Os benefícios do chá preto – Origem e como preparar, alguns gostam de quente e outros de frio, mas as culturas ao redor do mundo concordam, o chá preto é incrível. Além disso, das cerimônias de chá chineses à hora do chá britânica, essa bebida moldou a maneira como as pessoas vivem suas vidas há séculos.
Embora o chá preto possa parecer humilde à medida que entra em sua xícara, ele possui um passado histórico e uma lista impressionante de benefícios à saúde associados a ele.
O chá preto tem um passado rico:
Na verdade, os chás preto e verde são provenientes das mesmas plantas: Camellia sinensis assamica e Camellia sinensis sinensis. O chá verde e preto são processados de maneira diferente, o que resulta em perfis de cores e sabores distintos.
A China fabrica chás verdes e oolong há milhares de anos, mas o chá preto não surgiu até a década de 1730. Depois que a produção de uma fábrica de chá verde foi interrompida, as folhas de chá verde começaram a oxidar. A oxidação levou ao sabor e cor distintos do chá preto, e o acidente se tornou uma das bebidas mais populares em todo o mundo.
Havia muito dinheiro a ser ganho no comércio de chá na década de 1700, mas o chá verde não mantinha sua qualidade tanto no transporte quanto o chá preto. É por isso que a maioria das culturas de chá britânicas gira em torno do chá preto, enquanto as tradições orientais preferem o chá verde.
O desejo insaciável do Ocidente por chá levou os empresários a colher plantas e sementes de chá da China para que pudessem iniciar plantações de chá em outros países. A Índia estava entre os locais mais conhecidos e o chá se tornou uma das principais importações da Companhia Britânica das Índias Orientais.
O sul da América, por exemplo, é conhecido por seu chá gelado adoçado. Os britânicos tomam chá e doces quentes no meio da tarde. Na Turquia, o chá preto é servido quente em pequenos copos com a opção de adoçar com cubos de açúcar.
Muitos chás pretos são nomeados por sua região de origem. Por exemplo, o chá de Ceilão vem do Sri Lanka e o chá de Darjeeling vem da Índia. Outras designações, como chá do sol, referem-se à maneira como a bebida foi preparada.
Chá preto e a diferença do chá verde:
Como duas das variedades mais populares de chá, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre chá preto e verde. Como mencionado anteriormente, o chá verde é feito de folhas de chá não oxidadas, enquanto o chá preto é totalmente oxidado.
As folhas de chá verde têm uma aparência verde escura e, quando são fabricadas, produzem uma bebida esverdeada ou dourada clara. O processo de oxidação dá às folhas de chá preto sua cor escura.
Quando fabricada, a bebida resultante é uma cor marrom avermelhada escura. É por isso que o chá preto é frequentemente chamado de “chá vermelho” na China. O chá verde tem um sabor leve, enquanto o chá preto tende a ter um sabor mais robusto.
O sabor também pode mudar dependendo da maneira como as folhas são preparadas. Alguns dos chás verde e preto da mais alta qualidade são variedades de folhas soltas, que produzem um sabor melhor do que os chás ensacados.
Matcha, chá feito de folhas em pó, é outra variante fina. Na maioria das vezes, o matcha é feito de folhas de chá verde, mas também é possível obter matcha preto.
Os saquinhos de chá foram uma invenção acidental que se tornou popular entre as pessoas em movimento, mas se você é um aficionado por chá, vale a pena examinar a qualidade das folhas embaladas dessa maneira.
Muitas vezes, elas são picadas finamente e tendem a ser de baixa qualidade em comparação com as variedades. O chá preto contém 25-48 mg de cafeína por copo de 30 ml, comparado aos 25-29 mg de chá verde por copo.
Dependendo da qualidade das folhas e dos métodos de preparação, o chá verde e preto pode ter quantidades aproximadamente equivalentes de cafeína, mas é mais provável que você tenha um choque maior ao beber chá preto. Esses chás têm significativamente menos cafeína que o café.
Quais os benefícios surpreendentes do chá preto?
Você provavelmente já tomou chá preto antes, mas pode não ter percebido, chá gelado, chá de sol, chá de Ceilão e chá de café da manhã inglês são todas variantes do chá preto.
