Os benefícios do óleo essencial de lavanda, pois ela é usada há muito tempo para perfumar fragrâncias, sabonetes e xampus, mas você sabia que esta planta roxa impressionante também tem o poder de curar algumas de suas doenças?
Há uma razão pela qual os óleos essenciais como lavanda, eucalipto e óleo de melaleuca estão ressurgindo em popularidade.
Além disso, o óleo de lavanda propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, que podem ajudar a curar pequenas queimaduras e picadas de insetos. Pesquisas sugerem que pode ser útil no tratamento de ansiedade, insônia, depressão e inquietação.
Benefícios do óleo essencial de lavanda:
1. Ajudar a promover o sono:
A fragrância calmante da lavanda pode acalmar a mente e o corpo para ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo.
Além disso, a lavanda pode retardar as funções do sistema nervoso para ajudar a promover o sono , melhorando o humor e a concentração e reduzindo a ansiedade.
2. Previne a depressão:
Assim como trata os problemas do sono, a capacidade da lavanda de relaxar mentes ocupadas pode ajudar a aliviar o estresse.
Em um estudo, os participantes que receberam lavanda por via oral apresentaram uma melhora significativa nos sintomas depressivos.
3. Reduz o tempo de cicatrização:
A lavanda contém propriedades antibacterianas e tem sido amplamente utilizada para limpar cortes e esterilizar equipamentos.
- Você pode colocá-lo diretamente em mordidas, picadas, cortes e arranhões para reduzir o tempo de cicatrização.
4. Alivia as dores de cabeça:
As dores de cabeça ocorrem a partir de uma variedade de problemas, como por exemplo estresse, alterações hormonais, subluxações da coluna vertebral e alergias entre outros.
No entanto, um dos benefícios do óleo essencial de lavanda para aliviar as dores de cabeça e eliminar o uso de medicamentos que podem ter efeitos colaterais prejudiciais, independentemente do que esteja causando a dor de cabeça.
5. Ajuda a prevenir acne:
Além disso, um dos benefícios do óleo essencial de lavanda é que trabalha para matar bactérias, dessa forma isso pode prevenir a acne. E também pode ajudar a limpar os poros das bactérias nocivas causadoras de acne e espinhas. Além de atuar como um adstringente que aperta os poros.
- Para usar óleo de lavanda para acne, dilua-o em óleo de coco ou outro óleo transportador e aplique-o na pele após lavar o rosto.
6. Ajuda com os problemas digestivos:
No entanto, a lavanda tem sido amplamente utilizada como uma ajuda digestiva natural no passado, devido à sua capacidade de mover alimentos com facilidade e rapidez pelos intestinos. Além de promover um aumento na produção de sucos gástricos para ajudar a aliviar a indigestão e dores de estômago.
Como usar óleo essencial de lavanda?
Os óleos essenciais em geral podem ser usados de várias maneiras, dependendo do motivo pelo qual você está usando o óleo.
- Você pode massagear o óleo na pele se desejar tratar a acne ou outras doenças da pele ou se tiver dor de cabeça ou dores musculares.
- Além disso, você também pode usar algumas gotas em outras misturas para criar um spray de ambiente ou repelente de insetos. Pulverize algumas borrifadas no travesseiro para ajudá-lo a dormir tranquilamente ou use um difusor para acalmar a atmosfera em sua casa.
- Para dores de cabeça, tontura ou enjoo, você pode colocar uma pequena gota de óleo de lavanda na ponta da língua ou atrás das orelhas para acalmar os sintomas.
Existem efeitos colaterais do uso de óleo essencial de lavanda?
Só porque um remédio é totalmente natural, não significa que não haja risco ou possibilidade de efeitos colaterais. Algumas pessoas podem descobrir que são alérgicas ao óleo de lavanda, o que tornaria sua pele irritada.
Além disso, outros pessoas que tomam lavanda por via oral pode causar a constipação, dor de cabeça ou aumento do apetite.
Não deve ser usado por mulheres grávidas ou meninos jovens que não atingiram a puberdade, pois pode afetar negativamente as alterações hormonais.
Que óleo essencial se livra das dores de cabeça?
Os óleo de lavanda, alecrim e hortelã – pimenta são mais comumente usados em produtos para alívio da dor de cabeça. Estudos mostraram que o óleo de lavanda é capaz de melhorar a função cerebral e aliviar dores de cabeça.