O Caju é uma boa fonte de gorduras dietéticas, que são essenciais para o nosso corpo absorver a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K, e produzir ácidos graxos que são vitais para o desenvolvimento do cérebro e da coagulação do sangue.
Essas gorduras saudáveis incluem gorduras monoinsaturadas MUFA e gorduras poliinsaturadas PUFA.
Esses nutrientes são bons para o coração e ajudam a reduzir o colesterol ruim (colesterol LDL) se consumidos em quantidades apropriadas.
O colesterol LDL pode aumentar como resultado do consumo excessivo de gorduras saturadas, Representando uma grande ameaça para doenças cardiovasculares como a aterosclerose ou o endurecimento das artérias.
Estudos demonstraram que a escolha de gorduras não saturadas sobre gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol HDL, reduz os níveis de triglicerídeos e diminui a pressão arterial também.
A inclusão de cajus pode fornecer essas gorduras insaturadas saudáveis para o corpo.
Valor Nutricional do Caju
Quantidade 100 gramas: Água 88,1%; Calorias 43Kcal; Proteína 1,0g; Carboidrato 10,3g; Fibra Alimentar 1,7g; Fósforo 16mg; Ferro 0,2mg; Potássio 124mg; Sódio 3mg; Vitamina B1; Vitamina b2; Vitamina B6; Vitamina B3; Vitamina C.
Benefícios do Caju para saúde
Saúde dos Músculos:
O Caju é uma boa fonte de magnésio, que é vital para o desenvolvimento saudável dos ossos, músculos, tecidos e órgãos do corpo.
O magnésio ajuda a manter a pressão arterial saudável, sustentar o sistema imunológico, manter a função nervosa e manter os ossos fortes.
Para Glicose:
O Caju também está envolvido em funções metabólicas, influencia a atividade da insulina e regula os níveis de açúcar no sangue.
Uma deficiência de magnésio altera o metabolismo do cálcio e os hormônios responsáveis pela sua regulação.
Contra Diabetes:
A presença de quantidades muito baixas de açúcar e nenhum colesterol nocivo nos cajus os torna seguros para pacientes diabéticos! Isso também ajuda na redução do risco de diabetes tipo 2.
Para Quimioterapia:
Uma pesquisa mostrou que a riqueza de antioxidantes, como ácidos anacárdicos, cardanóis e cardóis em cajus os torna efetivos para pessoas que fazem tratamentos para tumores e câncer.
O Caju tem uma forma de proteína que é absorvida para esses pacientes também.
Para os Glóbulos Vermelhos:
O Caju é ricos em cobre, o que ajuda no metabolismo, auxilia na formação de glóbulos vermelhos e ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico saudáveis.
Também é vital para o sistema nervoso e esquelético do corpo.
Uma deficiência de cobre no organismo pode resultar em osteoporose, batimentos cardíacos irregulares e anemia.
Saúde Óssea:
O Caju também fornecem fósforo que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos.
O fósforo também ajuda na síntese proteica, na absorção de carboidratos e gorduras, e na manutenção da saúde celular.
Para os Dentes:
O Caju também possuí fósforo, que é essencial para o desenvolvimento de dentes saudáveis. Além disso, o óleo de Caju ajuda no branqueamento dos dentes.
Tratar Anemia:
O Caju é uma fonte de ferro que é vital para transportar oxigênio ao corpo e auxiliar no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico.
Uma deficiência de ferro pode levar a fadiga corporal, anemia e uma maior susceptibilidade a infecções.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Cálculos Biliares:
Os cálculos biliares são depósitos de pedra que geralmente consistem em colesterol que se acumula na vesícula biliar.
A inclusão regular da castanha de Caju pode ajudar a diminuir o risco de formação de cálculos biliares.
Para o Sistema Imunológico:
O Caju contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, síntese protéica e cicatrização de feridas.
Durante a Gravidez:
O Caju contém propriedades extremamente importante durante a gravidez para o crescimento do bebê.
Além disso, o Caju também ajuda no desenvolvimento do bebê para mante-lo saudável durante seu crescimento.
Dores de Garganta:
O Caju tem propriedades adstringentes e é usado no tratamento de úlceras orais e remédio para dor de garganta e gripe.
Para Dores:
As folhas do cajueiro, quando fervidas com água, servem de antipirética e são utilizadas para o tratamento de dores e dores no corpo.
Além disso, o consumo diário de Caju ajuda a prevenir esse mal.
Perder Peso:
De acordo com a pesquisa de Harvard, duas porções de nozes por dia são úteis na luta contra doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Substituir gorduras e proteínas animais com as gorduras mono e poliinsaturadas encontradas nas castanhas é uma excelente maneira de gerenciar seu peso e reduzir a acumulação de gordura e colesterol no coração.
Para os Calcanhares:
O óleo extraído de sementes de Caju é amplamente utilizado na cura de calcanhares rachados. As sementes de caju em pó têm efeitos anti-veneno e são usadas para tratar mordidas de cobras também.
Tratar o Envelhecimento:
O Caju contém ácido anarcardico que é um antioxidante que limita os efeitos de pigmentação do envelhecimento e erradica as células cancerígenas.
Para os Cabelos:
O cobre é o mineral que ajuda seu cabelo a obter cor. Então, você pode contar com ajuda do Caju , pois, o Caju é rico em cobre e te dará os benefícios necessários para manter seu cabelo brilhoso e saudável.
Combater os Radicais Livres:
As castanhas de Caju ajudam o nosso organismo a utilizar adequadamente o ferro e a eliminar os radicais livres que causam problemas à saúde.
Melhorar as Atividades Sexuais:
Após algumas pesquisas, o Caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual.
O suco de Caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.
Evitar os Cálculos Biliares:
Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis.
Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol.
Estudos científicos têm encontrado que o consumo de Caju pode reduzir as chances de pedras em até 25%.
Para Pele:
O Caju é rica em cobre. Cobre ajuda na prevenção de radicais livres assim ajudando no rejuvenescimento da pele e remove pigmento.
Também melhora a flexibilidade nos ossos e articulações. Uma enzima presente no cobre chamada tirosinase auxilia na produção de melanina proporcionar cor à pele e cabelo.
Para o Coração:
Caju é rico em antioxidantes que por sua vez fornece grandes benefícios cardiovasculares.
Caju como mencionado antes contém gordura monoinsaturada que está na forma de ácido oleico.
Ele ajuda na redução do nível de triglicérides, uma substância que provoca grandes problemas relacionados com o coração e ataques.
Caju foi provado que reduzir o colesterol LDL( ruim) em 10-20% evitando assim a aterosclerose e reduzir a ocorrência de formação de praga nas artérias.
Caju também é uma fonte de ômega-3 ácidos graxos, que é conhecido por combater problemas cardíacos relacionados e impede arritmia cardíaca.
Assim, uma pessoa que sofre de problemas cardíacos deve adicionar o Caju em sua dieta.