Alguns dos benefícios do kefir incluem o suporte ao sistema digestivo, uma boa fonte de probióticos, combate à infecção, tratamento da intolerância à lactose, prevenção do câncer, combate à osteoporose, tratamento de reações alérgicas, melhora das condições da pele, desintoxicante, cura de feridas e tratamento de intoxicação alimentar.
Você pode não acreditar, mas você pode substituir o iogurte com kefir. Além disso, ele é um leite fermentado rico em bactérias probióticas que melhoram a flora intestinal, auxiliam na imunidade e melhoram o trânsito intestinal, ajudando a manter a saúde geral do organismo.
As bactérias deste alimento podem ser cultivadas em casa com segurança, e produção da bebida é fácil e se assemelha à produção de iogurte natural.
Benefícios do kefir para saúde:
1. Fonte de probióticos:
Seu corpo precisa de probióticos, tanto quanto requer outros nutrientes. O primeiro tem potencial para tratar inúmeros problemas de saúde, mantendo seus níveis de energia ao longo do dia. Os probióticos são micro-organismos que podem desempenhar várias funções corporais.
Além disso, os probióticos são essenciais para manter a saúde intestinal e aumentar a imunidade. Estudos revelaram que os benefícios do kefir são enriquecido com probióticos, pode afastar os sintomas associados às bactérias infecciosas.
Você pode substituir o iogurte por kefir, pois contém cerca de 40 cepas de bactérias juntamente com seis cepas de leveduras, enquanto o iogurte contém ambos os componentes em quantidade relativamente menor.
2. Melhorar o sistema digestivo:
Produtos lácteos fermentados, como o kefir, são essenciais para manter a saúde intestinal . e o último ajuda na digestão também. Você pode colher muitos nutrientes melhora a saúde digestiva. Nutricionistas recomendam consumir kefir para tratar a diarreia.
As propriedades encontradas nele não só regulam seus movimentos intestinais irregulares, mas também aumentam os níveis de energia. No entanto, sugere-se que consulte o seu prestador de cuidados primários neste contexto para evitar mais problemas de digestão.
3. Combater a infecção:
Infecções virais e bactérias infecciosas causam febre, gripe, diarreia e náusea na maioria dos casos. Você pode consumir kefir, pois é potente o suficiente para combater as bactérias causadoras de doenças. Nutricionistas sugerem destruir bactérias de uma fonte saudável como o Kefir e evitar consumir antibióticos regularmente.
Este último certamente afastar as bactérias, mas eles podem eliminar boas bactérias também. Esta condição levará ao desequilíbrio bacteriano. Quando consumidos diariamente, os nutrientes combatem eficazmente as bactérias e previnem as infecções virais.
4. Tratar a intolerância à lactose:
Intolerância à lactose significa que seu corpo não pode digerir açúcares específicos do leite. Você pode tratar a intolerância à lactose, incorporando em sua dieta diária. Ele pode quebrar o açúcar do leite convertendo-o efetivamente em ácido láctico que seu corpo precisa.
Além disso, ele contém lactose mínima do que o leite e as enzimas encontradas nele permitem que o corpo processe o açúcar do leite ainda mais. No entanto, você também pode considerar um conselho profissional antes de tratar a intolerância à lactose.
5. Prevenir câncer:
Câncer é de fato uma doença com risco de vida que se espalhou pelo crescimento incontrolável de células cancerígenas e tumor. Estudos concluíram que a quantidade de bactérias boas que tem potencial para impedir o desenvolvimento do tumor.
Além disso, os probióticos encontrados em sua função para retardar a conversão de componentes específicos em carcinogênicos em seu corpo. Diz-se que os benefícios do kefir também funciona como um antioxidante que é necessário para fortalecer o sistema imunológico.
6. Tratar a osteoporose:
Você deve consumir cálcio suficiente para combater os sintomas que contribuem para a osteoporose. A condição leva ao enfraquecimento do osso e riscos de fraturas. Todos os anos, cerca de 200 milhões de pessoas sofrem de osteoporose.
