Biblioteca de nutrientes

18 benefícios do licopeno para saúde e como usar

Por Alan Costa, em 03/05/2024 (atualizado em 04/05/2024)
Beneficio do Licopeno

18 benefícios do licopeno para saúde e como usar no dia-a-dia. Além disso, O licopeno é um composto vermelho encontrado naturalmente em frutas e vegetais como tomate, pimentão vermelho, damasco, laranja rosa e toranja. Pertence a um grupo de produtos químicos conhecidos como carotenóides.

O licopeno é um carotenóide não provitamina A e não apresenta atividade de vitamina A. Seu corpo absorve melhor o licopeno em sua forma processada (cozido, etc.) do que cru. Você também pode tomar licopeno igualmente bem como suplemento.

Características do Licopeno

Beneficio do Licopeno

Muitas pessoas não estão cientes da existência e importância deste nutriente em sua dieta. Em consequência, perdem seu papel vital em manter um corpo e uma mente saudáveis. Aqui estão alguns recursos que colocam o licopeno no topo da tabela dos nutrientes:

  • É um carotenoide (pigmentos orgânicos que podem ser convertidos em Vitamina A)
  • É um fito nutriente (nutrientes orgânicos presentes em plantas que têm antioxidante e anti-inflamatório)
  • É um antioxidante (neutraliza o efeito de radicais livres nocivos oxidando-se)
  • Evita danos ao DNA
  • Não pode ser fabricado pelo corpo humano, portanto deve ser incluído em nossa dieta
  • Proporciona a cor vermelha às frutas e aos vegetais como o Tomate, a Melancia, Mamão mamão e a Toranja.
  • É um nutriente solúvel em gordura

Benefícios do Licopeno

Benefícios do Licopeno

A seguir veja os principais benefícios do licopeno para saúde.

Raios Ultravioletas

É do conhecimento comum que os raios ultravioletas A sãos responsáveis pela maior parte dos danos causados pela exposição solar ao penetrar profundamente na pele e os raios ultravioletas B são o que provocam queimaduras solares, uma vez que é mais tópica. Uma pesquisa mostrou que o uso de alimentos com alto teor de licopeno na dieta, além de protetores solares, pode reduzir os danos à pele causados pela exposição ao UV-A e UV-B.

Propriedades Antienvelhecimento

Quando ingerido, o licopeno é convertido em Vitamina A ou retinol pelo organismo. O retinol é uma das melhores maneiras de reduzir os efeitos do envelhecimento, uma vez que promove a produção de colágeno e melatonina, que regulam a saúde geral da pele.

Redução da vermelhidão da pele

O licopeno tem sido considerado para reduzir o eritema ou vermelhidão da pele. Ele também pode acalmar a pele áspera, promovendo o crescimento de novas células da pele.

Clareia a Pele

A natureza suave do licopeno promove o funcionamento da melanina, que regula a cor da pele. Foi demonstrado que o licopeno reduz o escurecimento da pele e manchas de idade.

Propriedades Antioxidantes

O licopeno é um poderoso antioxidante e o fato de que ele é puramente natural e orgânico torna-se ainda melhor para a pele. As propriedades antioxidantes do licopeno são duas vezes superior à do betacaroteno. Portanto, ele pode ser usado para uma desintoxicação mais rápida e mais eficaz pelo corpo, incluindo a pele.

Perda de Cabelo

A perda de cabelo, especialmente em homens, é ligada a um excesso do di-hidrotestosterona químico ou DHT. Uma boa ingestão diária de alimentos ricos em licopeno pode ajudar o corpo a reduzir o excesso de DHT no sistema e retardar o processo de perda de cabelo.

Crescimento do Cabelo

Promover o crescimento de cabelo saudável é provavelmente os melhores desejos de todos hoje. Estudos têm demonstrado que uma ingestão saudável de licopeno pode aumentar a capacidade do couro cabeludo promover um crescimento de cabelo saudável, menos suscetível a quebra e queda.

Couro Cabeludo

Os suplementos de licopeno são prescritos por médicos para tratar problemas do couro cabeludo, como dermatite do couro cabeludo, psoríase do couro cabeludo e tênia do couro cabeludo.

Doença Cardíaca

A doença cardíaca é, muitas vezes, ligada à presença de excesso de colesterol no corpo. Alimentos ricos em licopeno, se tomado regularmente, impede a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), impedindo-o de obstruir as artérias.

Câncer de Próstata

 O câncer de próstata pode possivelmente ser impedido de maneira saudável com o consumo de alimentos ricos em licopeno. Para pessoas que já sofrem de câncer de próstata e remoção da próstata, uma dieta rica em licopeno é prescrita 2-3 semanas antes da cirurgia para reduzir e controlar a remissão do câncer e proliferação de células cancerígenas.

Tipos de Câncer

Como o câncer de próstata, o uso de licopeno tem demonstrado benefícios na ocorrência de câncer de mama, pele, fígado e pulmões. A razão exata pela qual o licopeno é uma boa medida preventiva contra tantos cânceres que ameaçam a vida ainda está sendo pesquisada.

Infertilidade entre Homens

Pesquisas indicam uma alta correlação entre a ingestão regular de alimentos ricos em licopeno e aumento da contagem de espermatozoides entre os homens. Uma pesquisa ainda está sendo conduzida para constatar os efeitos do licopeno na cura da infertilidade entre os homens.

Para Diabetes

Embora a pesquisa ainda esteja numa fase muito rudimentar, foi constatado que o licopeno possui alguns benefícios positivos no tratamento de diabetes tipo II, reduzindo os níveis de glicose no sangue e reduzindo o estresse oxidativo através de suas propriedades antioxidantes.

Degeneração Macular

Esta é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo, o que provoca uma perda gradual da visão. O licopeno ajuda a manter a saúde geral dos olhos e prevenir a degeneração macular, fornecendo ao corpo uma dose saudável de Retinol ou Vitamina A.

Osteoporose

Este é um problema tradicional para mulher. Mais de 200 milhões de mulheres sofrem de Osteoporose em todo o mundo. Estudos recentes têm demonstrado que a adoção de uma dieta rica em licopeno previne a fragilidade e a magreza dos ossos – a principal causa por trás da osteoporose.

Preveni Derrames

Os alimentos ricos em licopeno podem ajudar a torná-lo menos susceptível a acidente vascular cerebral. As propriedades antioxidantes do licopeno protege-o, inibindo a formação de coágulos de sangue, que são a principal razão por trás de derrames. Além disso, o licopeno também tem efeitos anti-inflamatórios sobre os vasos sanguíneos dentro do cérebro, que também atua como uma proteção contra acidente vascular cerebral.

Sistema Imunológico

O licopeno é um estimulador do mecanismo de defesa do corpo ou do sistema imunológico. O sistema imunológico é persuadido pelo licopeno para agir mais rapidamente na destruição de doenças causadas por microrganismos.

Transtornos Neurológicos

A presença constante de licopeno na dieta tem sido associada à prevenção de distúrbios cerebrais e neurológicos, como a doença de Alzheimer, demência vascular e doença de Parkinson. Ele faz isso, possivelmente, reduzindo o desgaste do tecido cerebral pela oxidação.

Sair da versão mobile