Benefícios do Fitoplâncton Para Saúde que talvez você desconheça. Além disso, o Fitoplâncton derivada-se das palavras gregas phyto (planta) e planktos (errante), ele não é uma planta oceânica, mas sim um organismo aquáticos unicelular que pode ser encontrado tanto em ambientes salgado como em água doce. Como base para toda a vida formada na Terra, a história do plâncton remonta a mais de 3 bilhões de anos.
Esses microrganismos são responsáveis por criar a atmosfera do planeta Terra e permitir que a vida floresça, portanto imagine o que elas podem fazer pela sua saúde! Elevada em nutrientes e benefícios para saúde, assim como os vegetais marinhos, o Fitoplâncton está repleto de partículas nutritivas nanométricas que são facilmente absorvidas pelo corpo e prontamente disponíveis para uso em nível celular.
Além de dar ao oceano sua cor bem verde, o Fitoplâncton marinho é uma microalga vegan segura que pode ser comparada a outras algas como chlorella e spirulina, mas o ele pode ser ainda mais surpreendente e potente.
O que é fitoplâncton:
Como as algas marinhas, o Fitoplâncton não é realmente planta. A alga é uma macro-alga, enquanto o Fitoplâncton é uma microalga e um tipo de plâncton. Mas o que é plâncton? A definição do plâncton é de organismos marinhos e de água doce que são muito pequenos ou fracos para nadar contra a corrente.
Esses plânctons são os componentes auto-alimentadores, semelhantes a plantas, da comunidade planctônica, enquanto a comunidade de plâncton semelhante a um animal é conhecida como zooplâncton. Há também bacterioplâncton, que desempenham um papel fundamental na absorção de nutrientes dissolvidos na água.
Muitos indivíduos pensam que o Fitoplâncton são plantas oceânicas ou algas marinhas. Para se tornar realmente específico sobre a definição do fito, eles não são plantas nem animais. Eles são mais bem descritos como protistas, que é qualquer membro de um grupo de diversos organismos microscópicos eucarióticos, predominantemente unicelulares.
O Fitoplâncton absorve energia do sol (fotossíntese) e nutrientes da água para produzir seu próprio alimento. Estima-se que 50% a 85% do oxigênio da Terra seja produzido por esse tipo de fotossíntese de plâncton, com o percentual restante produzido pela fotossíntese da planta terrestre.
Este tipo de plâncton prospera ao longo das costas e plataformas continentais, nos Oceanos Pacífico e Atlântico, e em áreas de alta latitude. Existem muitas espécies diferentes e cada espécie tem uma forma específica. O Fitoplâncton marinho cresce abundantemente nos oceanos ao redor do mundo e é a base da cadeia alimentar do oceano. Toda a outra vida no oceano precisa desse Fitoplâncton para sobrevivência.
Valor nutricional:
O Fitoplâncton é carregado de forma impressionante com nutrientes que promovem a vida, incluindo:
- Vitaminas;
- Proteína;
- Aminoácidos;
- Minerais;
- Ácidos graxos essenciais ômega-3 (tanto EPA e DHA);
- Fitonutrientes;
- Minerais;
- Clorofila;
- Carotenóides;
- Antioxidantes;
- Fitoquímicos.
O Fitoplâncton também contém um pH alcalino. Todos os organismos vivos e de formas de vida na Terra dependem da manutenção de níveis adequados de pH, e muitas vezes é dito que a doença e o distúrbio não podem enraizar-se em um corpo com pH equilibrado. Dietas ricas em açúcares refinados, refrigerantes, alimentos processados e proteína animal de baixa qualidade levam à acidez no corpo. Caso deseje seguir uma dieta mais alcalina, o Fitoplâncton pode ser uma ótima adição em sua dieta.
Benefícios:
1. Impulsiona o humor:
Acrescentar um suplemento Fitoplâncton marinho à sua dieta pode ser capaz de ajudar o seu humor, tornando-se um forte complemento para qualquer dieta de depressão. Um estudo piloto feito na Universidade de Utah constatou melhorias significativas nos sintomas de depressão dos pacientes após o consumo regular deste suplemento.
Especificamente, os participantes relataram sentir-se cheios de vida, sentindo muita energia e mais calmos e pacíficos. Os indivíduos que tomaram o suplemento de Fitoplâncton durante este estudo relataram aumentos significativos nas pontuações na subescala emocional do SF36. O SF36 é uma pesquisa feito no paciente
usada para determinar a saúde funcional e o bem-estar de um paciente.
2. Potenciais afeitos anti-câncer:
Um desses estudos avaliou os organismos baseados no mar que possuem propriedades antitumorais. O destaque da pesquisa foi um plâncton unicelular chamado dinoflagelados, que mostrou ter a capacidade de matar o câncer nos testes do Instituto Nacional do Câncer.
Além disso, o Fitoplâncton marinho também tem demonstrado efeitos anticancerígenos graças ao conteúdo antioxidante, tornando-se opções naturais para o tratamento do câncer.
3. Ação desintoxicante:
O Fitoplâncton marinho pode ter os mesmos efeitos oxigenantes e desintoxicantes no corpo do que no oceano. Nosso sangue é composto principalmente de água, mas o que é muito legal é o fato de que o plasma (a parte aquosa do sangue) contém níveis de sal e outros íons que são incrivelmente semelhantes à água do mar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Pesquisadores e cientistas acrescentaram à lista de superalimentos como spirulina, astaxantina e chlorella por um bom motivo. Dizem que ele é a melhor fonte biodisponível de superóxido dismutase (SOD). A SOD é a enzima antioxidante mais poderosa do corpo, que desempenha um papel fundamental na redução do dano oxidativo e da inflamação, e demonstrou ser um agente eficaz de desintoxicação de metais pesados.
