O óleo essencial de melissa, também conhecido como óleo de bálsamo de limão, é usado na medicina tradicional para tratar uma série de preocupações com a saúde, incluindo insônia, ansiedade, enxaqueca, hipertensão, diabetes, herpes e demência.
Este óleo perfumado com limão pode ser aplicado topicamente, tomado internamente ou difundido em casa. Um dos benefícios mais conhecidos de óleo essencial de melissa é a sua capacidade de tratar feridas, ou vírus herpes simples 1 e 2, naturalmente e sem necessidade de antibióticos que possam aumentar o crescimento de cepas bacterianas resistentes no corpo.
Suas propriedades antivirais e antimicrobianas são apenas algumas das qualidades potentes e terapêuticas deste importante óleo essencial.
O que é o óleo de melissa?
O óleo de melissa é um membro da família Lamicaceae (mint), e os óleos são extraídos por destilação a vapor das folhas e flores. A melissa é uma planta medicinal nativa da região do Mediterrâneo Oriental e da Ásia Ocidental.
A erva tem sido utilizada desde a antiguidade por suas muitas propriedades terapêuticas. O óleo essencial de melissa é conhecido por suas propriedades antibacterianas, antivirais, antiespasmódicas e antidepressivas. Tem um aroma delicado e limonado que promove o equilíbrio emocional e aumenta a saúde da pele.
Um dos principais benefícios do óleo essencial de melissa é a sua propriedade antioxidante, que é devido à presença de compostos especiais. Os pesquisadores identificaram 70 compostos ativos no óleo essencial de melissa, incluindo geranial, germacrene, neral e citronel.
Devido às suas propriedades medicinais, o óleo essencial de melissa tem sido utilizado em muitos estudos científicos para examinar os efeitos da doença de Alzheimer, memória, aprendizado e depressão.
Embora não seja um dos óleos essenciais mais conhecidos, o óleo essencial de melissa tem sido usado terapeuticamente por centenas de anos. No século 14, foi incluído na água tônica feita pelas freiras carmelitas francesas.
No século 16, o famoso filósofo, médico e botânico Paracelsus chamou a erva “O Elixir da Vida”, enquanto o escritor e jardineiro do século 17 John Evelyn descreveu isso como “soberano para o cérebro, fortalecendo a memória e afastando poderosamente a melancolia”.
Benefícios do óleo essencial de melissa:
1. Ajuda a tratar os sintomas da doença de Alzheimer:
Melissa é provavelmente um dos óleos essenciais mais estudado por sua capacidade de servir como um tratamento natural para a doença de Alzheimer, e é provavelmente um dos mais eficazes.
Cientistas realizaram um estudo controlado por placebo para determinar a relação do óleo essencial de melissa para agitação em pessoas com demência grave, o que é um problema frequente e importante, especialmente para pacientes com comprometimento cognitivo grave.
72 pacientes com agitação clinicamente significativa no contexto da demência grave foram distribuídos aleatoriamente em grupo do óleo essencial de melissa e no grupo de tratamento com placebo. Os pesquisadores descobriram que 60% do grupo de óleo melissa e 14% do grupo tratado com placebo apresentaram uma redução de 30% dos escores de agitação.
Houve uma melhoria geral na agitação em 35% dos pacientes que receberam Óleo Essencial de Melissa e 11% nos tratados com placebo, sugerindo que a qualidade de vida melhorou significativamente com o tratamento de óleo essencial.
2. Possui atividade anti-inflamatória:
Uma pesquisa mostrou que o óleo essencial de melissa pode ser usado para tratar várias doenças associadas à inflamação e dor. Um estudo de 2013 investigou as propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de melissa usando o edema da pata traseira induzida por trauma em ratos.
As propriedades anti-inflamatórias do óleo essencial de melissa apresentaram redução significativa e inibição do edema, que é inchaço causado pelo excesso de líquido que está preso nos tecidos do corpo.
Os resultados deste estudo e muitos outros sugerem que o óleo melissa pode ser tomado internamente ou aplicado topicamente para reduzir o inchaço e aliviar a dor devido à sua atividade anti-inflamatória.
3. Previne e trata infecções:
Como muitos de nós já sabem, o uso generalizado de agentes antimicrobianos provoca estirpes bacterianas resistentes, o que pode comprometer seriamente a eficácia do tratamento antibiótico graças a essa resistência antibiótica.
