Os benefícios do chá de sálvia são diversos, pois ele possui ricas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo pois ele possui a capacidade de reduzir a ansiedade, prevenir o câncer, atenuar os sintomas da menopausa, desintoxicar o corpo, ajudar na perda de peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar o apetite, acalmar o estômago e estimular o sistema imunológico.
A sálvia contém um composto químico volátil chamado tujona que pode ser perigoso quando consumido em grandes quantidades. No entanto, o consumo moderado, especialmente se não tiver problemas hepáticas ou renais, não deve ter efeitos colaterais adversos.
Origem e valor nutricional do chá de sálvia?
O chá de sálvia é feito das folhas da planta sálvia, cientificamente conhecida como Salvia officianalis, que é nativa da região do Mediterrâneo e se tornou uma das ervas mais apreciadas em aplicações culinárias em todo o mundo. No entanto, as altas concentrações de vitamina A, vitamina C, vitamina B, vitamina K e vitamina E, bem como cobre, fibra, cálcio, ferro e magnésio fazem desta uma erva muito popular em aplicações medicinais, como o copo de um delicioso e rejuvenescedor.
Benefícios do chá de sálvia para saúde:
O chá de sálvia é muito benéfico para pessoas que lutam com altos níveis de estresse oxidativo, ansiedade, obesidade, alta toxicidade, diabetes, problemas digestivos, imunidade fraca, problemas de baixa circulação e sono, bem como mulheres que atravessam a menopausa.
1. Contra sintomas da menopausa:
Talvez o uso mais conhecido do chá de sálvia seja como regulador da menopausa, especificamente no caso de ondas de calor. Estudos têm mostrado uma queda definitiva nas ondas de calor em mulheres na menopausa que usam esse chá regularmente, além de reduções em outros sintomas da menopausa, como alterações de humor e bexigas hiperativas.
2. Ajuda na perda de peso:
Este é um dos principais benefícios do chá de sálvia. Embora o chá possa ser um estimulante do apetite, é também conhecido por reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), o que pode reduzir a obesidade e aumentar a taxa do seu metabolismo. A rica mistura de antioxidantes também ajuda na prevenção do estresse oxidativo e o desgaste do metabolismo, o que pode levar à deposição de gordura.
3. Desintoxicar o corpo:
Como um diurético natural e estimulante para o fígado e os rins, ele é capaz de acelerar o processo [3] pelo qual as toxinas são eliminadas do corpo através da micção. Isso pode diminuir a tensão no sistema linfático, bem como nos rins e no fígado. Este chá também induz a transpiração, o que ajuda a desintoxicar o corpo através da pele.
4. Controla a diabetes:
Sem sombra de dúvidas este é um dos excelentes benefícios do chá de sálvia Este chá de ervas é capaz de diminuir o nível de açúcar no sangue no corpo em repouso, o que pode aliviar a pressão sobre o pâncreas e evitar os perigos de picos e quedas de glicose e insulina que os pacientes diabéticos temem. Para aqueles sem diabetes, mas em risco de desenvolver o distúrbio, ele pode ser uma medida preventiva eficaz.
5. Impulsionar a circulação:
Os níveis significativos de ferro presente no chá significam que pode estimular a circulação, já que o ferro é um componente-chave nos glóbulos vermelhos. Com eritrócitos adicionais, o corpo pode oxigenar de forma mais eficaz as células e extremidades do corpo para melhorar o reparo e a função.
6. Possui efeitos antioxidantes:
A sálvia tem um número de antioxidantes poderosos, incluindo flavonoides e ácidos fenólicos, bem como um número de enzimas antioxidantes, os quais podem procurar e neutralizar os radicais livres antes que possam causar estresse oxidativo, mutação e apoptose no corpo. Isso pode ajudar na prevenção e mitigação da gravidade das doenças crônicas e o envelhecimento prematuro, entre muitas outras coisas.
7. Aliviar a ansiedade:
O chá é considerado um estimulante, mas também pode ter qualidades relaxantes no humor e nos nervos, ao mesmo tempo em que melhora o foco e a memória. Pesquisas mostraram que os efeitos da sálvia podem ajudar no desempenho em situações de alto estresse e reduzir a ansiedade crônica.
8. Aumenta o apetite:
Esse também é um dos excelentes benefícios do chá de sálvia. Para aqueles que estão se recuperando de um acidente, cirurgia ou doença de longa duração, pode ser importante comer muita comida para recuperar sua energia. O chá de sálvia tem propriedades estimulantes do apetite que podem ajudar a pôr seus esses quilos de volta.
9. Melhorar a digestão:
As propriedades anti-inflamatórias encontradas na sálvia e seus antioxidantes são capazes de acalmar o estômago e promover uma digestão saudável. As qualidades antibacterianas e antivirais desta erva também podem equilibrar a microflora no intestino, o que ajudará no alívio do excesso de flatulência, inchaço, cólicas e constipação.
Como fazer chá de sálvia?
Ingredientes:
– 2 colheres de chá de folhas frescas de sálvia (ou 1 colher de chá de folhas secas de sálvia);
– 1 xícara de água (filtrada);
– Fatias de mel, limão ou laranja (a gosto, se desejado);
Modo de preparo:
- Leve a água para ferver em temperatura alta em uma panela pequena, em seguida, retire a água do fogo.
- Adicione as folhas de sálvia (frescas ou secas) à água e deixe infundir por 5-7 minutos.
- Em seguida, coe a mistura para remover as folhas de sálvia.
- Despeje o chá em uma caneca, adicione mel ou limão, como desejar, e divirta-se!
Efeitos colaterais do chá de sálvia:
Certos tipos de sálvia contêm diferentes níveis de substâncias químicas, incluindo tujona, que podem resultar em danos ao fígado e rins, bem como convulsões, se consumidas em quantidades excessivas. Embora os efeitos colaterais do chá de sálvia sejam raros, é importante estar ciente de possíveis complicações.
- Pressão sanguínea – Devido à natureza hipotensora do sálvia, caso esteja tomando medicação para pressão sanguínea, como a varfarina, existe o risco de sua pressão cair muito, o que pode resultar em tontura e é muito perigoso caso esteja passando por uma cirurgia.
- Açúcar no sangue – Além disso, ele é frequentemente prescrito para diminuir os níveis de açúcar no sangue e regular os sintomas em pacientes diabéticos. Isso pode interagir mal com outros medicamentos estabelecidos para reduzir o açúcar no sangue, resultando em hipoglicemia.
- Convulsões – A substância química tujona pode causar convulsões quando consumida em grandes quantidades, por isso, caso sofra de uma doença relacionada a convulsões, como a epilepsia, o chá pode não ser a melhor opção de chá de ervas.
- Desequilíbrio hormonal – Como este chá pode afetar o equilíbrio hormonal, e tem efeitos semelhantes ao estrogênio no corpo, certos tipos de câncer podem ser agravados pelo excesso de estrogênio, então fale com seu oncologista antes de adicionar este remédio à sua dieta.
- Estado renal ou hepático – Determinados compostos ativos em sálvia podem afetar negativamente o fígado e os rins a longo prazo e com consumo excessivo. Então, caso tenha fraqueza pré-existente no fígado ou no rim, ele pode fazer mais mal do que bem.