Os benefícios do gengibre para saúde são em grande parte devido aos seus antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e conteúdo de compostos terapêuticos como gingerol, shogaol, paradol e zingerone.
Os esses benefícios vão muito além combater infecções a diminuir o colesterol e aumentar a perda de peso, fica claro que a adição de raiz de gengibre à sua dieta pode ter um efeito poderoso na saúde.
Que é gengibre?
O gengibre, também conhecido como Zingiber officinale, é uma planta que está intimamente relacionada com açafrão e cardamomo. O caule subterrâneo, ou rizoma, da planta é comumente conhecido como a raiz de gengibre e é bem conhecido por suas propriedades medicinais.
Ele pode ser encontrado em forma fresca, moída ou em cápsula – ou até mesmo como óleo essencial de gengibre – e está associado a uma extensa lista de benefícios para saúde. Uma pesquisa está somente começando a abordar a multiplicidade de benefícios associados à raiz.
Valor nutricional do gengibre:
Gengibre contém uma gama diversificada de muitas vitaminas e minerais importantes. Ele também contém gingerol, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias potentes, que tem sido associado a muitos benefícios exclusivos para a saúde.
- 80 calorias;
- 17,8 gramas de carboidratos;
- 1,8 gramas de proteína;
- 0,7 gramas de gordura;
- 2 gramas de fibra dietética;
- 415 miligramas de potássio (12% do VD);
- 0,2 miligramas de cobre (11% do VD);
- 0,2 miligramas de manganês (11% do VD);
- 43 miligramas de magnésio (11% do VD);
- 5 miligramas de vitamina C (8% do VD);
- 0,2 miligramas de vitamina B6 (8% do VD);
- 0,7 miligramas de niacina (4% do VD);
- 34 miligramas de fósforo (3% do VD);
- 0,6 miligramas de ferro (3% do VD).
Além dos nutrientes listados acima, o gengibre também contém uma pequena quantidade de cálcio, zinco, ácido pantotênico, riboflavina e tiamina.
No entanto, tenha em mente que a maioria das pessoas consome uma porção muito pequena de gengibre, por isso deve ser combinada com uma variedade de outros alimentos ricos em nutrientes para atender às suas necessidades de micronutrientes.
Benefícios do gengibre para saúde:
1. Ajudar a tratar a náusea:
Usado historicamente como um remédio natural para a doença do mar e enjoos matinais, o gengibre é talvez mais conhecido por sua capacidade de tratar náuseas e vômitos.
Uma revisão analisou os resultados de 12 estudos compostos por 1.278 mulheres grávidas e descobriu que o gengibre foi eficaz na diminuição dos sintomas de náusea com risco mínimo de efeitos colaterais. Além disso, outro estudo mostrou que ele ajudou na diminuição da gravidade da náusea em pacientes que receberam quimioterapia.
2. Combater infecções fúngicas:
Infecções fúngicas causam uma grande variedade de problemas, desde infecções fúngicas até comichão e pé de atleta. Felizmente, o gengibre ajuda na eliminação dos fungos causadores de doenças devido às suas poderosas propriedades antifúngicas.
Em um estudo de 2016 no Irã, o extrato de gengibre foi constatado como eficaz contra dois tipos de leveduras que comumente causam infecções por fungos na boca. Outro estudo mediu os efeitos antifúngicos de 29 espécies de plantas e descobriu que o gengibre era o mais eficaz em matar fungos.
3. Protege contra úlceras do estômago:
Úlceras estomacais são feridas dolorosas que se formam no revestimento do estômago e causam sintomas como indigestão, fadiga, azia e desconforto abdominal.
Vários estudos descobriram que o gengibre pode prevenir a formação de úlceras estomacais. De fato, um estudo em animal em 2011 mostrou que, o pó de gengibre protege contra as úlceras estomacais induzidas pela aspirina, diminuindo os níveis de proteínas inflamatórias e bloqueando a atividade de enzimas relacionadas ao desenvolvimento da úlcera.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
4. Contra as dores menstruais:
Infelizmente, os efeitos colaterais adversos, como dor, cólicas menstruais (dismenorréia) e dores de cabeça são comumente associados à menstruação para muitas mulheres. Enquanto algumas se voltam para medicamentos que fornece alívio dos sintomas, os remédios naturais, como o gengibre, podem ser úteis para aliviar a dor menstrual.
Um estudo mostrou que o gengibre reduz a dor menstrual de forma tão eficaz quanto medicamentos como o ibuprofeno e o ácido mefanâmico. Outro estudo em 2009 teve achados semelhantes, relatando que o gengibre reduz a intensidade e a duração da dor.
