O óleo de baunilha é amplamente utilizado tanto em cozimento comercial e doméstico, fabricação de perfumes e aromaterapia, mas muitas pessoas não percebem a variedade de benefícios para a saúde que provêm do uso de óleo de baunilha, mesmo que não seja tecnicamente um óleo essencial.
Internamente, o óleo de baunilha puro luta contra a inflamação, funciona como um antidepressivo e contém altos níveis de antioxidantes – impedindo o crescimento de células cancerosas. Tem provado combater infecções e doenças causadas por oxidação e inflamação.
O óleo de baunilha também promove a saúde da pele e do cabelo, alivia a dor muscular e as cólicas e equilibra os hormônios naturalmente. Por milhares de anos, tem sido usado por homens e mulheres que lutam com perda de libido, ansiedade e hipertensão arterial.
O óleo de baunilha é derivado de Vanilla planifolia, uma espécie nativa da família Orchidaceae. A palavra espanhola para a baunilha é a vaina, que é simplesmente traduzida como “pequena vagem”. Foram os exploradores espanhóis que chegaram na costa do golfo do México no início do século XVI, que deram a vanilla seu nome atual.
Valor Nutricional:
A baunilha cresce como uma videira que sobe em uma árvore ou em alguma estrutura existente. Quando deixada sozinha, a videira cresce até a altura que o suporte permitirá. Embora seja nativa do México, agora é amplamente cultivada em todo o trópico. A Indonésia e Madagáscar são os maiores produtores mundiais.
As vagens das sementes de baunilha possuem uma cor acastanhada que vai do vermelho ao preto quando maduras. O interior das vagens é um líquido oleoso cheio de pequenas sementes.
A flor de baunilha (que é uma flor linda, de orquídeas amarelas) produz uma fruta, mas dura somente um dia para que os produtores tenham que inspecionar as flores diariamente.
O fruto é uma cápsula de sementes que, quando deixada na planta, amadurece e abre. À medida que seca, os compostos cristalizam, liberando seu cheiro distinto de baunilha. Ambos, vagens de baunilha e sementes, são usadas para cozinhar.
As vagens de baunilha demonstraram conter mais de 200 compostos, que podem variar de acordo com a região onde os grãos são colhidos. Vários compostos, incluindo vanilina, p-hidroxibenzaldeído, álcool guaiacol e anis, foram considerados importantes para o aroma da baunilha.
Um estudo descobriu que os compostos mais importantes responsáveis pela diferenciação entre a variedade das vagens de baunilha foram a vanilina, o álcool de anis, o 4-metilguaiacol, o p-hidroxibenzaldeído / trimetilpirazina, o p-cresol / anisole, o guaiacol, o isovalérnico ácido e ácido acético.
Benefícios:
1. Possui propriedades antioxidantes:
As propriedades antioxidantes do óleo de baunilha protegem o corpo do desgaste neutralizando os radicais livres. Os antioxidantes são substâncias que ajudam na prevenção de certos tipos de danos celulares, especialmente aqueles causados pela oxidação. A oxidação é uma das maiores causas da maioria dos nossos problemas e doenças de saúde.
Isso leva à formação de radicais livres, que são muito perigosos para os tecidos do corpo e foram conectados ao câncer e ao envelhecimento prematuro. Alimentos e plantas altamente antioxidantes são avaliados pelo ORAC (capacidade de absorção de radiação de oxigênio), que testa o poder de uma substância para absorver e eliminar os radicais livres.
O tempero das vagens de baunilha seco é avaliado em um incrível valor de 122.400 ORAC! Um estudo publicado observou que o extrato de baunilha puro, que foi feito com baunilha curada e álcool etílico aquoso de 60%, possui altos níveis de atividade antioxidante.
O estudo observou que os resultados “apontam para o uso de componentes de extratos de baunilha como antioxidantes para preservação de alimentos e em suplementos de saúde como nutracêuticos”.
2. Aumentar a libido:
O óleo de baunilha estimula a secreção de certos hormônios, como testosterona e estrogênio, que ajuda as pessoas que sofrem de disfunção erétil, impotência e perda de libido. A disfunção erétil, por exemplo, vem em muitos graus e pode ser causada por níveis baixos de testosterona, medicamentos, dieta pobre, fadiga, estresse, depressão ou outras doenças.
A boa notícia é que cerca de 70% desses casos são restaurados com remédios caseiros e métodos de tratamento natural para a impotência. Felizmente, o óleo de baunilha mostrou melhorar os níveis hormonais, o humor e as perspectivas da vida.
3. Ajuda a aliviar os sintomas PMS:
Como o óleo de baunilha ativa os níveis de estrogênio, ele também regulariza a menstruação e alivia os sintomas de PMS. Os sintomas de PMS são experimentados por mais de 75% das mulheres menstruadas e o equilíbrio hormonal é o principal fator que determina esses sintomas. Os sintomas comuns de PMS incluem fadiga, inchaço, problemas de pele, mudanças emocionais, sensibilidade mamária e cãibras.
