Os benefícios do ácido hialurônico são muitos, pois, é uma substância que está naturalmente presente no corpo humano e faz muito bem para pele. É encontrado nas concentrações mais altas em fluidos nos olhos e articulações.
É usado como medicamento é extraído de pentes de galo ou feito por bactérias no laboratório. As pessoas tomam Ácido-Hialurônico para vários distúrbios articulares, incluindo osteoartrite. Pode ser tomado por via oral ou injetado na articulação afetada por um profissional de saúde.
A FDA aprovou o uso de Ácido-Hialurônico durante certas cirurgias oculares, incluindo remoção de catarata, transplante de córnea e reparo de uma retina separada e outras ferimentos nos olhos. É injetado no olho durante o procedimento para ajudar a substituir fluidos naturais.
Também é usado como preenchedor labial em cirurgia plástica. Algumas pessoas aplicam Ácido-Hialurônico à pele para curar feridas, queimaduras, úlceras na pele e como hidratante.
Há também muito interesse em usar o Ácido Hialurônico para evitar os efeitos do envelhecimento. De fato, o Ácido-Hialurônico foi promovido como uma “fonte da juventude”. No entanto, não há evidências que sustentem a alegação de que tomá-lo por via oral ou aplicá-lo na pele pode prevenir alterações associadas ao envelhecimento.
Benefícios do Ácido Hialurônico Para Saúde:
Atua como uma almofada e lubrificante nas articulações e outros tecidos. Além disso, pode afetar a maneira como o corpo responde a lesões.
- Cataratas: Injetar no olho é eficaz quando usado durante a cirurgia de catarata por um cirurgião ocular.
- Feridas na boca: É eficaz no tratamento de feridas na boca quando aplicado na pele como um gel.
- Pele envelhecida: Algumas pesquisas sugerem que injetar um produto específico (Juvéderm Ultra Plus, Allergan) em linhas de sorriso reduz as linhas por até um ano.
- Osteoartrite: O Ácido Hialurônico pode ser eficaz para rigidez e dor nas articulações quando injetado na articulação por um profissional de saúde. Apesar de ser aprovado pelo FDA para o tratamento da osteoartrite por injeção, os resultados variam. Algumas pessoas relatam uma melhora moderada na rigidez articular e diminuição da dor com o tratamento com Ácido Hialurônico, mas isso nem sempre é o caso. Se pode atrasar ou diminuir o dano articular progressivo com o uso a longo prazo é desconhecido.
- Olho seco: Pesquisas anteriores mostram que a aplicação de um colírio específico (Hyalistil) pode aliviar o olho seco.
- Trauma do olho: Algumas pesquisas sugerem que pode ser injetado no olho para tratar a retina isolada ou outras lesões oculares.
- Curando feridas na pele e queimaduras: Pesquisas iniciais sugerem que a aplicação à pele pode ser útil no tratamento de queimaduras e feridas na pele.
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia do Ácido-Hialurônico para esses usos.
Como Utilizar o Ácido Hialurônico:
Normalmente o Ácido-Hialurônico presente na pele vai diminuindo com o envelhecimento, e, por isso, a hidratação e elasticidade da pele reduz o que causa o aparecimento de rugas, marcas e manchas na pele. Desta forma, para rejuvenescer a pele, é possível usar Ácido Hialurônico através de utilização de cremes, de comprimidos ou até mesmo através de injeções na pele.
1. Preenchimento do Rosto com Ácido Hialurônico Injetável:
O Ácido-Hialurônico injetável é um produto em forma de gel, recomendado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. Também é utilizado para o crescimento do volume dos lábios e bochechas e, para ajeitar olheiras e cicatrizes de acne.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Como aplicar: o Ácido Hialurônico deve ser sempre aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico em clinicas de dermatologia. O profissional faz minusculas picadas no local que se planeja utilizar o ácido e utiliza anestesia local para reduzir a sensibilidade e a dor das picadas. Este procedimento leva em média trinta minutos, não sendo preciso internamento;
- Resultados: Os resultados da sua utilização ocorrem de imediato após o procedimento, e duram entre seis meses até dois anos, dependendo do corpo de cada pessoa, da quantia de gel e da complexidade e quantidade de rugas.
Feito a utilização do ácido é comum aparecer dor, inchaço e hematoma no local, que normalmente desaparece ao fim de uma semana, no entanto para reduzir o incomodo pode-se utilizar gelo com uma compressa durante 15 minutos diversas vezes por dia.
2. Creme com Ácido Hialurônico:
O creme que possui Ácido-Hialurônico promove a hidratação da pele, pois retém enorme quantia de água, gerando à pele um visual firme e lisa. Este produto deve ser utilizado por homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade.
- Como aplicar: O creme com Ácido Hialurônico deve ser aplicado exclusivamente na pele, três a quatro vezes por semana, devendo-se passar uma baixa quantidade por todo o rosto, após realizar uma higienização da pele.
- Resultados: A utilização dos cremes com Ácido Hialurônico têm melhores resultados na prevenção do que no tratamento das rugas, no entanto, pode ser aplicado quando a pessoa já evidencia a pele enrugada, favorecido a hidratar a pele e te dando um aspeto muito mais saudável e jovem.
A utilização de cremes com este ácido normalmente não causa reações secundários, porém, em algumas pessoas, pode aparecer uma reação alérgica, levando a sintomas como pele avermelhada ou coceira e, nessas situações deve impedir a sua utilização e consultar o dermatologista.
3. Pílulas com Ácido Hialurônico:
As pílulas ou os comprimidos com Ácido-Hialurônico têm um intenso poder antienvelhecimento, pois contribuem com a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, porém, só devem ser usados por indicação do dermatologista, já que também podem ser utilizados para tratar problemas de olhos e ossos.
- Quando tomar: é preciso ingerir uma cápsula por dia com uma das refeições. Ao jantar, por exemplo e, apenas devem ser usados durante o tempo sugerido através do médico, sendo que normalmente não é ingerido por mais de três meses.
- Efeitos adversos: Normalmente, estes comprimidos com ação anti-rugas não provocam efeitos adversos, sendo segura a sua toma.
Além disso, este medicamento para além de tratar também diminui e retarda o aparecimento das primeiras rugas e das rugas mais profundas, tornando-as mais finas, por isso, pode se ingerir estes comprimidos ainda antes das rugas surgirem.
Efeitos Colaterais do Ácido Hialurônico
É PROVAVELMENTE SEGURO quando tomado por via oral, aplicado na pele ou administrado por injeção e de forma adequada. Raramente, pode causar reações alérgicas.
Precauções Especiais e Advertências:
A gravidez e mama: É EVENTUALMENTE SEGURA quando administrado por injeção durante a gravidez. No entanto, não se sabe o suficiente sobre a segurança quando tomado por via oral ou aplicado na pele durante a gravidez.
Fique do lado seguro e evite o uso. É POSSIVELMENTE INSEGURO quando administrado por injeção durante a amamentação. Os pesquisadores não sabem se isso afeta o leite materno e que efeito isso pode ter em uma criança.
Não há informações confiáveis suficientes sobre a segurança de tomar Ácido-Hialurônico por via oral ou aplicá-lo na pele se você estiver amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.