Especialistas sugerem que a falta de ingestão de vitamina D e cálcio contribui para esse problema de saúde. Você pode encontrar cálcio abundantemente. Os nutricionistas recomendam consumir pelo menos 2 a 3 doses em uma semana para fortalecer os ossos. No entanto, no caso de um problema ósseo grave, sugere-se procurar ajuda profissional e abster-se de automedicação.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
7. Tratar reações alérgicas:
Crianças e adultos são propensos a reações alérgicas. No entanto, você pode tratar essa condição, incorporando kefir em suas dietas. Estudos mostraram que ele contém efeito anti-inflamatório que pode afastar os sintomas associados à doença.
Além disso, nutricionistas sugerem que a asma é amplamente causada por alérgenos e inflamações que você pode controlar através do kefir. Portanto, incorpore porções moderadas na sua dieta e deixe que ele faça o trabalho por você.
8. Desintoxicante:
Fatores externos podem afetar seu corpo tanto quanto os internos. Assim, você precisa optar por uma solução de saúde. Um estudo recente afirmou que ele pode ser utilizado como desintoxicante. Seu corpo precisa de desintoxicação regularmente para descartar toxinas, produtos químicos e resíduos tóxicos.
E seria melhor se você considerasse um produto enriquecido com muitos nutrientes. Quando consumido regularmente, os benefícios do kefir ajuda a eliminar toxinas, e suas propriedades benéficas para a saúde funcionarão para fortalecer o corpo interno.
9. Melhora a aparência da pele:
O ácido láctico encontrado no kefir é dito ser o melhor amigo da sua pele. Ele penetra profundamente em seus poros e rejuvenesce células e tecidos que os radicais livres danificaram. Os radicais livres não podem contribuir apenas para o estresse oxidativo, mas são potentes o suficiente para destruir as células da pele.
A condição resulta em linhas finas, rugas e pele flácida. Você também pode chamá-lo de envelhecimento precoce. No entanto, consumir kefir regularmente permitirá que você colher muitos nutrientes, juntamente com ácido lático que promove o colágeno deixando sua pele suave e macia do bebê.
10. Curar feridas:
Enriquecido com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, os benefícios do kefir pode eficientemente curar e aliviar feridas. Os componentes encontrados podem impedir a propagação da infecção na área afetada.
No entanto, em caso de ferida profunda ou corte de faca, opte pelo tratamento profissional e não tente tratá-lo com remédios caseiros.
11.Tratar a intoxicação alimentar:
Nem todo mundo pode digerir certos alimentos, e isso resulta em intoxicação alimentar. Além disso, outros patógenos perigosos, como E.coli e salmonela, também podem afetar seu corpo, que deve ser tratado a tempo para evitar mais danos. Os benefícios do kefir também pode ajudar nesse aspecto.
Ele contém propriedades antibacterianas que podem afastar essas bactérias causadoras de doenças. No entanto, especialistas consideraram a intoxicação alimentar como um desastroso problema de saúde. Portanto, você não deve tentar automedicação e sempre procurar ajuda profissional.
Outros benefícios do kefir para saúde:
Além dos benefícios citados acima do kefir desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:
- Diminuir a prisão de ventre, pois as bactérias boas melhoram a digestão e aceram o trânsito intestinal;
- Combater inflamações intestinais, pois ter a flora saudável é o principal fator para evitar doenças;
- Emagrecer, pois é rico em proteínas e tem baixar calorias;
- Combater a osteoporose, por ser rico em cálcio;
- Prevenir e combater a gastrite, especialmente a gastrite causada pela bactéria H. pylori;
- Fortalecer o sistema imunológico, pois mantém a flora intestinal saudável, que impede infecção por micro-organismos através do intestino.
Além disso, ele equilibra a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, sendo ótimo para quem se submeteu a tratamentos com antibióticos e precisa regular o trânsito intestinal.
Como fazer kefir de leite?
O preparo é muito simples, semelhante à produção caseira de iogurte natural.
Ingredientes:
– 100 g de kefir;
– 1 litro de leite de vaca ou cabra;
Modo de Preparo:
- Colocar em um recipiente de vidro os grãos, o leite fresco, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral.
- O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas.
- O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.
O kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.