O óleo de baunilha é um remédio natural para PMS e cólicas porque ele ativa ou equilibra os níveis hormonais e gerencia o estresse, deixando o corpo e a mente relaxados. O óleo de baunilha funciona como um sedativo, portanto seu corpo não está em estado de hipersensibilidade ao experimentar sintomas de PMS; Em vez disso, é tranquilo e os sintomas são minimizados.
4. Ajuda a prevenir o câncer:
O óleo essencial de baunilha tem propriedades anticancerígenas – ajuda na inibição do desenvolvimento do câncer antes de se tornar um problema, tornando-se um potencial tratamento natural do câncer. Este óleo poderoso restringe o crescimento de células cancerosas, principalmente devido a sua atuação como um antioxidante que evita a oxidação das células.
Os antioxidantes matam os radicais livres no corpo e revertem a doença crônica causadora do estresse oxidativo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em altas concentrações, os radicais livres podem ser perigosos para o organismo e danificar todos os principais componentes das células, incluindo DNA, proteínas e membranas celulares.
O dano às células causadas pelos radicais livres, especialmente o dano ao DNA, pode desempenhar um papel no desenvolvimento de câncer e outros problemas de saúde. Os antioxidantes são conhecidos como “eliminadores de radicais livres” que interagem, neutralizam e combatem os danos dos radicais livres.
5. Combate infecções:
Alguns componentes presentes no óleo de baunilha, como eugenol e vanilina hidroxibenzaldeído, são capazes de combater infecções. Um estudo de 2014 publicado em Basileia, na Suíça, examinou a eficácia do óleo de baunilha como agente antibacteriano quando usado na superfície de células bacterianas.
O estudo descobriu que o óleo de baunilha inibiu fortemente a aderência inicial de células de S. aureus e o desenvolvimento do biofilme maduro após 48 horas. As células de S. aureus são bactérias freqüentemente encontradas no trato respiratório humano e na pele.
6. Age contra a depressão:
A baunilha tem sido comumente usada como remédio caseiro do século 17 para combater a ansiedade e a depressão com nutrição. O óleo de baunilha tem um efeito calmante no cérebro, o que ajuda no alivio da raiva, insônia, estresse e ansiedade.
Um estudo descobriu que a vanilina, um dos principais componentes do óleo de baunilha, demonstrou atividade antidepressiva em camundongos, o que era comparável à fluoxetina, uma medicação que trata depressão e transtorno obsessivo-compulsivo.
O estudo concluiu que, como a vanilina foi capaz de causar uma redução significativa da imobilidade nos camundongos, como indicado em um teste de natação forçada, as propriedades sedativas tornaram o óleo de baunilha eficaz no tratamento natural da depressão.
7. Reduz Inflamações:
A inflamação está associada a quase todas os problemas de saúde, e os pesquisadores estão investigando furiosamente os efeitos da inflamação crônica na saúde e possíveis aplicações médicas preventivas. Felizmente, o óleo de baunilha é um sedativo, portanto, reduz o estresse no corpo, como a inflamação, tornando-se um alimento anti-inflamatório; Isso é útil para os sistemas respiratório, digestivo, nervoso, circulatório e excretor.
Como a baunilha é alta em antioxidantes, ela reduz os danos causados pela inflamação. A vanilina, o componente com o valor mais antioxidante, tem o poder de baixar o colesterol naturalmente e reduzir os níveis de triglicerídeos e os sintomas da artrite reumatoide.
A artrite reumatoide é causada por uma disfunção auto-imune onde os glóbulos brancos destroem a cartilagem.
Isso pode estar relacionado a alergias alimentares, infecções bacterianas, estresse ou excesso de ácido no organismo. As propriedades anti-inflamatórias, sedativas e antibacterianas do óleo de baunilha torna-o um tratamento de artrite natural perfeito.
8. Regula a pressão sanguínea:
Os efeitos sedativos do óleo de baunilha no corpo permitem que diminua naturalmente a pressão arterial relaxando o corpo e a mente. A pressão arterial elevada é quando a pressão sobre as artérias e os vasos sanguíneos se torna muito alta e a parede arterial fica distorcida, causando estresse extra no coração. Os níveis de pressão arterial elevada podem colocá-lo em risco de ter um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.
Uma das principais causas da hipertensão arterial é o estresse; ao relaxar os músculos e a mente, o óleo de baunilha é capaz de baixar os níveis de pressão arterial. O óleo de baunilha também o ajuda a dormir mais, o que é outra maneira fácil de baixar os níveis de pressão arterial. O óleo de baunilha é um remédio natural para a pressão arterial alta porque também atua como antioxidante, portanto, reduz o estresse oxidativo e dilata as artérias.
História e Fatos Interessantes:
Os habitantes de Totonac, que moravam na costa leste do México (no atual estado de Veracruz), foram os primeiros a cultivar baunilha. O conquistador espanhol Hernán Cortés é creditado a introdução tanto de baunilha e chocolate para a Europa na década de 1520.
