O ácido butírico, também conhecido como ácido butanóico ou BTA, é um ácido graxo saturado de cadeia curta encontrado na manteiga, leite cru, gorduras animais e óleos vegetais. Ele também é produzido e, portanto, encontrado em nossos cólons através da fermentação bacteriana de carboidratos como fibra alimentar.
O ácido butírico suporta a saúde e cura as células do intestino delgado e grosso. É também a fonte preferida de combustível para as células que revestem o interior do intestino grosso ou do cólon. O conteúdo BTA na manteia clarificado é um dos principais componentes que fornece todos esses maravilhosos benefícios deste produto.
O consumo de ácido butírico em alimentos como a manteiga clarificada ou na forma de suplementos tem demonstrado ajudar na digestão, aliviar a inflamação e melhorar a saúde gastrointestinal do corpo. As pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável e doença de Crohn foram beneficiadas pelo ácido butírico, e os estudos mostram-se promissores quando se trata de diabetes e resistência à insulina também.
A BTA também é conhecida como um potencial ácido graxo anticancerígeno, especialmente quando se trata de câncer de cólon. Fico feliz em contar mais sobre esse ácido graxo extremamente interessante e como ele pode melhorar a saúde do corpo!
O que é ácido butírico?
O ácido butírico é um líquido incolor que é solúvel em água e cientificamente falando, sua estrutura é de quatro ácidos graxos de carbono com a fórmula molecular C4H8O2 ou CH3CH2CH2COOH.
O ácido butírico tem outros nomes químicos, incluindo o ácido butanóico, o ácido n-butírico, o ácido n-butanóico e o ácido propilformico. Juntamente com os ácidos acético e propiônico, é responsável por aproximadamente 83% dos ácidos graxos de cadeia curta no cólon humano.
Benefícios do ácido butírico para saúde
A seguir veja os principais benefícios do ácido butírico pra saúde.
1. Ajuda perder peso
O ácido butanoico ganhou popularidade por sua capacidade de possivelmente ajudar as pessoas a perderem o peso indesejado. Evidências científicas mostraram que pessoas obesas (assim como pessoas que têm diabetes tipo II) têm uma composição diferente de bactérias intestinais.
Acredita-se que os ácidos graxos de cadeia curta desempenham um papel positivo junto com os probióticos na prevenção da síndrome metabólica, que quase sempre inclui a obesidade abdominal.
2. Prevenir o câncer colo retal
Vários estudos mostraram a capacidade do ácido butírico de combater o câncer, especialmente o câncer no cólon. Na verdade, foi constatada a capacidade de “modificar a arquitetura nuclear” e induzir a morte de células cancerígenas do cólon.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esta é provavelmente um enorme motivo pela qual o aumento do consumo de fibras tem sido associado a menos câncer de cólon, já que o consumo de uma maior quantidade de fibras pode se igualar a mais ácido butírico presente no cólon.
3. Tratar a síndrome do intestino irritável
Em geral, o ácido butírico pode ter um impacto muito positivo na saúde intestinal, o que afeta a saúde de todo o corpo. Ácidos graxos de cadeia curta, e podem manter o intestino saudável e selado, o que previne a síndrome do intestino permeável e todos os tipos de problemas ligados a um intestino permeável, como os sintomas da SII. Este é um tipo de distúrbio digestivo que é caracterizado por um grupo de sintomas comuns, incluindo alterações nos movimentos intestinais e dor abdominal.
4. Tratar a doença de crohn
A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) caracterizada por inflamação do revestimento do trato gastrointestinal, dor abdominal, diarreia grave, fadiga, perda de peso e desnutrição. Mais uma vez, esta é uma doença relacionada a um intestino permeável. Um estudo de 2005 foi pequeno, mas descobriu que “o butirato oral é seguro e bem tolerado, e pode ser eficaz na indução de melhora clínica/remissão na doenças de Crohn”.
5. Combater a Resistência à Insulina
Um estudo de 2009 analisou o efeito do ácido butírico na regulação da sensibilidade à insulina em ratos que consumiram uma dieta rica em gordura. O estudo concluiu que “a suplementação dietética de butirato pode prevenir e tratar a resistência à insulina induzida pela dieta em ratos.” Os pesquisadores também descobriram que os ratos tratados com butirato não tiveram nenhum aumento na gordura corporal e o suplemento de butirato realmente pareceu prevenir a obesidade.
6. Anti inflamatórios
Estudos mostraram os amplos poderes anti-inflamatórios do ácido butírico. Acredita-se que a BTA não só pode ajudar nos problemas inflamatórias, mas também pode ter uma capacidade útil de controlar as respostas imunológicas.
Como eu disse antes, a inflamação é a raiz da maioria das doenças, e é por isso que ter mais ácido butírico em seu corpo provavelmente beneficiaria muitas pessoas com vários problemas de saúde com raízes inflamatórias.
Como encontrar informações sobre ácido butírico e dosagem?
Foi demonstrado que um aumento no consumo de alimentos altamente processados, com baixo teor de fibras e com alto teor de açúcar diminui os níveis de produção de butirato no intestino grosso. Além disso, a suplementação com ácido butírico pode ser uma boa ideia caso não consiga consumir uma quantidade suficiente em sua dieta.
Efeitos colaterais do ácido butírico
É difícil encontrar quaisquer efeitos colaterais negativos documentados de suplementos de ácido butírico. Se você tomar e sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, pode ser necessário reduzir sua dosagem. Claro, se você tem quaisquer efeitos colaterais graves, então você deve interromper o uso e procurar atendimento médico imediato.
Caso esteja grávida ou amamentando, fale com seu médico antes de tomar um suplemento de ácido butírico. Converse também com seu médico caso tenha algum problema médico ou se já está tomando outros medicamentos antes de tomar um suplemento de BTA.