Os benefícios das junças que poucos conhecem são muitos, pois, primeiramente vamos conhecer o que são junças e quais os benefícios para saúde. As junça são conhecidas por muitos nomes, incluindo tiririca amarela, chufa e a grama de nozes . Na verdade, não fazem parte da família de nozes e são completamente seguros para pessoas com qualquer tipo de alergia a nozes. A junça na verdade se refere ao tubérculo de sua planta, Cyperus esculentus, que é amplamente cultivada na Espanha, mas considerada uma erva daninha em muitos outros países.
Um uso popular é na criação de uma bebida doce, semelhante ao leite, conhecida como “horchata de chufa”, que é especialmente popular na Espanha. Não é somente um ingrediente saboroso. As nozes junças também são um alimento com alto teor de antioxidantes e podem ajudar na prevenção de doenças cardíacas, tornando-se uma adição útil à sua despensa.
Valores nutricionais da junça:
Uma porção de junças (30 gramas) contém cerca de:
- 120 calorias;
- 19 gramas de carboidratos;
- 2 gramas de proteína;
- 7 gramas de gordura;
- 10 gramas de fibra;
- 1,8 miligramas de ferro (10% do VD);
- 28 miligramas de magnésio (7% do VD);
- 1,1 miligramas de zinco (7% do VD);
- 215 miligramas de potássio (6% do VD);
- 0,1 miligramas de vitamina B6 (5% do VD).
História e usos da junça:
Junça foi uma das primeiras plantas registradas cultivadas no antigo Egito, muitas vezes cozido em cerveja, torrado ou servido com mel. Estas também eram usadas medicinalmente, como medicamentos orais e enemas. Hoje, o maior produtor de junça é a Espanha, que foi introduzida nesta cultura por uma cultura árabe na região de Valência.
Agora também são encontradas nos EUA, assim como em muitos países africanos e regiões hispânicas. Muitas pessoas comem cruas e também utilizam como ração animal, enquanto os países hispânicos usam estas junça principalmente para a criação de horchata chufa. Nos Estados Unidos, a planta Cyperus esculentus tem sido frequentemente considerada como uma erva daninha, crescendo rapidamente em várias culturas de vegetais e cereais.
Longe de ser “apenas uma erva daninha”, um uso interessante é o seu potencial recentemente pesquisado como uma nova forma de biocombustível. Também tem sido usado como um produto cosmético, ajudando no retardamento do envelhecimento das células da pele e como isca de pesca.
Benefícios da junça para saúde:
1. Contém antioxidantes:
Você provavelmente você ouve a palavra “antioxidantes ” muito, mas você sabe o que são e as grandes coisas que podem fazer? No corpo, as moléculas de oxigênio de fluxo livre podem criar radicais livres, também conhecidos como danos oxidativos. Esse dano pode eventualmente levar a doenças, como doenças cardíacas e câncer.
É importante ter uma dieta rica em antioxidantes para se proteger dos danos oxidativos ao longo do tempo e são uma excelente fonte de antioxidantes . Com alto teor de vitamina E e ácido oleico, essas “nozes junça” ajudam na proteção do seu corpo contra doenças.
Certos estilos de preparo alteram as propriedades antioxidantes das junças, embora todos sejam benéficos para seu corpo. Além disso, por exemplo, ao preparar horchata, o uso germinadas ajuda na retenção de maior teor de antioxidantes do que o uso de nozes frescas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Fonte de fibra:
Uma porção de junça tem uma quantidade gritante de 10 gramas de fibra, fornecendo-lhe quase metade de sua necessidade diária! A fibra é uma parte importante da sua nutrição. Quando não é absorvido pelo seu sistema digestivo, ela passa pelo seu sistema, capturando toxinas, resíduos, gordura e partículas de colesterol e expulsando-as do seu sistema. Além disso, a fibra proporciona uma sensação de saciedade, mantém a saúde digestiva, previne doenças cardíacas, ajuda na perda de peso e previne o diabetes .
3. Propriedades antibacterianas:
Outro benefício da junça é a sua capacidade de combater bactérias no corpo humano. Além disso, um estudo descobriu que os extratos de junças realmente tinham efeitos de combate a bactérias , incluindo Salmonella e E coli. As junças também está em uma lista de várias plantas dietéticas que podem ser usadas contra infecções bacterianas comuns, especialmente para aquelas pessoas que desenvolveram resistência a antibióticos em países do terceiro mundo.
Enquanto as junças ajudam no combate as bactérias ruins em seu corpo, elas também ajudam seu trato digestivo agindo como um prebiótico de “amido resistente”. Além disso, os prebióticos funcionam como fontes de energia (um tipo de “combustível”) para as bactérias intestinais positivas que mantêm todo o seu sistema digestivo funcionando sem problemas.
Como uma mudança rápida na microflora intestinal pode atrapalhar temporariamente seu estômago, é uma boa ideia introduzir gradualmente os parabióticos de “amido resistente” em sua dieta. Isso pode evitar qualquer gás temporário ou inchaço que pode ser experimentado de outra forma.
4. Controla diabetes:
Você está em risco de diabetes ou problemas elevados de açúcar? Podem ser um ótimo complemento para o seu armário de lanches. Além disso, a fibra insolúvel presente nestes tubérculos ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois é um tipo de carboidrato que não aumenta o açúcar no sangue. Um estudo de 2015 analisou os efeitos do Cyperus rotundus que tem muitas propriedades antioxidantes semelhantes às junças em ratos diabéticos.
5. Menor colesterol ruim:
Embora haja muita desinformação sobre colesterol bom e ruim, ainda é importante manter níveis saudáveis de cada um. Além disso, têm sido comprovadas para diminuir os níveis de colesterol LDL e equilibrar os níveis de colesterol , absorvendo-o melhor devido ao teor de fibra.
6. Melhora vida sexual:
Um estudo preliminar de 2015 analisou como o consumo afetou o comportamento copulatório em ratos masculinos. Além disso, os resultados do estudo mostraram que as junças melhoraram o desempenho sexual dos ratos, inferindo um possível benefício para o desempenho sexual masculino humano também.
Precauções das junças:
Embora seja extremamente raro, houve alguns casos de alergias relatadas. Além disso, caso tenha sintomas de uma reação alérgica, consulte seu médico imediatamente.
Considerações finais:
São usadas frequentemente usado para fazer uma bebida doce, semelhante ao leite, conhecida como horchata de chufa, especialmente popular na Espanha. Os benefícios da junça incluem uma alta carga de antioxidantes, fornecendo uma grande fonte de fibras, mantendo propriedades antibacterianas, trabalhando como um prebiótico, controlando o diabetes, diminuindo o colesterol ruim e melhorando sua vida sexual.
Nos Estados Unidos, a planta junças tem sido frequentemente considerada como uma erva daninha, crescendo rapidamente em várias plantações de vegetais e cereais. Além disso, longe de ser “apenas uma erva daninha”, um uso interessante dessas junças é a sua capacidade recentemente pesquisada como uma nova forma de biocombustível.