O ácido linoleico conjugado promove e beneficia a saúde de todo corpo humano. Enquanto muitos ouvem “manteiga e carne” e imediatamente pensam em ataques cardíacos e ganho de peso, a verdade é que todos os tipos de gorduras naturais são saudáveis e até mesmo benéficos quando você come versões de alta qualidade e os toma com moderação.
Este queimador de gordura e construtor do sistema imunológico se chama ácido linoleico conjugado, que é o nome dado ao grupo de substâncias químicas encontradas no ácido graxo chamado ácido linoleico.
Além disso, algumas das principais fontes na dieta incluem produtos lácteos integrais, carne bovina e manteiga. Embora a maioria das pessoas pense nesses alimentos como fontes “insalubres” de gordura saturada, eles também fornecem linoleico conjugado essencial, que é um tipo de gordura poli-insaturada que devemos obter de nossas dietas.
Benefícios do ácido linoleico conjugado para saúde:
1. Ajuda na perda de peso:
Você pode achar difícil acreditar, mas a manteiga é um alimento que queima a gordura e ele tem demonstrado ajudar na perda de gordura em muitos estudos com animais e alguns estudos em humanos, e é por isso que, em sua forma concentrada, é um dos suplementos de perda de peso mais populares do mundo.
De acordo com um relatório de 2009, acredita-se que o ácido linoleico conjugado reduz a adiposidade (gordura) devido ao seu impacto no 1) metabolismo energético, 2) adipogênese, 3) inflamação, 4) metabolismo lipídico e 5) apoptose.
2. Regula o açúcar no sangue e ajuda na melhora da função da insulina:
Há fortes evidências de que existe uma associação inversa entre o consumo de ácido linoleico conjugado na dieta de alguém e o risco de diabetes. A hipótese é que o CLA pode estar envolvido na regulação da insulina. Sabemos também que as melhores fontes de alimento do CLA, incluindo gorduras saudáveis como manteiga ou carne bovina alimentada com capim, podem estabilizar o açúcar no sangue e ajudar alguém a manter uma dieta baixa em carboidratos e baixo teor de carboidrato, que é benéfica para o controle do diabetes.
3. Contra o câncer:
O ácido linoleico conjugado demonstrou efeitos imuno-intensificadores e atividades anti-carcinogênicas em vários estudos em animais. O CLA presente nos alimentos com gordura saturada pode compensar os efeitos adversos do teor de gordura saturada e beneficiar em tudo, desde o controle do açúcar no sangue até a regulação hormonal e a prevenção natural do câncer.
4. Reduz alergias e sintomas de asma:
Consumir alimentos ricos em ácido linoleico conjugado ou tomar suplementos por 12 semanas parece melhorar os sintomas e o bem-estar em pessoas com sintomas sazonais de alergia.
Da mesma forma, algumas pesquisas mostram que, para pessoas com asma, o que pode ser um método de tratamento natural para sintomas relacionados à asma. Doze semanas de suplementação parecem melhorar a sensibilidade das vias aéreas e a capacidade de se exercitar.
5. Contra a artrite reumatoide:
Pesquisas iniciais sugerem que o ácido linoleico conjugado é benéfico para diminuir a inflamação e, portanto, doenças autoimunes como a artrite reumatóide. Além disso, tomar o linoleico sozinho ou junto com outros suplementos como a vitamina E beneficia aqueles com artrite, reduzindo os sintomas, incluindo a dor e a rigidez matinal.
Os marcadores de dor e inflamação, incluindo o inchaço, foram melhorados em adultos com artrite que tomam em comparação com os sintomas pré-tratamento ou com pessoas que não tomam, o que significa que ele pode tratar naturalmente a artrite.
6. Melhora a força muscular:
Embora as descobertas também tenham sido um pouco conflitantes, algumas pesquisas mostram que tomar ácido linoleico conjugado sozinho ou junto com suplementos como creatina e proteína de soro pode aumentar a força e melhorar a massa de tecido magro. É por isso que é frequentemente adicionado em alguns suplementos de musculação, pós de proteína ou fórmulas de perda de peso.
Melhores fontes de ácido linoleico conjugado:
De acordo com um relatório publicado por um órgão especializado, as principais fontes alimentares de ácido linoleico conjugado incluem:
- Manteiga de vacas alimentadas com capim (idealmente orgânica)
- Laticínios integrais, preferencialmente crus, como creme, leite, iogurte ou queijo
- Carne alimentada com capim (idealmente orgânica)
- Também encontrado em produtos lácteos de ovelhas ou cabras, além de vacas
- Encontrado em quantidades menores em cordeiros, vitela, peru e frutos do mar alimentados com pasto
Efeitos colaterais do ácido linoleico conjugado:
O ácido linoleico conjugado é considerado seguro quando consumido como parte de alimentos naturais integrais ou tomado por via oral em quantidades maiores que as encontradas nos alimentos. Para algumas pessoas, é possível que tomar suplementos possa causar efeitos colaterais como dores de estômago, diarreia, náusea e fadiga.
Com relação ao ácido linoleico conjugado para crianças, é melhor evitar dar suplementos aos seus filhos, pois, neste momento, não há evidências suficientes que o uso prolongado é seguro. No entanto, fontes alimentares como manteiga e carne bovina são definitivamente seguras e incentivadas, mas também importantes nutrientes para o crescimento e desenvolvimento, incluindo várias vitaminas, minerais e proteínas.