Os benefícios das sementes de girassol que devemos conhecer pois elas podem ser minúsculas, mas são muito nutritivas. Eles são uma grande fonte de muitas vitaminas e nutrientes, incluindo mais de 100% da ingestão diária recomendada de cobre, manganês e selênio.
Além disso, as sementes de girassol são os corpos frutíferos da planta de girassol, que tem o nome científico Helianthus Annuus. Existem três tipos comumente utilizadas, mas, aqui o que interessa são os potenciais benefícios das sementes de girassol para a saúde.
Além disso, elas são consumidas como lanches em muitas partes do mundo e podem ser consumidas tanto na forma de “semente”, como também descascada, em que apenas o grão é comido.
Tanto a casca quanto a semente interna têm um perfil de nutrientes diferente. Em alguns países, elas também são usadas em preparações culinárias de outras receitas. Pois são bem saborosas e rico em nutrientes, particularmente quando salgado.
Benefícios das sementes de girassol para saúde:
1. Saúde da pele:
Um dos melhores componentes das sementes de girassol é o alto teor de vitamina E. Além disso, um copo possui cerca de 80% dos requisitos diários, portanto seu corpo receberá um grande aumento de antioxidantes. A vitamina E pode atuar como um antioxidante e é conhecido por rejuvenescer a pele, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo a aparência das rugas.
2. Auxilia na perda de peso:
Os benefícios das sementes de girassol são conhecidas por conter uma alta quantidade de calorias, mas também possuem uma boa quantidade de fibra dietética. Isso pode acelerar o processo digestivo e reduzir os níveis de colesterol. Além disso, a fibra faz com que corpo se sinta saciado, impedindo a ocorrência de excesso de comida.
3. Saúde do cabelo:
Caso consuma regularmente as sementes de girassol, pode proporcionar ao seu cabelo uma excelente textura e tom. A vitamina E não é boa apenas para a pele, mas também para o cabelo. Além dos minerais e antioxidantes, contêm ferro, o que pode estimular a circulação e impulsionar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.
4. Reduz o colesterol:
Os fitosteróis são encontrados em altas concentrações nas sementes de girassol e pistache. Por isso, elas são um ótimo composto que controlar o colesterol. Além disso, um punhado dessas sementes diariamente pode proteger o coração, reduzindo o colesterol e a deposição de placa nas artérias e vasos sanguíneos.
5. Produção de hormônios:
Uma pesquisa constatou que os benefícios das sementes de girassol proporcionam um melhor funcionamento da glândula tireóidea. Esta glândula controla muitas das atividades hormonais no corpo.
6. Melhora a digestão:
A fibra dietética presente nas sementes podem otimizar a digestão ao aumentar as fezes e promover o movimento peristáltico. Também pode melhorar o equilíbrio bacteriano em seu intestino e tornar a absorção de nutrientes mais eficiente.
7. Contra o câncer:
Alguns estudos relacionaram o selênio na prevenção da propagação e ocorrência de câncer. Além disso, elas funcionam como um poderoso antioxidante no corpo. Os benefícios das sementes de girassol podem retardar o estresse oxidativo e neutralizar os radicais livres antes que possam causar muito dano.
8. Melhora o humor:
O magnésio tem sido associado a uma melhora no humor e temperamento. Este é um dos minerais presentes em uma concentração moderada nas sementes. Caso sofra de ansiedade ou depressão regularmente, elas podem ser o lanche perfeito para você.
9. Contra insônia:
Em termos de melhoramento do sono, o magnésio pode apoiar o organismo na conversão do triptofano em serotonina. É um hormônio do “sentir-se bem”, que pode relaxar o corpo e prepará-lo para o sono.
10. Desenvolvimento do corpo:
Embora a quantidade de proteína presente nessas sementes seja pouca, ela ainda pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do corpo. Além disso, as proteínas contêm aminoácidos, que são os blocos de construção do corpo.
11. Tratar hipertensão:
O magnésio desempenha um papel fundamental nos canais de cálcio do corpo, o que pode ter um grande impacto no equilíbrio eletrolítico e na pressão arterial. Além disso, quase 30% do requisito diário de magnésio é cumprido com um 1/4. Portanto, os benefícios das sementes de girassol podem ser um excelente remédio para tratar os sintomas da hipertensão.
12. Propriedades anti-inflamatórias:
Algumas pessoas consomem estas sementes é devido ao teor de vitamina E. Esta vitamina antioxidante tem sido diretamente conectada à redução dos sintomas da artrite e outros problemas inflamatórias em todo o corpo.
Efeitos colaterais das sementes de girassol:
Alguns dos potenciais efeitos colaterais do consumo exagerados das sementes de girassol incluem ganho de peso, erupções cutâneas, problemas nos rins e uma pressão arterial elevada. Felizmente, a maioria desses efeitos colaterais pode ser evitada com o consumo de uma quantidade moderada.
- Problemas de rim: Devido ao alto teor de fósforo, evite o consumo excessivo deste composto. Uma grande quantidade deste mineral no corpo pode ser bastante grave e pode proporcionar problemas renais. Além disso, uma quantidade moderada de sementes de girassol é necessária para colher a maioria dos benefícios potenciais para a saúde.
- Erupções cutâneas: Também possuem uma grande quantidade de mineral e selênio. Caso consuma muitas sementes de girassol, você pode desenvolver uma inflamação da pele, uma fadiga crônica ou alterações de humor.
- Pressão sanguínea: Um número excessivo das sementes de girassol, apesar dos benefícios para a saúde, pode proporcionar níveis elevados de sódio. Pode ser perigoso para a pressão arterial e para a saúde do coração.