O chá preto é servido quente, frio, adoçado e sem açúcar. As pessoas costumam adicionar leite, açúcar, limão ou mel às suas bebidas. Todas as variedades têm sabores e benefícios do chá preto diferentes, e as preferências de sabor podem definir uma região.
1. É rico em antioxidantes:
Antioxidantes podem reduzir doenças e sinais de envelhecimento, impedindo danos ao seu DNA.Esses mesmos antioxidantes podem diminuir o risco de contrair certos tipos de câncer.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Vai te deixar acordado:
O chá preto contém cafeína e teofilina, ambas com um leve efeito estimulante. Algumas fontes sugerem que o consumo de chá preto pode prevenir a osteoporose e o diabetes tipo II, mas são necessárias mais pesquisas para verificar essas alegações.
3. É bom para os dentes.
Enquanto você não derramar um copo de chá açucarado, sentirá uma melhora na saúde bucal ao tomar chá preto. O chá preto evita a formação de placas e mata as bactérias que causam cáries.
4. Excelente para a saúde cardiovascular.
Atingir uma xícara de chá pode evitar dores de cabeça, diminuir o colesterol e aliviar a pressão alta. O consumo regular de chá preto também é conhecido por prevenir a aterosclerose (artérias obstruídas).
5. Ele suporta sua saúde digestiva.
Surpreendentemente, o chá preto também pode ter um efeito calmante no sistema digestivo. Os taninos do chá preto o tornam valioso para o tratamento de diarreia e outras condições digestivas.
As pessoas usam as hastes e folhas do chá preto para fins medicinais há gerações. À medida que mais pesquisas sobre os benefícios do chá preto são publicadas, aprenderemos ainda mais sobre seus possíveis benefícios.
Veja como preparar uma xícara de chá preto:
Agora que você conhece um pouco da história do chá preto e de seus possíveis benefícios para a saúde, pode estar ansioso para pegar uma xícara. Existem muitas maneiras de preparar o chá preto, mas fabricá-lo para consumo enquanto está quente é um dos métodos mais populares.
A Qualidade dos ingredientes é importante:
Como o principal ingrediente do chá é a água, você deve usar uma boa água para preparar a bebida. Algumas águas de torneira tem um forte sabor clorado, o que afetará a qualidade do seu produto final. Escolha água filtrada, se puder.
Existem diferentes graus de folhas de chá. Os chás mais baratos e de menor qualidade são encontrados em sacolas planas redondas ou retangulares com folhas picadas finamente semelhantes às abaixo.
Embora você possa produzir uma xícara de chá útil com essas sacolas, ela terá qualidades adstringentes e amargas que você não encontra com tanta frequência em graus mais altos de chá.
Se você estiver usando um saquinho de chá, opte por um cheio de folhas soltas em vez de pedaços picados. Uma bolsa em forma de pirâmide dará às folhas uma chance maior de infundir e infundir sua água.
Chás de folhas soltas que você coloca em um infusor ou bule farão uma bebida melhor do que a maioria das variedades ensacadas. Quando você compra chá de folhas soltas, quase sempre será uma folha de qualidade superior. O infusor permite que a água flua livremente ao redor do chá para destacar as delicadas notas de sabor.
Quando se trata de um bom chá, o tempo é tudo:
Muitas pessoas superaquecem sua água ao preparar chá hoje, mas é desnecessário. Aqueça a água até ferver. Adicione uma colher de chá de folhas ou um saquinho de chá à água e deixe em infusão por 1-2 minutos. Permitir que as folhas íngremes por mais tempo produza uma mistura amarga e desagradável.
Desfrute de uma bebida calmante e refrescante:
Depois de remover as folhas, você pode tomar seu chá. Algumas pessoas optam por adicionar uma pequena quantidade de adoçante à sua xícara de chá, mas isso depende da preferência pessoal. Embora seja delicioso com mel ou limão, o chá preto também pode ser apreciado sem aditivos.
O chá preto é o estímulo perfeito durante um dia agitado, mas você também pode servi-lo com refeições ou um lanche no meio da tarde. A versatilidade desta bebida, a infinidade de benefícios à saúde associados a ela e o impacto cultural que ela teve em todo o mundo tornam uma excelente adição à sua cozinha.