Os benefícios de comer fígado para saúde são muito importantes para a saúde, as carnes de órgãos, inclusive o fígado, são consideradas um dos superalimentos mais poderosos da natureza. Quando normalmente pensamos em superalimentos, pensamos em coisas como vegetais de folhas verdes, frutas da Amazônia, cacau, chá verde e outros alimentos vegetais.
No entanto, certos alimentos de origem animal também são altamente valiosos devido à sua rica quantidade de nutrientes, especialmente carnes de órgãos (também chamadas de miudezas), e é exatamente por isso que elas foram adicionadas em dietas tradicionais por milhares de anos.
Benefícios de comer fígado para saúde:
1. Carregado com vitamina B12
O principal benefício do consumo de fígado é que é muito rico em vitamina B12. Além disso, ele beneficia a formação de glóbulos vermelhos e melhora a função celular. Comer alimentos que são ricos em vitamina B12 ajuda na prevenção da deficiência de B12, que pode causar sintomas como fadiga, fraqueza muscular, nebulosidade cerebral e alterações de humor. Também precisamos da vitamina B12 para o funcionamento do sistema nervoso, apoio do nosso metabolismo e para a saúde do cérebro.
2. Grande fonte de vitamina A:
Um dos benefícios de comer fígado para saúde é uma das fontes mais concentradas de vitamina A. Além disso, é uma vitamina lipossolúvel que age como um antioxidante, ajudando na redução da inflamação ao combater os danos dos radicais livres. É necessário para a visão e saúde ocular, saúde da pele, saúde da tireoide, construção de ossos fortes, controle da regulação gênica, facilitação da diferenciação celular e suporte à função imunológica.
3. Prevenção da anemia:
Caso lute com qualquer tipo de anemia, que é frequentemente ligada à deficiência de ferro, então ele é um dos melhores alimentos para serem consumido. Contém uma poderosa combinação de folato, ferro e vitamina B12.
Estas são três vitaminas e minerais necessárias para superar a anemia naturalmente e prevenir ou tratar sintomas como baixa energia, fadiga, ciclos menstruais irregulares ou problemas neurológicos. Mulheres menstruadas, mulheres grávidas, mães que amamentam e vegetarianos / veganos devem ter um cuidado especial para conseguir a quantidade suficiente de de suas dietas.
4. Alta em vitamina B6, biotina e folato:
Além da vitamina B12, o fígado é rico em vitamina B6, biotina e folato. Estas vitaminas do complexo B, especialmente folato, ajudam o seu corpo com algo chamado metilação, bem como função celular. Uma importante reação dependente de folato no organismo é a conversão da metilação do desoxiuridilato em timidilato na formação do DNA, o que é necessário para a divisão celular adequada.
Quando esse processo é prejudicado, isso inicia a anemia megaloblástica, uma das marcas da deficiência de folato. Os benefícios de comer fígado também fornece quantidades menores de nutrientes, incluindo cobre, zinco, cromo e selênio, que têm benefícios de longo alcance para o seu metabolismo, sistema nervoso central e sistemas endócrinos.
5. Atua na fertilidade e durante a gravidez:
O fígado é praticamente o alimento perfeito para a gravidez, fornecendo proteínas, B12, ferro, folato e outros nutrientes essenciais para saúde reprodutiva e o desenvolvimento fetal.
As mulheres grávidas, ou mulheres que estão amamentando, precisam ainda mais do que a quantidade normal para ajudar no crescimento e desenvolvimento de seus bebês, incluindo o cérebro e os órgãos. O folato também é especialmente importante durante a gravidez, porque ajuda na prevenção dos defeitos congênitos. O folato auxilia na prevenção de defeitos do tubo neural e anormalidades graves do cérebro e da medula espinhal.
6. Ajuda com desintoxicação:
As vitaminas do complexo B, encontradas no fígado, especialmente o folato, ajudam nas funções celulares, auxiliando no apoio das vias de desintoxicação do corpo. Isso significa que o seu consumo realmente ajuda o nosso fígado a funcionar melhor. Na verdade, consumi-lo é realmente uma ótima forma de limpar o órgão, especialmente quando faz parte de uma dieta saudável, porque fornece ao seu corpo todos os nutrientes necessários para eliminar o desperdício do seu sistema.
7. Boa fonte de proteína:
Comer entre 28 à 85 gramas de fígado fornece cerca de sete a 21 gramas de proteína de qualidade. A proteína ajuda em dezenas de funções no corpo, incluindo a manutenção da massa muscular, que é especialmente importante à medida que envelhecemos.
Também precisamos de proteína suficiente para ajudar na reparação de tecidos, recuperação de exercícios, para crescimento e desenvolvimento durante a infância, para controlar nosso apetite, produzir hormônios, formar nossa pele e cabelos, e para muitos outros processos corporais.
8. Ajuda a combater muitas doença:
O Fígado tem sido usado extensivamente por médicos da medicina natural há anos. Na verdade, o cientista alemão Dr. Max Gerson criou algo chamado Protocolo Gerson, ou Terapia Gerson, que envolvia o seu uso. A terapia Gerson foi um protocolo de tratamento natural do câncer que foi usado para cada tipo de doença, bem como distúrbios digestivos, tuberculose e doenças cardíacas.
9. Fornece CoQ10:
benefícios de comer fígado bovino como o coração bovino foram constatado como fontes ricas de CoQ10. O CoQ10, que muitas vezes é tomada em forma de suplemento, é encontrada em maior concentração na mitocôndria das células, também chamada de “usina” da célula, porque ajuda na produção de energia.
A CoQ10 está associada à saúde cardiovascular, melhora da pressão arterial e da saúde vascular, melhoras na qualidade dos espermatozoides e óvulos, aumento da resistência, redução da inflamação e muito mais.
Órgãos de animais são onde a maior oferta de CoQ10 pode ser encontrada, embora a carne muscular e até mesmo alguns alimentos vegetais também contenham quantidades menores. Como nossos suprimentos de CoQ10 diminuem com a idade, comer fígado e outras carnes orgânicas é uma ótima maneira de manter seus níveis elevados, ajudando na diminuição os efeitos dos danos dos radicais livres e do estresse.
O Fígado é bom para você na forma de suplemento?
Para aqueles de vocês que não querem se aventurar no mundo de benefícios de comer fígado para saúde de vaca cru ou patê de galinha, recomendo que você tome um suplemento dessecado de qualidade.
Além disso, ao procurar por suplementos, você deve ter a certeza de que ele seja derivado de animais criados em pasto – exatamente como você faria ao comprar o próprio fígado. Você pode conseguir o seco em forma de pó ou comprimido em lojas de produtos naturais ou online. É um ótimo complemento para aqueles que lutam contra a anemia, baixos níveis de energia, fadiga adrenal, problemas de tireoide, doenças auto-imunes, má função celular e até mesmo câncer.