5. Inibir o crescimento do câncer:
Um dos benefícios mais impressionantes do gengibre é suas propriedades anticâncer, graças à presença de um composto poderoso chamado 6-gingerol.
Estudos mostram que o gengibre e seus componentes podem ser eficazes no bloqueio do crescimento e desenvolvimento de células cancerígenas para o câncer de ovário, pâncreas e próstata. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar como as propriedades do gengibre inibem o câncer e como pode se traduzir em humanos.
6. Regular o açúcar no sangue:
Açúcar elevado no sangue pode causar muitos sintomas negativos, desde micção frequente a dores de cabeça (incluindo enxaquecas) e aumento da sede. Quando não controlada, pode até causar problemas mais graves, como danos nos nervos e comprometimento da cicatrização.
Uma pesquisa mostrou que o gengibre ajuda na regulação do açúcar no sangue para evitar esses efeitos colaterais graves. Em um estudo de 2015, a suplementação na verdade reduziu o açúcar sanguíneo em jejum em 12% e melhorou o controle de açúcar no sangue a longo prazo em 10%.
7. Aliviar a dor articular e muscular:
Devido à sua capacidade de reduzir a inflamação, adicionar gengibre à sua dieta pode ajudar no tratamento da dor muscular e a dor articular relacionada à artrite.
Um estudo mostrou que o consumo diário de gengibre resultou em reduções na dor muscular causada por lesão muscular induzida pelo exercício. Outro estudo descobriu que o extrato de gengibre ajudou na diminuição da dor no joelho e da necessidade de medicação para dor em indivíduos com osteoartrite.
8. Diminuir os níveis de colesterol:
Desde a produção de bílis até a produção de hormônios, o colesterol é essencial para a saúde do corpo. No entanto, níveis elevados de colesterol podem acumular-se no sangue, causando bloqueios e aumentando o risco de doença cardíaca.
Um dos maiores benefícios do gengibre para saúde é a capacidade de reduzir naturalmente os níveis de colesterol e triglicerídeos para diminuir o risco de problemas cardíacos. Um estudo descobriu que o gengibre foi capaz de reduzir significativamente o mau colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL em comparação com um placebo.
Um estudo em animais também mostrou que o gengibre era quase tão eficaz na redução do colesterol (melhorando os marcadores de colesterol) quanto a atorvastatina, um medicamento comumente prescrito para o colesterol elevado no sangue.
9. Melhorar a função cerebral:
Problemas neurodegenerativos como a doença de Alzheimer e Parkinson têm sido associadas ao estresse oxidativo e à inflamação crônica no cérebro. Com sua riqueza de antioxidantes e potentes propriedades anti-inflamatórias, acredita-se que o gengibre desempenha um papel importante na saúde do cérebro.
Vários estudos em animais descobriram que o extrato de gengibre pode proteger contra o envelhecimento cerebral e o declínio cognitivo. Não somente isso, mas um estudo de 2012 também descobriu que o extrato de gengibre ajudou na melhora da função cognitiva e da atenção em mulheres de meia-idade.
10. Contra infecções bacterianas:
Além de suas propriedades antifúngicas, ele possui a capacidade de combater infecções bacterianas também. Bactérias patogênicas são as causadoras por trás de doenças como infecções do trato urinário, pneumonia e bronquite.
De acordo com um estudo, os compostos encontrados no gengibre podem inibir o crescimento de certas bactérias que causam doenças nas gengivas. Outro estudo mostrou que o extrato também foi eficaz contra várias bactérias resistentes a drogas.
11. Contra a inflamação:
Embora a inflamação possa ser uma resposta imunológica normal e saudável a lesões e infecções, acredita-se que a inflamação crônica seja um dos principais contribuintes para doenças cardíacas, obesidade, diabetes e câncer.
Uma revisão observou que o extrato de gengibre pode inibir a síntese de certos marcadores da inflamação. Além do gingerol, também contém outros compostos anti-inflamatórios como shogaol, paradol e zingerone.
Existe também a possibilidade de que os benefícios do gengibre para saúde incluam a prevenção de coágulos sanguíneos (reduzindo assim o risco de ataque cardíaco) devido aos seus ácidos naturais que diluem o sangue. Mas os estudos até agora são inconclusivos.
12. Promover a digestão adequada:
Um dos benefícios mais poderosos do gengibre é a sua capacidade de apoiar a saúde digestiva e prevenir problemas como dispepsia, um problema comum de digestão caracterizada por sintomas como dor, azia, saciedade e desconforto.
De acordo com um estudo, o gengibre ajuda acelerar o esvaziamento do estômago em 25%, comparado a um placebo em pessoas com indigestão. Outro estudo descobriu que tomar cápsulas de gengibre quando consumida junto com uma refeição na verdade dobrou a velocidade de esvaziamento do estômago.