Os benefícios do chá de pau d’arco são muitos, pois, contém muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O pau d’arco é nativo da América do Sul, onde tem sido usado para tratar uma ampla gama de problemas. Há relatos de usos medicinais do chá de pau d’arco que remonta a 1873. Além disso, o pau d’arco, também chamado tabebuia avellanedae, é uma árvore da família Bignoniaceae com madeira extremamente dura.
Pau d’arco também é chamado de “vareta do arco”. Isto porque a árvore foi realmente usada por índios sul-americanos nativos para fazer arcos de caça. A casca e a madeira da árvore são usadas externamente e internamente para tratar artrite, dor, inflamação da próstata, febre, disenteria, furúnculos e úlceras e vários tipos de câncer.
Chá de pau d’arco é uma árvore perene que tem flores cor de rosa. Existem quase 100 espécies de pau d’arco, mas somente algumas produzem material de alta qualidade; Além disso, são necessários coletores extremamente qualificados para saber quais espécies são mais eficazes. Além disso, a parte medicinal da árvore é a casca, especificamente o revestimento interno, chamado floema. Infelizmente, muitas empresas usam toda a casca, contendo também a madeira morta, o que naturalmente dilui a atividade do material.
Propriedades do chá de pau d’arco:
Contém vários compostos, incluindo quinoides, benzenoides e flavonoides. Além disso, estes compostos demonstraram atividade biológica contra organismos prejudiciais. Também tem uma quantidade significativa de lapachol, que vem do caule da árvore.
O lapachol também é usado por seus efeitos antioxidantes e antimicrobianos, mas algumas pesquisas sugerem que altas doses desse composto podem provocar efeitos colaterais perigosos, como a toxicidade reprodutiva. Também contém outra substância química chamada beta-lapachona, que também demonstrou toxicidade para organismos nocivos, semelhante ao lapachol.
Benefícios do chá de pau d’arco para saúde:
1. Reduz a dor:
Pesquisas mostram que o chá de pau d’arco tem o poder de reduzir naturalmente a dor em pacientes que sofrem de câncer e outros problemas de saúde graves. Tem a capacidade de diminuir a dor associada a vários tipos de câncer, especialmente câncer de próstata, fígado ou mama. A dor artrítica também é aliviada após o consumo.
2. Combate cândida:
O chá de pau d’arco ajuda o corpo no combate à cândida de maneira natural. Cândida , também conhecida como candidíase, é uma infecção por fungos comum que pode levar a muitos problemas de saúde, desde uma dor de garganta a problemas estomacais graves. O corpo normalmente produz levedura na boca, vagina, reto e trato digestivo, e em quantidades normais permanece inofensivo; no entanto, caso o equilíbrio natural do pH do corpo esteja alterado, os sintomas da cândida podem rapidamente crescer fora de controle.
3. Reduz inflamação:
Um sistema imunológico hiperativo resulta no corpo sendo inundado com células de defesa e hormônios que danificam os tecidos. As toxinas dietéticas e ambientais se acumulam no corpo, e isso ativa o sistema imunológico mantendo-o altamente reativo; é isso que leva à inflamação , que está na raiz da maioria das doenças. Ao reduzir a inflamação no corpo, você evita problemas sérios de saúde, como asma, artrite, doença de Crohn, doença de Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, altos níveis de colesterol e doença de Parkinson.
4. Cura úlceras:
As úlceras são queimaduras que se formam no revestimento da parte superior do trato gastrointestinal. Quando ocorrem no estômago, eles são chamados de úlceras gástricas. Caso se formem na primeira parte do intestino delgado, o duodeno, elas são referidos como úlceras duodenais.
Um estudo de 2013 descobriu que o extrato de chá de pau d’arco acelerou significativamente a cicatrização de úlceras gástricas induzidas por ácido acético em ratos, aumentando o conteúdo de muco e a proliferação celular. Isso sugere que o pau d’arco pode ser um tratamento para doenças ulcerosas pépticas em humanos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
5. Combate câncer:
Um dos benefícios mais conhecidos do chá de pau d’arco é sua capacidade de combater o câncer e aliviar a dor associada ao câncer. Um estudo em Boston, descobriu que o beta-lapachone, um dos principais compostos é um composto potencial que pode ser adicionado à quimioterapia para o câncer, particularmente para o câncer de próstata.
