O alho preto possui muitos nutrientes que são capazes de tratar e prevenir várias doenças. Antes considerado um ingrediente secreto encontrado apenas nas prateleiras dos mercados de especialidades e nos cardápios de restaurantes sofisticados.
O alho preto tornou-se recentemente um dos favoritos dos apreciadores de culinária que desejam aumentar o sabor e o conteúdo nutricional de seus pratos.
Este ingrediente único é feito de Allium sativum, ou alho normal, e ainda compartilha muitos dos mesmos benefícios que o alho cru, desde a preservação da função cognitiva até a proteção da saúde do coração e muito mais.
No entanto, existem muitas diferenças entre os dois, com o alho preto possuindo uma maior concentração de antioxidantes e uma textura, sabor e aroma distintos.
Também é super versátil, delicioso e fácil de fazer em casa, usando somente alguns ingredientes simples, oferecendo vários motivos para adicionar essa erva à seu jantar.
O Que é alho preto?
O alho preto é produzido permitindo que o alho normal envelheça em temperaturas entre 140 e 170 graus centígrados por um período de três a quatro semanas.
Isso permite que ele passe pela reação de Maillard, um processo químico que ocorre entre os aminoácidos e os açúcares redutores.
Essa reação não proporcionar uma cor escura, textura mastigável e sabor e aroma distintos ao alho , mas também aumenta ainda mais o valor nutricional desse superalimento.
O sabor do alho preto é geralmente descrito como picante com um sabor balsâmico e xaroposo. Funciona bem em pratos salgados e doces e pode ser usado em tudo, desde misturas de carne a sobremesas.
Está até disponível em pó para fornecer uma dose extra de sabor com o mínimo de esforço necessário.
Querendo saber onde comprar alho preto? Graças à sua crescente popularidade, você pode encontrar o alho preto em muitos grandes varejistas e mercados asiáticos especializados.
Para uma alternativa conveniente, você também pode comprá-lo on-line e recebe-lo diretamente em sua porta.
Além disso, caso o custo do alho preto lhe assuste, você pode até mesmo fazê-lo em casa com apenas alguns ingredientes.
Só é preciso um pouco de alho fresco, uma panela de arroz e um pouco de paciência, e você poderá desfrutar deste ingrediente em pouco tempo.
História:
Apesar de só recentemente ganhar popularidade, o alho preto tem sido usado medicinalmente há séculos. Segundo a mitologia chinesa, acreditava-se conceder imortalidade.
Ele também tem sido usado por suas propriedades de promoção da saúde em outros países asiáticos, como a Coréia e a Tailândia, onde é adicionado a uma variedade de produtos, incluindo bebidas energéticas e chocolates.
O alho preto só ganhou atenção internacional nos últimos anos, no entanto.
Ele tem sido apresentado como um ingrediente especial em competições de culinária e desenhos animados e lentamente entrou em mais menus e mesas de jantar nos últimos anos.
Hoje, tornou-se um ingrediente muito procurado que é valorizado por seu delicioso sabor e extensos benefícios para a saúde.
Uma vez que é considerada uma descoberta rara, mesmo em lojas especializadas, mais e mais varejistas estão começando a comercializar o alho preto.
Valor nutricional:
O alho preto contém uma dose concentrada de antioxidantes, com alguns estudos sugerindo que pode conter mais do que o alho normal.
Comparado ao alho fresco, também é um pouco maior em calorias, gordura e fibras, além de sódio e ferro, e um pouco mais baixo em carboidratos e vitamina C.
Duas colheres de sopa de alho preto contém aproximadamente:
- 40 Calorias;
- 4 Gramas de carboidratos;
- 1 Grama de proteína;
- 2 Gramas de gordura;
- 1 Grama de fibra dietética;
- 160 Miligramas de sódio (7 por cento DV);
- 0,64 Miligramas de ferro (4 por cento DV);
- 2,2 Miligramas de vitamina C (4 por cento DV);
- 20 Miligramas de cálcio (2 por cento DV);
Para comparação, duas colheres de sopa de alho cru contém aproximadamente:
- 25 Calorias;
- 5,6 Gramas de carboidratos;
- 1 Ggrama de proteína;
- 0,1 Grama de gordura;
- 0,4 Gramas de fibra dietética;
- 5,2 Miligramas de vitamina C (9 por cento DV);
- 30 Miligramas de cálcio (3 por cento DV);
- 0,3 Miligramas de ferro (2 por cento DV);
- 3 Miligramas de sódio (0 por cento DV).
Benefícios:
1. Rico em antioxidantes:
Antioxidantes são compostos que podem ter um efeito poderoso na saúde.
Eles trabalham neutralizando os radicais livres nocivos para prevenir o estresse oxidativo e danos às células.
Não só isso, mas uma pesquisa mostra que os antioxidantes podem reduzir o risco de desenvolver certos tipos de doenças crônicas, incluindo doenças coronarianas, câncer e diabetes.
O alho é repleto de antioxidantes que combatem doenças, mas alguns estudos mostram que o alho preto pode conter ainda mais.