4. Impulsiona o sistema imunológico:
O fito pode ser absorvido em um nível celular, então o corpo não precisa depender do sistema digestivo ou do fígado para o processamento. Isso não só ajuda o corpo a obter os nutrientes necessários quando a função hepática está prejudicada, mas pode ajudar a restaurar a saúde do fígado sem sobrecarregar as vias de desintoxicação do corpo.
Indivíduos que tomam Fitoplâncton marinho descobriram níveis mais altos de CD3 no sangue. A quantidade de CD3 na corrente sanguínea é indicativo da presença de células T ou linfócitos T, que são essenciais para a imunidade humana. As células T ajudam na eliminação de vírus e bactérias do corpo, de modo que, se o Fitoplâncton aumentar os níveis de células T, haverá um efeito positivo direto sobre o sistema imunológico.
5. Ajuda na regeneração celular:
Suplementar com fito pode fortalecer as membranas celulares e acionar seu corpo para regenerar as células atuais e criar novas células saudáveis. Uma equipe de botânicos, microbiologistas europeus e médicos descobriu uma incrível variedade de Fitoplâncton marinho que diz ter o maior valor nutricional para consumo humano.
A cepa é chamada de Nannochloropsis gaditana, e é impressionante como um organismo tão pequeno – muitas vezes menor que um glóbulo vermelho – pode ter um poder tão incrível para saúde. Ele possui mais de 60 compostos, incluindo todos os aminoácidos, todas as gorduras essenciais, vitaminas, minerais essenciais, oligoelementos, antioxidantes raros, fosfolipídios, eletrólitos, ácidos nucleicos, coenzimas e enzimas.
6. Ajuda a saúde do coração:
O Fitoplâncton é rico em antioxidantes, aminoácidos, minerais e ácidos graxos ômega-3 (especificamente DHA e EPA). Quando se trata de manter seu coração saudável, estas são algumas das principais coisas que devem ser obtida diariamente de sua dieta e suplementos. Os ácidos graxos ômega-3 são especialmente importantes para a saúde do coração, mas, infelizmente, o organismo não consegue produzi-lo sozinhos, então você precisa consumir uma quantidade suficiente.
Os ácidos graxos marinhos populares como DHA e EPA têm uma série de potenciais benefícios para o coração, incluindo o alívio da inflamação, assegurando batimentos cardíacos constantes, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos perigosos ou até fatais e diminuindo os níveis de triglicerídeos. Ao consumir o Fitoplâncton, você aumenta rapidamente e facilmente os seus níveis de DHA e EPA, ajudando na redução do risco de doença coronariana.
Como usar o fitoplâncton:
Fitoplâncton pode ser encontrado como um suplemento em forma líquida, mas você também pode compra-lo na forma de cápsula ou em pó. Você pode comprá-lo em sua loja local ou online. Leia os rótulos dos ingredientes antes de comprar. Eu sugiro fortemente a compra de um suplemento de Fitoplâncton marinho líquido, não geneticamente modificado, cru, não processado, sem enchimentos.
Caso esteja adaptado com suplementos verdes concentrados, provavelmente não se importará de toma-lo diretamente para debaixo da língua. No entanto, caso isso seja muito forte, pode ser adicionado à água, água de coco ou uma pequena quantidade de suco. Você também pode adicioná-lo em seus smoothies, molhos de salada, caldos caseiros e muito mais.
Armazene sempre os produtos fitoplanctônicos em local fresco e seco.
Fatos interessantes do fitoplâncton:
Quando se trata da teia alimentar do oceano, o Fitoplâncton é a base. Eles são responsáveis por alimentar tudo, desde o zooplâncton microscópico até as baleias azuis.
Caso estiver procurando Fitoplâncton na próxima vez que for nadar, provavelmente não verá nenhum. A maioria deles é pequena demais para ser vista individualmente a olho nu. A única vez que provavelmente você verá um Fitoplâncton é quando estão presentes em grandes números.
Nesta situação, alguns tipos de Fitoplâncton aparecerão como manchas coloridas na superfície da água. Este avistamento é possível graças à coloração devido à presença de clorofila nas células do Fitoplâncton, bem como outros pigmentos como xantofilas e ficobiliproteínas.
Em um futuro próximo, o Fitoplâncton provavelmente se tornaria um aspecto fundamental das viagens espaciais como fonte de alimento e troca de gás. O dióxido de carbono emitido pela respiração do pessoal da espaçonave seria transformado em substâncias orgânicas, enquanto o oxigênio emitido durante esse processo apoiaria a respiração humana.
Cuidado com o fitoplâncton:
O maior risco dos suplementos fitoplanctônicos é a presença de toxinas. Quando é tóxico, como no caso das florações de Fitoplâncton, pode causar a morte massiva de peixes e também pode contaminar os frutos do mar com toxinas.
É muito importante comprar suplementos de uma empresa respeitável que siga diretrizes rigorosas para evitar um suplemento contendo uma espécie de plâncton produtora de toxinas ou um plâncton que tenha sido coletado de águas contaminadas com toxinas.
Caso esteja tomando medicamentos ou tenha algum problema médico, fale com seu médico antes de tomar suplementos fitoplanctônicos. Caso esteja grávida, amamentando ou tem uma doença auto-imune, é melhor evitar qualquer suplemento de algas.