Pesquisas sugerem que o uso de medicamentos à base de plantas pode ser uma medida preventiva para prevenir o desenvolvimento de resistência a antibióticos sintéticos associados a falhas terapêuticas. O óleo essencial de melissa foi avaliado pelos pesquisadores quanto à sua capacidade de interromper as infecções bacterianas.
Os compostos mais importantes identificados no óleo essencial de melissa que são bem conhecidos por seus efeitos antimicrobianos são citral, citronelário e trans-cariofileno. Um estudo de 2008 mostrou que o óleo melissa apresentava maior grau de atividade antibacteriana do que o óleo de lavanda contra cepas bacterianas Gram-positivas, incluindo Cândida.
4. Tem efeitos anti-diabéticos:
Estudos sugerem que o óleo essencial de melissa é um agente hipoglicêmico e antidiabético eficiente, provavelmente devido à absorção aumentada de glicose e ao metabolismo no fígado, juntamente com o tecido adiposo e a inibição da gliconeogênese no fígado.
Um estudo de 2010 descobriu que, quando os ratos receberam óleo essencial de melissa durante seis semanas, eles apresentaram níveis significativamente reduzidos de glicose no sangue, melhora da tolerância à glicose e níveis de insulina sérica significativamente maiores em comparação com o grupo controle, todos os quais podem reduzir os sintomas do diabetes.
5. Promove a saúde da pele:
O óleo melissa é usado para tratar naturalmente eczema, acne e feridas menores, pois possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Em estudos que envolvem o uso tópico do óleo essencial de melissa, constatou-se que os tempos de cicatrização foram estatisticamente melhores nos grupos tratados com óleo essencial de melissa.
É gentil o suficiente para se aplicar diretamente à pele e ajuda na limpeza dos problemas de pele causadas por bactérias ou fungos.
6. Trata a herpes e outros vírus:
Melissa é muitas vezes a erva escolhida para o tratamento de feridas, uma vez que é eficaz na luta contra vírus na família do vírus da herpes. Pode ser usado para inibir a propagação de infecções virais, o que pode ser especialmente útil para pessoas que desenvolveram uma resistência aos agentes antivirais comumente usados.
Um estudo de 2008 descobriu que concentrações mais altas de óleo essencial de melissa quase aboliram o vírus do herpes simplex de tipo 1 e 2 completamente quando foi testado em células de rim de macaco utilizando um teste de redução de placa.
Os pesquisadores sugerem que o óleo essencial de melissa serve como um tratamento tópico adequado para eliminar a herpes porque tem efeitos antivirais e é capaz de penetrar na pele devido à sua natureza lipofílica.
7. Serve como um agente anti-tumor potencial:
Um estudo de 2004 descobriu que o óleo essencial de melissa tem potencial como agente antitumoral, como evidenciado por uma redução das células de câncer humano quando avaliado em um estudo in vitro.
Outro estudo descobriu que o óleo melissa pode ser de potencial interesse para o tratamento do glioblastoma multiforme (GBM), que são tumores que surgem no tecido de apoio ao cérebro. O estudo investigou a atividade do óleo essencial de melissa e seu principal componente citral em linhas celulares GBM.
Tanto o óleo essencial de melissa como o citral diminuíram a viabilidade e induziram a apoptose de células GBM com seus efeitos antioxidantes, mostrando seu potencial como tratamento natural do câncer.
8. Aumenta o humor e ajuda na luta contra a depressão:
O óleo essencial de melissa tem propriedades antidepressivas, hipnóticas e sedativas e pode criar uma sensação de paz e calor. Ele consegue promover o equilíbrio emocional e tem compostos inspiradores.
Um estudo de 2013 realizado na Universidade de Melbourne descobriu que os efeitos do óleo de melissa podem ajudar na melhora da ansiedade, depressão e cognição. O óleo de melissa também demonstrou modular o humor e o desempenho cognitivo em pessoas jovens saudáveis, que não relataram efeitos colaterais ou sintomas de toxicidade.
9. Ajuda a reduzir a pressão arterial elevada:
O óleo de melissa tem o poder de baixar os níveis de pressão arterial por causa de suas propriedades hipotensivas, anti-hiperlipidêmicas, antiarrítmicas, neuroprotetoras e hepatoprotetoras. Um estudo em animais de 2015 descobriu que o óleo de melissa está associado a alternâncias eletrocardiográficas significativas em ratos.