De acordo com um estudo da Coreia do Sul, permitir que o alho envelheça durante um período de 35 dias para formar alho preto provoca um aumento significativo no teor de antioxidantes, atingindo os níveis máximos de antioxidantes no 21º dia de envelhecimento.
2. Combate o crescimento do câncer:
Os antioxidantes encontrados no alho preto podem ter uma série de efeitos benéficos na saúde, especialmente quando se trata de prevenir o desenvolvimento de problemas crônicas como o câncer.
Esses antioxidantes ajudam no bloqueio do acúmulo de radicais livres para inibir o crescimento e a disseminação de células cancerígenas no corpo.
Um estudo in vitro de 2014 mostrou que o extrato de alho preto envelhecido foi capaz de efetivamente matar e reduzir o crescimento de células de câncer de cólon.
Da mesma forma, outro estudo relatou que o extrato de alho preto envelhecido também diminuiu o crescimento e a disseminação de células de leucemia.
Embora pesquisa em humanos seja limitada, outros estudos em animais sugerem que o alho preto também pode ter efeitos terapêuticos no câncer de pulmão e no câncer de estômago.Isso não deve ser uma surpresa, já que o alho e outras ervas estão entre os principais alimentos que combatem o câncer.
3. Aumenta a saúde do coração:
Um dos benefícios mais conhecidos do alho é a sua capacidade de proteger e melhorar a saúde do seu coração .
O alho preto também pode melhorar a saúde do coração , com alguns estudos mostrando que pode ser tão eficaz quanto o alho cru.
Um estudo em animal de 2018 comparou os efeitos do alho preto e alho cru na recuperação da saúde do coração após danos causados por isquemia, ou falta de fornecimento de sangue para os músculos do coração .
Curiosamente, os pesquisadores descobriram que tanto o alho cru quanto o alho preto exibiam efeitos cardio protetores e eram igualmente eficazes na minimização dos danos ao coração .
Outro modelo animal na Coréia também mostrou que o alho preto foi capaz de diminuir os níveis de colesterol e triglicérides elevados para reduzir o risco de doença cardíaca.
4. Preserva a função cognitiva:
Assim como o alho comum, o alho preto pode ter um efeito poderoso na saúde do cérebro. Por ser rica em antioxidantes, pode aliviar a inflamação e pode ajudar na prevenção de problemas cognitivas como a demência, a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Um estudo animal recente publicado numa revista especializada mostrou que o extrato de alho envelhecido melhorou a memória em ratos cognitivamente debilitados, além de ajudar na diminuição da inflamação no cérebro também.
Outro estudo em animais fora da Indonésia também descobriu que o alho preto protegia contra o estresse oxidativo e impedia o comprometimento da memória após a administração de glutamato monossódico, ou MSG, em ratos.
5. Estabiliza o açúcar no sangue:
Manter altos níveis de açúcar no sangue pode vir com uma série de efeitos negativos na saúde. A curto prazo, pode causar sintomas de diabetes como micção frequente e fadiga. A longo prazo, pode até causar disfunção renal, infecções de pele e maior risco de doença cardíaca.
Adicionar alho preto em uma dieta saudável e equilibrada é uma maneira simples de ajudar no mantimento dos níveis normais de açúcar no sangue.
O estudo animal mencionado acima mostrou que o extrato de alho preto não só foi eficaz na redução dos níveis de colesterol no sangue e triglicerídeos em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, mas também foi capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Enquanto isso, um estudo em animais relatou que os altos níveis de antioxidantes no alho preto também podem ser úteis na prevenção de complicações do diabetes.
6. Impulsiona a imunidade:
Seu sistema imunológico desempenha um papel crucial na sua saúde do corpo. Ela afasta doenças e infecções e pode até prevenir doenças crônicas também.
Os antioxidantes encontrados no alho preto aumentam a imunidade combatendo os radicais livres, reduzindo a inflamação e prevenindo o dano oxidativo às suas células.
Um estudo in vitro de 2012 avaliou as diferenças entre alho preto e cru e seus efeitos individuais na função imunológica.
O alho preto não só apresentou as propriedades anticancerígenas e antioxidantes mais fortes, mas também teve um efeito mais poderoso no estímulo da imunidade.
Esses benefícios de reforço imunológico podem ter efeitos de longo alcance em vários aspectos da saúde e podem ajudar no tratamento de tudo, desde alergias a doenças autoimunes e infecções agudas.
Alho preto vs. alho cru:
Embora o alho preto seja feito de alho cru que foi “fermentado” em um ambiente quente, controlado por umidade durante um período de várias semanas, existem várias diferenças notáveis entre o alho preto e cru em termos de benefícios à saúde e sabor. Nutricionalmente, as diferenças entre alho preto e cru são mínimas.
Alho cru é menor em calorias e contém menos sódio com um pouco mais de vitamina C. O alho preto, por outro lado, contém mais fibras e ferro e é um pouco menor em carboidratos.
cru também tende a ser mais alto em alicina, um dos principais compostos encontrados no alho , que é responsável por muitos de seus potenciais benefícios para saúde, bem como pelo seu sabor e aroma característicos.