Durante a captura do montezuma no México, um dos oficiais de Cortés o viu bebendo uma bebida de chocolate feita de cacau em pó e milho moído, com sabor de vagens de baunilha e mel. Os espanhóis tomaram essa bebida e ficaram tão impressionados com isso que levaram amostras de volta para a Espanha. O sabor da baunilha em particular foi um sucesso, e em 1700 o uso de baunilha se espalhou pela Europa – e o México tornou-se o principal produtor de baunilha por três séculos.
Como a polinização é necessária para conseguir o sabor adequado da planta de baunilha, as tentativas de cultivar baunilha fora do México e da América Central mostraram-se infrutíferas; no entanto, em 1841, Edmond Albius, um escravo que morava na ilha francesa da Reunião no Oceano Índico, descobriu aos 12 anos que a planta poderia ser polinizada à mão, o que permitia o cultivo global da planta.
Hoje, três grandes espécies de baunilha são cultivadas globalmente, todas derivadas de uma espécie originalmente encontrada na Mesoamérica, incluindo partes do México moderno. A baunilha é a segunda especiaria mais cara após o açafrão, porque o cultivo de vagens de sementes de baunilha é intensivo em mão-de-obra.
Como escolher e fabricar:
É importante notar que a maioria dos óleos baratos de baunilha disponíveis no mercado contém uma tonelada de ingredientes sintéticos ou são muito processados. Encontrar um óleo de baunilha 100% puro é muito improvável e caro. Ao pensar em comprar óleo de baunilha por seus benefícios para a saúde, tenha em mente que quanto maior o conteúdo de vanilina, maior a qualidade do aroma.
Por exemplo, procure o extrato total de VanillaCo2, que normalmente é usado em aromaterapia. O extrato total de Vanilla Co2 contém 26% de vanilina, enquanto o extrato de baunilha que é usado para cozinhar contém apenas 2%. Muitas empresas tentam vender produtos de vanilina de baixo nível como “óleos essenciais de baunilha”, então você precisa ler os rótulos com cuidado. A baunilha não é um “óleo essencial” da mesma forma que o óleo de lavanda, o óleo de hortelã-pimenta e o óleo de tomilho não são destilados a vapor, pressionados pelo expelente ou pressionados a frio.
Para fazer uma infusão de óleo de baunilha, compre vagens de baunilha da sua loja local de alimentos saudáveis, de preferência orgânicos, depois corte-os em pedaços e remova as sementes. Adicione-os diretamente em um óleo transportador (você pode escolher um óleo que não seja muito perfumado, como o óleo de jojoba). Deixe a mistura descansando por pelo menos uma semana – com o tempo a fragrância será mais forte. Mantenha a mistura em um recipiente hermético.
Como usar:
- Para relaxar seu corpo e mente, massageie 10 gotas de sua infusão de óleo de baunilha caseira em seu pescoço, pés, tórax e estômago. Isso alivia dores musculares, cólicas PMS, sentimentos de ansiedade e funciona como agente antibacteriano.
- Para melhorar os padrões de sono, inspire 3-5 gotas de óleo de baunilha antes de dormir ou faça o seu próprio banho de óleo de baunilha, adicionando 5-10 gotas à água morna.
- Para usar como perfume, adicione 10-20 gotas em uma garrafa de spray e misture com outro óleo (como jojoba ou óleo de amêndoa) e água. Você pode pulverizar esta mistura de óleo de baunilha em seus lençóis, móveis, corpo e cabelos.
- Para usar o óleo de baunilha para a saúde da pele, adicione 2-3 gotas em seu lavatório facial ou loção. Tente adicionar 5 gotas de óleo de baunilha puro ou uma infusão de óleo de baunilha.
- Para aliviar queimaduras e feridas, esfregue 2-3 gotas de óleo de baunilha puro para a área necessária.
- Para benefícios internos, adicione 5 gotas ou uma infusão de óleo de baunilha ao seu chá ou café diário.
- Para reduzir a inflamação no corpo, use um óleo de baunilha de alta qualidade ou extrato.
Possíveis efeitos colaterais e precauções:
A baunilha é segura de ser consumida, mas existem potenciais efeitos colaterais. Se você misturar as vagens de baunilha com um óleo para fazer uma infusão, use um óleo transportador seguro para consumo (como o óleo de coco).
Alguns efeitos colaterais do uso de óleo de baunilha internamente ou topicamente são irritação, inflamação ou inchaço. É uma boa ideia começar com pequenas doses e trabalhar até lá.
Caso use óleo de baunilha na sua pele, aplique primeiro em um pequeno pedaço. Lembre-se de que o óleo de baunilha puro é um produto caro, então, caso ache com preços baixos, provavelmente não é um produto de alta qualidade.
Leia os rótulos cuidadosamente e entenda que os produtos de óleo de baunilha pura são os mais benéficos para saúde. Outros produtos contêm composto sintéticos e vanilina produzida em laboratório. Procure por um extrato de baunilha produzido no México que é misturado com extrato de feijão tonga, que contém um produto químico chamado cumarina.