As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são ricos em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável.
Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçãs, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento.
O marmelo é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecer diversos benefícios para saúde.
Marmelo é basicamente um fruto perfumado pertencente à família Rosaceae, que também inclui maçãs e peras. É nativo às regiões temperadas mornas de Sudoeste de Ásia.
O marmelo é uma fruta de estação e está disponível a partir do outono ao inverno. Quando madura, esta fruta é de cor amarela dourada e se assemelha a uma peras em sua forma. Tem um sabor azedo e raramente é comido cru.
É frequentemente cozido ou congelado para eliminar a sua acidez. Na verdade, é usado em receitas tradicionais no Oriente Médio e regiões mediterrânicas, onde é cozido com cordeiro, cabra e carne de porco. A variedade de marmelo asiático, é mais suave e mais suculento, é freqüentemente usado para fazer conservas e geleias.
Valor Nutricional do Marmelo
- Valor Calórico 52 kcal 220 kJ
- Gordura 0,1 g
- Gorduras saturadas 0,1 g
- Gorduras monoinsaturadas 0,1 g
- Gorduras poliinsaturadas 0,1 g
- Carboidratos 14,1 g
- Açúcares 0,0 g
- Proteína 0,4 g
- Fibra alimentar 1,7 g
- Colesterol 0,0 mg
- Sódio 0,1 g
- Água 77,1 g
Como a maioria das frutas, o marmelo é rico em nutrientes como Vitamina A, B e C, fibra, bem como minerais como Potássio, Cobre, Selênio, Zinco, Fósforo, Cálcio, Ferro e Magnésio. É baixo em gordura. O rico valor nutricional do marmelo o torna benéfico para a sua saúde.
Benefícios do Marmelo para saúde
Marmelo Possui Propriedades Anti-inflamatórias:
A fruta madura do marmelo é uma fonte rica da Vitamina C, contribuindo com quase 25% da quantidade diária recomendada. A Vitamina C ajuda a aumentar a imunidade e auxilia no tratamento de condições inflamatórias. Ele também possui propriedades anti-alérgicas.
O fruto e o extrato de suas sementes podem ser usados para tratar dermatite atópica e cistite. Também pode ser utilizado na preparação de produtos alimentares para alérgicos.
Para Perda de Peso:
O marmelo é baixo em calorias mas elevada na fibra dietética. Uma porção de 100 gramas de marmelo cru contém apenas 57 calorias. Também é pobre em gordura saturada, Sódio e colesterol. Todas estas qualidades tornam uma escolha incrível para perda de peso e saúde geral.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Tratar Úlceras:
Os fenólicos presentes no Marmelo são eficazes no alívio de úlceras gástricas. O suco de marmelo também é benéfico para pessoas que sofrem de úlceras gástricas. Ele também ajuda no tratamento de úlceras pépticas pois ele acalma o trato gastrointestinal.
Para Tratar Doenças do Estômago:
O marmelo é um eficaz remédio para enjoos. O marmelo, quando misturado com mel, pode ajudar a tratar a colite, diarreia, constipação e infecções intestinais. O xarope de marmelo é usado para tratar hemorroidas.
Marmelo é um Ótimo Antioxidante:
O marmelo possui propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos polifenólicos. Estes antioxidantes lutam contra os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, bem como a prevenção de doenças cardiovasculares e derrames.
Para Tratar Náuseas e Vômitos:
O marmelo cozido alivia náuseas e vômitos. Sendo um bom diurético, ajudando a remover a acumulação de líquido.
Possui Propriedades Antivirais:
Uma pesquisa mostrou que o Marmelo é rico em propriedades anti-viral. Os fenólicos encontrados no marmelo possuem atividade anti-gripe forte, bem como propriedades antioxidantes. Ele ajuda a proteger contra resfriados e outros patógenos virais.
Para a Pressão Arterial:
Por ser rico em Potássio, o marmelo ajuda a controlar a pressão arterial.
Para os Níveis de Colesterol:
O consumo regular de marmelo ajuda a diminuir o LDL ou colesterol ruim no sangue, mantendo o coração saudável.
Possui Propriedades do Anticancerígenas:
As propriedades antioxidantes do marmelo ajudam o corpo a lutar contra os radicais livres e destroem as células cancerosas malignas.
Os grânulos na polpa de marmelo contêm compostos adstringentes conhecidos como taninos, catequina e epicatequina. Estes taninos protegem as membranas mucosas dos cancros, ligando-se a toxinas e produtos químicos causadores de câncer no cólon.
Para o Stress:
Os vários antioxidantes contidos no marmelo ajudam no alívio do estresse e mantem uma mente calma.
Para Tratar Doenças do Fígado e Olho:
O consumo regular de marmelo é benéfico para aqueles que sofrem de doenças do fígado e olho. Na China, as sementes embebidas e cozidas de marmelo são usados para preparar uma geleia, que pode acalmar problemas oculares, dor de garganta e inflamação das membranas mucosas.
Para Garganta:
As sementes de marmelo são eficazes na cura rouquidão da garganta e traqueia, bem como outras doenças. Seu óleo impede a transpiração, fortalece o coração e fortalece o fígado e estômago.
Outros Benefícios
O suco de marmelo é útil no tratamento de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, anemia e asma. O consumo regular de marmelo pode ajudar no tratamento da tuberculose, disenteria e insuficiência hepática também.
Como todas as outras frutas, o marmelo é também uma adição eficaz a sua dieta regular. Então, por que não pensar fora da caixa e tentar algo novo?
Você já comeu Marmelo? Você gostou? Compartilhe sua experiência conosco na seção de comentários abaixo.