O eletrocardiograma é um teste que é usado para verificar se há problemas com a atividade elétrica do seu coração. Outro estudo em animais, realizado em 2016, descobriu que o óleo de melissa reduz a freqüência cardíaca de ratos machucados e aumenta a resistência do coração.
10. Reduz os níveis de triglicerídeos:
Um estudo de 2012 sugere que o consumo de óleo de melissa poderia ter efeitos metabólicos benéficos. Quando usado em camundongos, o óleo de melissa retardou a síntese de ácidos graxos (um processo que cria acumulações gordurosas no corpo), o que reduziu os níveis de triglicerídeos.
Outro estudo, realizado em 2009, descobriu que o óleo de melissa contém alcaloides fenólicos que estão entre as propriedades que podem inibir a síntese de colesterol e levam a níveis mais baixos de colesterol, níveis totais de lipídios e níveis reduzidos de peroxidação lipídica no tecido hepático.
11. Alivia a TPM e os sintomas menstruais:
Um estudo de 2015 avaliou o efeito das cápsulas de óleo de melissa sobre a intensidade dos sintomas de TPM. Cem meninas do ensino médio participaram de um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo.
Os participantes do grupo de intervenção receberam uma cápsula com 1.200 miligramas de óleo de melissa do primeiro ao último dia de seus ciclos menstruais por três ciclos consecutivos. O segundo grupo recebeu o placebo.
Os resultados revelaram uma redução significativa nos sintomas de TPM para o grupo de intervenção, sugerindo que o Óleo Essencial de Melissa é efetivo na redução dos sintomas de TPM.
Como usar:
Você pode encontrar óleo essencial de melissa em algumas lojas de saúde e on-line. O óleo essencial de melissa é um dos óleos essenciais mais caros, mas vale a pena o investimento. Não se deixe enganar por produtos mais baratos; A qualidade mais alta, 100 por cento de grau puro, garrafas de cinco mililitros de óleo essencial de melissa variam de preço.
Certifique-se de ler o rótulo com cuidado e apenas comprar óleo melissa (ou qualquer óleo essencial) de uma empresa confiável e respeitável. Isto é particularmente importante caso planeje usar o óleo internamente.
O óleo essencial de melissa pode ser difundido em casa, aplicado topicamente ou tomado internamente. Para pessoas com pele sensível, use um óleo transportador antes de usar óleo essencial de melissa na sua pele.
Para uso interno, comece com quantidades muito pequenas – uma a duas gotas – e caso planeje tomar qualquer óleo essencial internamente por um longo período de tempo, faça isso sob o cuidado de seu médico.
Aqui estão algumas maneiras fáceis de usar óleo essencial de melissa em casa:
- Para melhorar os sintomas da demência, difundir o óleo essencial de melissa diariamente ou inale diretamente da garrafa;
- Para tratar problemas de pele, como eczema, use cinco gotas com um pouco de óleo transportador, especialmente para uso na face. Alternativamente, você pode adicionar cinco gotas em um hidratante ou a uma garrafa de spray com água e pulverizar no seu rosto;
- Para tratar feridas e herpes, aplique duas a três gotas diluídas de melissa topicamente na área de preocupação;
- Para hipoglicemia, aplique algumas gotas internamente para promover níveis saudáveis de glicose;
- Para combater sentimentos de depressão e ansiedade, difunda ou aplique óleo topicamente nos pulsos, costas do pescoço e ouvidos;
- Para eliminar a vertigem e nervosismo, aplique duas a três gotas topicamente na parte de trás do pescoço ou ouvidos para aliviar nervosismo, náuseas, vômitos e tonturas. O óleo essencial de melissa também pode ser tomado internamente adicionando uma gota na água ou no chá;
- Para aliviar a hipertensão, aplique topicamente no peito ou na parte de trás do pescoço ou consuma uma a duas gotas internamente.
Precauções:
Evite o uso durante a gravidez, pois o óleo essencial de melissa é um emenagogo (medicamento que provoca a menstruação). Se você usa melissa na pele sensível, dilua com um óleo transportador (como o óleo de coco ou o óleo de jojoba) antes da aplicação.