Início » Nutrição » Óleos Medicinais » 7 benefícios do óleo de gengibre para saúde!

7 benefícios do óleo de gengibre para saúde!

benefícios do oleo de gengibre

Os principais benefícios do óleo de gengibre incluem sua capacidade de aumentar a saúde do coração, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, otimizar a digestão, estimular o sistema imunológico e proteger o sistema respiratório, entre outros.

Além disso, este óleo possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo ele é uma ferramenta poderosa e útil para saúde do corpo. Com uma grande variedade de usos e uma série de benefícios.

oleo de gengibre
óleo de gengibre

O aroma do óleo de gengibre é algo bastante particular, pois, em vez de lembrar o cheiro da raiz seca ou em conserva, tem mais a ver com a raiz de gengibre verde, fresca. Um produto usado principalmente na aromaterapia. Além disso, a produção do óleo acontece com a extração por meio da ‘destilação a vapor’. No começo, o tom é amarelo-claro, ligeiramente esverdeado; depois, vai escurecendo.

O que é óleo de gengibre? 

O óleo de gengibre é o óleo concentrado extraído de gengibre fresco ou seco. Através de um método de destilação a vapor ou extração de solvente, você pode separar os ingredientes ativos da raiz, que podem ser consumidos e utilizados de várias maneiras.

Enquanto as outras formas de gengibre são boas devido seu sabor e como ingrediente em várias refeições, o óleo de gengibre é mais usado como medicamento, graças à sua alta concentração de gingerol e outros compostos orgânicos. Com propriedades estimulantes, antioxidantes, laxantes e anti-inflamatórias.

Benefícios de óleo de gengibre para saúde: 

1. Prevenir doenças crônicas: 

Com efeitos antioxidantes, os benefícios do óleo de gengibre não só ajudará na prevenção do estresse oxidativo e doenças crônicas, mas também fortalecerá o sistema imunológico e evitará infecções em todo o corpo.

2. Melhorar a saúde respiratória:

Os efeitos calmantes, estimulantes e antibióticos são ótimos para curar o sistema respiratório, aliviar a dor de garganta e eliminar o excesso de muco e fleuma nas vias respiratórias.

3. Reduzir a inflamação: 

Quando aplicado topicamente com outro óleo, pode aliviar rapidamente dor, inchaço e desconforto nas articulações ou outras áreas doloridas no corpo.

4. Aumentar o impulso sexual: 

Os benefícios do óleo de gengibre tem sido conhecido por aumentar a libido em homens e mulheres.

5. Tratar as cólicas menstruais:

As mulheres podem consumir pequenas quantidades para aliviar as cólicas, particularmente conhecida como a menstruação dolorosa.

6. Evitar pressão alta: 

Os adultos que consomem gengibre diariamente têm um risco oito por cento menor de desenvolver hipertensão (pressão alta). Um estudo de 2005 revelou que óleo de gengibre pode reduzir a sua pressão sanguínea através do bloqueio de canais de cálcio dependentes da tensão.

7. Tratar problemas de estômago e intestino: 

O Óleo de Gengibre ajuda a promover uma boa digestão e pode ser um ótimo remédio para espasmos, dispepsia, indigestão e flatulência. Também pode aumentar o seu apetite, o que é ótimo para as pessoas que estão tentando ganhar peso.

benefícios do oleo de gengibre
benefícios do óleo de gengibre

Como  fazer o óleo de gengibre?

Ingredientes

– 1 pedaço pequeno de gengibre;
– 1 colher de óleo de gergelim.

Modo de preparo:

  1. Descasque e rale o gengibre bem fininho;
  2. Coloque uma colher de chá de gengibre ralado em um pano limpo;
  3. Dobre o pano com o gengibre formando um pacote; feche a parte de cima com os dedos;
  4. Em um recipiente pequeno, despeje o óleo de gergelim;
  5. Molhe a parte inferior do pacotinho no óleo de gergelim e esprema até obter algumas gotas. Lembrando que as gotas devem cair dentro do recipiente com óleo de gergelim;
  6. Misture os óleos e passe a receita no cabelo, massageando com delicadeza do couro cabeludo às pontas.

Efeitos colaterais do óleo de gengibre: 

Embora uma pequena quantidade deste óleo não seja intrinsecamente perigosa, uma quantidade excessiva pode ser perigosa e pode levar a distúrbios hemorrágicos, pressão arterial elevada, níveis baixos de açúcar no sangue, sofrimento gastrointestinal e inflamação tópica, caso seja alérgico ao gengibre ou a outros membros de a família da cúrcuma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.