6. Fornece propriedades antivirais e antifúngicas:
O beta-lapochone presente no pau d’arco realmente inibe as enzimas nas células de vírus, o que afeta diretamente a síntese de DNA e RNA. O vírus não consegue mais controlar os processos reprodutivos da célula, de modo que não pode se replicar nem infectar outras células.
Além disso, o chá de pau d’Arco tem o poder de ajudar na cicatrização de feridas e infecções na pele. É comumente usados para reduzir a vermelhidão e inchaço devido a infecções e irritações na pele. Isso é por causa de suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.
7. Desintoxica o corpo:
O chá de pau d’arco desintoxica o corpo removendo substâncias tóxicas nocivas; Essas toxinas incluem metais pesados, pesticidas, conservantes e até resíduos da quimioterapia. O pau d’arco funciona como um desintoxicante por ter um efeito laxante. É conhecido por afrouxar os intestinos, o que ajuda na digestão e regularidade.
Quando comemos alimentos altamente processados, refinados ou “falsos”, nossos cólons ficam carregados com os restos insalubres desses alimentos. Por esse motivo, é vital consumir alimentos e bebidas desintoxicantes, como o pau d’arco, para manter um corpo limpo e saudável. Além disso, o consumo de chá de pau d’arco é uma das melhores formas de desintoxicação; vasos sanguíneos, o sistema linfático, células, tecidos e órgãos são todos desintoxicados, o que permite que o corpo funcionem de forma adequada e eficiente.
Como usar o chá de pau d’arco:
Ao comprar os produtos pau d’arco, leia atentamente os ingredientes. Às vezes, é difícil saber o que está nos produtos de pau d’arco, pois são rotulados como pau d’arco ou lapacho – mas nem sempre contêm chá de pau d’arco (que pertence à espécie Tabebuia). Em alguns casos, eles contêm as espécies parecidas, como Tecoma curialis.
Alguns rótulos de produtos afirmam que o produto contém a casca interna que algumas pessoas consideram mais eficaz. No entanto, na verdade, o produto contém somente casca externa. Por esse motivo, compre de empresas conceituadas que tenham rótulos claros de ingredientes. A parte mais potente da árvore é a casca interna, e deve ser envelhecida após a colheita para maximizar sua eficácia; no entanto, muitas empresas tentam vender a casca externa ou colhê-la de árvores imaturas.
Consumir altas doses pode levar a náuseas, diarreia e tontura, por isso é importante começar com uma dose muito pequena e observar como seu corpo reage. Além disso, caso seu corpo seja sensível demais para beber ou tomar suplementos, você ainda pode usar o produto externamente para tratar infecções.
Como fazer o chá de pau d’arco:
INGREDIENTES:
- Água;
- Cascas do Pau D’arco;
MODO DE PREPARO:
- Coloque 2 colheres de chá de casca em 4 xícaras de água fervente;
- Além disso, deixe a casca descansando na água fervente por 20 minutos;
- Retire o fogo e deixe esfriar por pelo menos 1 hora;
- Além disso, coe a água.
Beba chá de pau d’arco em pequenas porções ao longo do dia, ou use água de chá para uso externo e descarga vaginal. Além disso, caso contrário, pode ser comprado on-line ou em sua loja de alimentos naturais (peça a um gerente que faça um pedido especial se não estiver em estoque).
Efeitos colaterais do chá de pau d’arco:
Quando consumido em altas doses, é possivelmente inseguro e pode causar náuseas, vômitos, diarreia , tontura e hemorragia interna. Caso esteja usando lembre-se de acompanhar suas doses e fale com seu médico caso note algum desses efeitos colaterais. Além disso, as mulheres que estão grávidas ou em amamentação não devem usar porque não há informações suficientes sobre a segurança desses produtos.
Pode atrasar a coagulação e interferir no tratamento em pessoas com distúrbios hemorrágicos; Isso pode aumentar as chances de contusões também. Isso também pode aumentar a chance de sangramento durante e após a cirurgia.
Além disso, não deixe de usar o pau d’arco pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada; evite também o uso de medicamentos para coagulação do sangue, como anticoagulantes e anti agregantes plaquetários.