17 incríveis benefícios do Aspargo, para que serve e como usar no dia-a-dia. Pois, o Aspargo possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Aspargo é cientificamente conhecido como Asparagus officinalis, e pertence à família dos lírios e são valorizados pelas suas propriedades terapêuticas.
É derivado de uma palavra grega que significa ” broto ” e cerca de 300 espécies diferentes deste broto existem em todo o mundo.
O Aspargo está disponível em cores brancas, verdes e roxas. O Aspargo branco é cultivado longe da luz solar e, portanto, é deficiente do pigmento verde, clorofila. O Aspargo roxo é carregado com fitoquímicos e antocianinas que fornecem a cor única ao vegetal.
Valor Nutricional do Aspargo:
- Calorias 1,5 kcal;
- Carboidratos 0,29 g;
- Proteínas 0,17 g;
- Gorduras totais 0,01 g;
- Gorduras saturadas 0 g;
- Fibra alimentar 0,16 g;
- Sódio 0,15 mg.
Benefícios do Aspargo
Gestantes:
O alto teor de Ácido Fólico no Aspargo ajuda a reduzir o perigo da criança nascer com baixo peso, e também previne defeitos congênitos durante a gravidez. Esse Ácido é essencial para o crescimento do feto.
Aparelho Digestivo:
O Aspargo contêm quantidades significativas de inulina, um nutriente que é um tipo de carboidrato digerido apenas no intestino grosso, onde é alimentado por uma espécie de bactéria boa. A inulina do Aspargo ajuda na absorção melhorada de nutrientes e o risco reduzido de câncer de estômago e alergias.
Laxante: O Aspargo também é um bom fornecedor de Fibra dietética que ajuda no bom funcionamento do intestino, devido as suas propriedades laxantes.
Células Cancerígenas:
O Aspargo contém uma certa variedade de nutrientes conhecidos como saponinas. Estudos demonstraram que as saponinas obtidas no Aspargo possuem propriedades anti-câncer e anti-inflamatórias.
Controlar diabetes:
Os nutrientes anti-inflamatórios presentes no Aspargo, ajudam na redução do risco de doenças crônicas da saúde, incluindo a diabetes tipo 2. Este efeito benéfico do Aspargo é atribuído à presença do mineral cromo, que desempenha um papel vital na regulação dos níveis de açúcar no sangue
Ressaca:
O extrato de Aspargo contém aminoácidos essenciais que são eficazes na cura da ressaca. Uma ressaca refere-se ao efeito fisiológico causado devido a presença de álcool no sangue, e os antioxidantes do Aspargo agem eliminando essas toxinas.
Saúde Ocular:
O Aspargo é uma boa fonte de VitaminaA, o que é essencial para uma visão saudável. Devido à presença de antioxidantes, o Aspargo ajuda defender a retina dos danos causados pelos radicais livres.
Doenças Reumáticas:
A artrite reumatóide é uma condição crônica que causa inflamação das articulações. Estudos demonstraram que o consumo de alimentos ricos em folatos, como o Aspargo, e que também possui propriedades anti-inflamatórias, ajuda a aliviar as dores causadas pela artrite.
Rico em Rutina:
O Aspargo também é uma rica fonte de rutina, um flavonóide que possui propriedades anti-inflamatórias e que é usado para tratar hemorróidas e prevenir a coagulação do sangue. Ele aumenta a permeabilidade dos capilares, fortalece os vasos sanguíneos e os protege da fragilidade.
Doenças Respiratórias:
O Aspargo também é conhecido por sua efetividade na cura de bronquite e tuberculose. As propriedades do Aspargo melhoram o funcionamento dos tecidos pulmonares e ajuda no tratamento de infecções da garganta também.
Doenças Neurodegenerativas:
Estudos forneceram evidências de que o Aspargo é eficaz no tratamento de doenças neurodegenerativas como doenças de Alzheimer, Parkinson e Huntington. Estes efeitos benéficos do Aspargo são atribuídos à presença de fitoestrógenos que possuem certos efeitos neuroprotetores.
Benefícios do Aspargo Para Aliviar Depressão:
Uma pesquisa científica mostrou a eficácia do Aspargo como anti-ansiedade e antidepressivo. Isso ajuda a melhorar a memória, aumenta a produção e a secreção de estrogênio, e tem um efeito revitalizante e calmante no sistema nervoso.
Epilepsia:
A epilepsia é uma doença crônica que afeta o cérebro e leva a convulsões recorrentes. O cérebro transmite sinais anormais como resultado de mudanças irreversíveis nos tecidos do cérebro. A raiz de Aspargo podem ser usadas como antiepilépticas para curar os sintomas da epilepsia.
Infecções no Trato Urinário:
Estudos mostram que o Aspargo possui efeito anti-urolitíaco, o que ajuda a curar infecções do trato urinário. Devido às propriedades diuréticas do Aspargo, o seu consumo aumenta a freqüência e o volume da micção. Isso ajuda a desintoxicar e eliminar os resíduos tóxicos do corpo.
Colesterol:
Estudos têm apoiado o fato de que a riqueza de antioxidantes no Aspargo tem potencial para tratar o estresse oxidativo, juntamente com outros distúrbios, como hiperlipidemia e hipercolesterolemia. Essas doenças indicam a presença de alto teor de gordura e colesterol no organismo.
Aliviar os Sintomas da Menstruação:
Um extrato de Aspargo pode ser usado efetivamente para aliviar a inchaço pré-menstrual. A presença de nutrientes essenciais no Aspargo ajuda a reduzir as cólicas menstruais. Também ajuda a controlar a perda de sangue e manter o equilíbrio hormonal durante a menstruação.
Trombose:
O Aspargo é rico em vitaminas do complexo B que ajudam na manutenção de níveis saudáveis de homocisteína, que é produzida no sangue. Uma deficiência de vitamina B no corpo pode elevar os níveis de homocisteína e aumentar o risco de danos aos vasos sanguíneos, ocasionando trombose venosa.