenhum benefício medicinal além de fazer a área irritada parecer fria. As folhas esmagadas de outras plantas como a erva-de-joias, sálvia, bem como picadas, deixam-se libertar sucos que podem proporcionar alívio da picada.
Além disso, outros tratamentos anti-coceira tradicionais, como aloe vera, loção de calamina e compressas frias também podem ser usados. Uma vez que a ela esteja encharcada ou cozida em água ou seca, a qualidade da picada é removida.
História e fatos interessantes sobre urtiga:
O folclore apresenta muitas vezes em muitas culturas e crenças. Muito do conhecimento envolve sofrer de uma picada em silêncio ou sem coçar ou arranhar a área em chamas. Na Grécia antiga, foram usadas como diurético e laxante pelos médicos Galeno e Dioscórides. Além disso, na Europa Medieval, foi usado para tratar e reduzir naturalmente a dor nas articulações e também como um diurético. As pessoas costumavam acreditar que arrancá-lo pelas raízes e gritar o nome de uma pessoa doente também eliminariam a febre.
A urtiga tem sido usada para fazer têxteis como pano e papel desde os tempos do Neolítico. Com fibras semelhantes a cânhamo e linho, é uma ótima alternativa à fibra sustentável. Como a fibra é oca, fornece isolamento natural.
Além disso, o exército alemão usou em seus uniformes na Primeira Guerra Mundial e usou suas folhas para tingir uniformes na Segunda Guerra Mundial. As urtigas picadas também foram usadas para tratar certas doenças por urtication, que é o processo de bater a pele com urtigas para estimular a circulação sanguínea.
Precauções ao usar urtiga:
A urtiga é uma erva muito segura quando usada adequadamente – embora, há algumas precauções que devem ser tomadas quando se começa utilizá-la.
- Durante a colheita: Sempre colha a urtiga com luvas grossas de jardinagem para evitar a picagem. Além disso, também é melhor colher peças de plantas jovens, de preferência na primavera. Eles se tornam mais amargos depois de florescerem e envelhecerem.
- Ao usar com outras ervas e suplementos: Como qualquer erva ou suplemento, é importante ser cauteloso ao misturar evitar efeitos colaterais adversos. Você deve somente iniciar um plano de suplemento de ervas sob os cuidados de seu médico. Além disso, os pacientes devem mudar suas doses de outros suplementos caso optem pela urtiga.
- Quando grávida: Há um debate se as mulheres grávidas devem ou não usar-la. Como afeta o ciclo menstrual e pode estimular as contrações uterinas, isso poderia levar ao aborto espontâneo. Portanto, as mulheres grávidas não devem usá-lo.
- Quando você é diabético: há evidências que mostram a sua capacidade de afetar o açúcar no sangue e interferir no controle do diabetes. Também pode afetar a força dos medicamentos para diabetes e aumentar o risco de hipoglicemia. Além disso, os diabéticos que querem usar só devem fazê-lo sob a supervisão de seus prestadores de cuidados de saúde.
- Quando você começa pela primeira vez: Algumas pessoas têm dores de estômago, diarreia ou outras reações leves quando tomam urtiga pela primeira vez. É melhor facilitar o uso,