No entanto, também é menor em antioxidantes, com estudos mostrando que o alho preto realmente contém uma quantidade mais concentrada desses compostos de combate à doença.
Em termos de sabor, o alho preto tem um sabor muito diferente do alho cru.
Geralmente é descrito como doce, picante e xaroposo, com uma textura mais macia que o alho normal.
O alho preto e o alho assado são ideais, portanto, pode adicionar um toque de sabor e profundidade a alimentos como molhos, temperos, molhos e marinadas.
Como fazer alho preto:
Infelizmente, o preço do alho preto pode afastar muitas pessoas de experimentar este ingrediente delicioso e cheio de nutrientes. Além disso, encontrar o alho preto para venda também pode ser um desafio e pode exigir que procure um pouco além de sua mercearia local.
Fazer o seu próprio em casa é uma maneira simples e econômica de aproveitar os benefícios do alho preto sem gastar uma fortuna. Além disso, coloca possui controle completo, minimizando o risco de aditivos alimentares e conservantes em sua dieta.
Quer saber como fazer alho preto? Uma das maneiras mais fáceis envolve somente dois ingredientes: algumas cabeças de alho e uma panela de arroz.
Basta jogar o alho na panela de arroz, ligar o fogo e garantir que está ajustado para a função “manter aquecido” em vez da função “cozinhar arroz”.
Depois, espere apenas 3 a 4 semanas e deixe que o alho preto se forme lentamente.
Você também pode usar uma caixa de fermentação ou fogo lento e definir a temperatura entre 60 e 76 graus celsius.
O alho preto pode ser armazenado em temperatura ambiente, mas é melhor armazená-lo na geladeira para prolongar ainda mais sua vida útil.
Uma vez refrigerado, pode durar até um mês sem perder seu sabor e aroma distintos.
Usos do alho preto:
Muito parecido com o alho normal, o alho preto é incrivelmente versátil.
Ele pode ser usado na maioria dos pratos onde você usaria alho assado e funciona bem para incrementar o sabor de pratos salgados como carnes e molhos.
Você também pode machucá-lo com azeite para fazer uma pasta de óleo de alho preto que pode ser usado em tudo, desde marinadas e crostinis.
Caso esteja se sentindo ainda mais aventureiro, pode até tentar fazer sorvete de alho preto, biscoitos ou brownies.
Para uma maneira ainda mais fácil de adicionar uma rápida explosão de sabor e nutrientes, experimente o alho preto em pó.
Disponível na maioria dos grandes varejistas, assim como on-line, polvilhar somente uma pitada desse pó é a maneira perfeita de infundir o sabor doce e único do alho preto em praticamente qualquer receita.
Adicione em misturas de carne para preparar um hambúrguer ou use para aumentar o sabor de guisados, pratos de massa ou guisados.
Precauções:
Embora o alho preto seja geralmente considerado seguro para o consumo, existem alguns efeitos colaterais que precisam ser considerados.
Assim como o alho comum, pode irritar o trato gastrointestinal e causar sintomas como azia, gases, náusea, diarreia e odor corporal, especialmente quando consumidos em grandes quantidades.
Caso observe estes ou quaisquer outros efeitos colaterais adversos após consumir alho fresco, considere diminuir seu uso e verificar se os sintomas persistem.
Algumas pessoas também podem sentir sintomas de alergia alimentar depois de consumirem alho .
Alguns dos efeitos colaterais mais comumente relatados incluem asma, corrimento nasal ou problemas de pele como dermatite.
Caso acredite que pode ter uma alergia ao alho , você deve interromper o uso e conversar com um profissional de saúde confiável.
O alho preto também pode diminuir a pressão arterial e aumentar o risco de sangramento.
Caso esteja tomando anticoagulantes ou medicamentos para pressão alta, é melhor manter seu consumo com moderação para evitar interferir em seus medicamentos.
Pensamentos finais:
O alho preto é feito permitindo que o alho cru envelheça em um ambiente controlado entre 60 e 76 graus celsius por um período de várias semanas, dando-lhe um sabor doce único e textura macia.
Em comparação com o alho fresco, o alho preto contém uma maior concentração de antioxidantes, bem como certas vitaminas e minerais, como o ferro.
Alguns dos potenciais benefícios do alho preto para saúde incluem redução do crescimento do câncer, melhor saúde do coração , melhor função cognitiva, níveis regulares de açúcar no sangue e melhor saúde imunológica. Muito parecido com alho cru, é baixo em calorias, mas contém um pouco de fibra, sódio, ferro e vitamina C.
Você pode encontrá-lo em lojas especializadas ou on-line ou pode até mesmo fazê-lo em casa usando uma panela de arroz e permitindo que envelheça durante um período de três a quatro semanas.
Adicione o alho em uma dieta saudável para aproveitar os nutrientes distintos e propriedades promotora da saúde que cada um tem para oferecer.