Os benefícios do óleo de melaleuca são variados pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para saúde geral do corpo.
A melaleuca ganhou um lugar digno na indústria farmacêutica, cosmética e de limpeza, sendo empregada na formulação de diversos medicamentos, produtos para limpar a casa como antimofos e cosméticos como shampoos contra queda, caspa e seborreia e produtos antiacne.
Além disso, o óleo desta planta é amarelo claro (quase transparente) e tem um cheiro, digamos, marcante. Embora o perfume não seja exatamente o que podemos chamar de gostoso, este óleo tem tantos benefícios e ações que você não imagina.
Benefícios do óleo de melaleuca para saúde:
1. Fortalecer o sistema imunológico:
Um dos benefícios mais impressionantes deste óleo são os seus níveis de resveratrol.
2. Propriedades desodorantes:
A combinação das glândulas, que estão presentes em grande concentração nas axilas, com as bactérias presentes na pele é responsável pela produção de um odor nas axilas, ele ajuda no tratamento dessas bactérias e na eliminação dos odores.
3. Curar feridas:
Pesquisas divulgadas nos anos de 1999, 2004 e 2015 identificaram que há benefícios do óleo de malaleuca no auxílio da diminuição da inflamação e no estímulo à atividade dos glóbulos brancos que participam do processo de cura.
4. Saúde da pele:
Outro benefícios do óleo de malaleuca é amenizar a inflamação na pele. Um estudo feito por um pesquisador da Suécia comparou os efeitos de diferentes tratamentos para a dermatite de contato e proporcionou um maior efeito na cura dessa doença.
5.Tratamento da caspa:
Os benefícios do óleo de malaleuca possui propriedades antifúngicas que auxiliam no tratamento da caspa.
6.Tratar a psoríase:
Os componentes anti-inflamatórios são os responsáveis por esse benefício, ele contribui com o alívio dos sintomas dessa condição.
7. Prevenção da conjuntivite:
Os benefícios do óleo de malaleuca ajuda no alívio da coceira queimação e secreção nos olhos. Além disso, ele pode entrar no combate da conjuntivite, como explica os dermatologista.
8. Tratar a Acne:
Um estudo registrou que uma solução de 5% deste óleo trata acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila, o queridinho dos tratamentos contra as espinhas.