Os benefícios do mel de manuka são inúmeros para nossa saúde, pois ele é rico em vários nutrientes cujo torna-se um dos tipos de mel mais procurados no mundo. Antes de sair em busca do mel de manuka, é recomendável entender o que o torna tão único, bem como os potenciais benefícios para a saúde.
O que é mel de manuka?
O mel de manuka é um tipo de mel que é produzido especificamente por abelhas na Nova Zelândia, que se alimentam do néctar de uma planta particular a flor do manuka. Este mel não é muito diferente do mel normal.
Ele possui uma cor dourada e a textura lisa. No entanto, ele é especial devido aos componentes químicos encontrados nas flores especiais.
Todos os tipos de mel são conhecidos por serem de natureza antibacteriana, mas pode ser muito mais poderoso devido sua capacidade antibacteriana, graças a um produto químico chamado metilglioxal (MG).
Valor nutricional:
Esta variedade especializada de mel irá conter níveis elevados de aminoácidos, cobre, magnésio, cálcio, potássio, zinco, ferro, vitaminas B e uma série de antioxidantes, bem como níveis mais elevados de metilglioxal do que outras formas de mel.
Existem alguns açúcares (carboidratos) nesta forma de mel, bem como uma quantidade traço de proteína.
Os melhores benefícios do mel de manuka incluem sua capacidade de proteger a saúde da pele, otimizar a digestão, fortalecer o sistema imunológico, acelerar a cicatrização, prevenir infecções bucais, regular reações alérgicas e aumentar o sistema respiratório, entre outros.
Benefícios do mel de manuka para saúde:
1. Pele saudável:
Com uma gama diversificada de minerais e vitaminas, é muito bom para proteção da pele contra o estresse oxidativo e do envelhecimento prematuro.
Além disso, como uma substância antioxidante e antibacteriana, é capaz de aliviar infecções na pele e prevenir inflamações de vários problemas.
2. Melhora a digestão:
Estudos descobriram que este mel é capaz de equilibrar o ambiente bacteriano no intestino, o que pode prevenir a refluxo ácido, melhorar a eficiência digestiva e eliminar os sintomas de inchaço, cólicas e constipação.
3. Melhora sistema imunológico:
As qualidades antibacterianas tornaram o mel de manuka famoso em todo o mundo. Portanto, quanto maior a classificação UMF do mel, melhor será para o sistema imunológico e sua defesa contra patógenos e infecções bacterianas.
4. Acelera a cura:
Este mel é conhecido por acelerar a cura, graças ao rico suprimento de minerais, vitaminas e antioxidantes. Pode ser aplicado nas feridas e queimaduras para proteção contra a infecção e aumento do fluxo sanguíneo para a pele. Desta forma, a cura ocorre mais rapidamente.
5.Reduzir a infecção oral:
Os benefícios do mel de manuka possui um impacto significativo na saúde bucal, reduzindo o risco de gengivite e outras infecções comuns que podem enraizar seus dentes e gengivas.
6. Trata alergias:
Estudos relacionaram o uso deste tipo de mel para mitigar a reação alérgica do corpo, o que pode reduzir as respostas desnecessárias pelo sistema imunológico.
Efeitos colaterais do mel de manuka:
Existem alguns efeitos colaterais relacionadas ao mel, incluindo seus efeitos sobre diabetes, ganho de peso e possíveis reações alérgicas, entre outros. No entanto, em quantidades moderadas, você deve usar com segurança.
1. Diabetes:
Há um pouco de açúcar, embora não seja extremamente alto, o uso regular disso pode ser perigoso para pacientes diabéticos, pois isso irá causar um aumento no açúcar no sangue.
2. Ganho de peso:
Existem aproximadamente 60 calorias por colher de sopa deste mel, isso não é muito alto, mas o uso excessivo pode comprometer seus objetivos de ingestão calórica, levando a um possível aumento de peso.
3. Reações alérgicas:
Em casos raros, as pessoas são alérgicas ao veneno da abelha ou ao pólen da flor do manuka. Portanto, o consumo deste mel pode resultar em distúrbios gastrointestinais ou reações alérgicas tópicas, como erupções cutâneas ou comichão.