O Beta-sitosterol é uma das várias substâncias vegetais conhecidas como fitoesteróis. É semelhante em estrutura química ao colesterol que seu corpo produz.
Naturalmente encontrado nas plantas, o beta-sitosterol pode ser consumido através de fontes alimentares, como óleos vegetais, nozes, sementes e legumes. Também está disponível na forma de suplemento e emulsão lipídica.
O Beta-sitosterol é por vezes utilizado para reduzir o colesterol elevado . Também foi estudado para uma série de outras condições de saúde. Este artigo revisará seus usos potenciais, efeitos colaterais, dosagem e muito mais. 1
Este artigo discutirá os todos os benefícios do beta-sitosterol para saúde.
Alimentos ricos em Beta-Sitosterol
O Beta-sitosterol é encontrado em alimentos vegetais. Muitos alimentos ricos em Beta-sitosterol, incluindo nozes , óleos, trigo e feijão.
Boas fontes alimentares de beta-sitosterol incluem:
- Óleos vegetais
- Ervilhas
- Abacates
- Amendoim
- Amêndoas
- Feijão
- Soja
- Germe do trigo
- Nozes
- Lentilhas
Há muitas maneiras de incluir esses e outros alimentos que contêm Beta-sitosterol em sua dieta. Embora as nozes sejam ótimos lanches, os feijões ou as lentilhas podem ser ótimos acompanhamentos. Acredita-se que cozinhar com óleo vegetal seja saudável para o coração.
Quais são os benefícios do Beta-Sitosterol
A seguir veja a lista dos principais benefícios do beta-sitosterol para saúde.
1. Ajuda na perda de peso
Além disso, auxilia na dieta, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Como resultado, o beta-sitosterol ajuda na perda de peso, além de melhorar a imunidade e a prevenção de doenças cardíacas.
2. Regula colesterol alto
O tratamento do colesterol alto é provavelmente o seu melhor benefício . Vários estudos são relatados indicando sua capacidade de diminuir os níveis de LDL, ou colesterol ruim. Beta-sitosterol não parece afetar os níveis de HDL ou colesterol bom, ou triglicerídeos.
O esterol da planta funciona reduzindo a absorção do colesterol no intestino em cerca de 50%, produzindo o seu excretado, pelo que há menos circulação na corrente sanguínea.
2 Ajuda na saúde da próstata
Tem uma longa história de uso na Europa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Estudos descobriram que o beta-sitosterol reduziu os sintomas do aumento da próstata , como a redução do fluxo urinário. Parece funcionar bloqueando a produção de diidrotestosterona que desencadeia o crescimento das células da próstata.
O relatório também observou que reduziu o crescimento e disseminação de células cancerosas na próstata e induziu a apoptose, que é o processo no qual as células cancerosas se auto destruam.
Estes estudos envolveram animais isolados ou células de câncer de próstata, mas o benefício terapêutico em humanos ainda não está firmemente estabelecido.
3. Previne doenças cardíaca
O colesterol é uma das principais causas de doença cardíaca. O colesterol é necessário para um sistema que funciona corretamente, mas muito é perigoso. Seu fígado só pode eliminar uma certa quantidade de colesterol e, quando há excesso, adere às artérias, contribuindo para o acúmulo de placas que podem causar aterosclerose e endurecer as artérias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Quando as artérias ficam entupidas e a falta de oxigênio no coração produz um ataque cardíaco.
4. Auxilia o sistema imunológico
Estudos mostraram que níveis inadequados de beta-sitosterol levam a um sistema imunológico comprometido sobrecarregando seu corpo com anticorpos perigosos que limpam e atacam células saudáveis. Além disso, os esteróis vegetais são as únicas substâncias naturais testadas para estimular as células.
As células T eliminam invasores e infecções exógenas, incluindo células anormais, como as células cancerígenas. Essa superprodução interrompe a resposta auto-imune adequada e causa doenças crônicas, como lúpus, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatóide e psoríase.
5. Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue
O beta-sitosterol proporcionou efeitos antioxidantes e antidiabéticos. Os resultados mostraram que o beta-sitosterol reduziu os níveis de açúcar no sangue nos ratos, possivelmente devido ao aumento da resposta à insulina .
Em outro estudo, ratos com diabetes que tomaram 20 miligramas/quilogramas de beta-sitosterol por dia normalizaram os níveis de açúcar no sangue e de insulina ao final de 30 dias de ingestão do suplemento.
São necessários ensaios em humanos sobre os efeitos do beta-sitosterol no diabetes. Embora os resultados dos ensaios em animais tenham sido encorajadores, não se pode afirmar com certeza que o beta-sitosterol irá melhorar os resultados das pessoas com diabetes.
6. Regula os níveis de triglicerídeos
Os benefícios do beta-sitosterol foram comprovados para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, contribuindo assim para um coração saudável e um sistema circulatório eficiente . Eles imitam o colesterol em sua estrutura, mas ele serve uma função biológica muito diferente.
Suas semelhanças permitem que você limite a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo, dando ao fígado mais tempo para capturar e eliminar o colesterol circulante.
7. Combate câncer
Em um estudo, eles descobriram que o beta-sitosterol isolado da planta de asclepias curassavica inibiu o crescimento de células de câncer de cólon humano.
Algumas pesquisas indicam que também pode combater o câncer de mama. Em relatórios oncológicos, verificou-se que induziu a apoptose em células de câncer de mama.
A apoptose é um tipo de morte celular programada que é fundamental para impedir a proliferação de células cancerígenas. É importante ter em mente que mais pesquisas são necessárias antes que possam ser recomendadas para o tratamento ou prevenção de qualquer tipo de câncer.
8. Reduz a diabete alto
Alguns estudos em animais sugerem que esteróis e esterolinas podem ajudar a reduzir fatores de risco para o diabetes e ajudar a controlar os sintomas a longo prazo do diabetes .
Em hiperglicêmicos (glicemia alta) e ratos de glicose de sangue normal, compostos de esterol e sterolin que ambos reduziram o jejum níveis de glicose do sangue, e aumento dos níveis de insulina jejum. Isto parece ser devido à estimulação das células-beta dentro do pâncreas que produzem insulina.
9. Aumenta a imunidade
Outras funções do beta-sitosterol são melhorar a imunidade aumentando a atividade de células que atuam matando microrganismos invasores, auxiliando no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.
10. Previne contras as rugas
Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, promovendo a prevenção de rugas, reduzindo o relaxamento e imperfeições da pele.
11. melhora a hiperplasia prostática benigna
O beta-sitosterol pode ajudar no tratamento do aumento da próstata. Esta condição também é conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB) e pode bloquear o fluxo de urina.
Embora a pesquisa esteja desatualizada, o beta-sitosterol tem sido associado à melhora dos sintomas em homens (sexo atribuído no nascimento) com HBP.
Uma revisão sistêmica de estudos totalizando 519 homens com HBP descobriu que o beta-sitosterol melhorou os sintomas urinários . Não se sabe exatamente como o beta-sitosterol melhora a HBP, mas acredita-se que atue reduzindo a inflamação na próstata.
O beta-sitosterol não pode tratar diretamente a HBP por si só. Os medicamentos tradicionais usados para tratar esta condição podem ajudar a tratar o fluxo urinário diminuído ou hesitante.
Outros benefícios do beta-sitosterol
O beta-sitosterol também foi estudado nas seguintes condições:
- Asma
- Enxaqueca
- Perda de cabelo
- Inflamação
- Artrite reumatoide