Os benefícios do poejo que são essenciais para saúde e ele é conhecido cientificamente como Mentha pulegim, é uma planta herbácea pertencente à família Labiatae. Esta erva cresce em áreas úmidas e é nativa da Europa, Oriente Médio e África do Norte. O Poejo também é comumente conhecido por uma série de outros nomes. Quando esmagado, a erva emite um aroma muito forte, reminiscente da hortelã.
Esta erva era tradicionalmente usada como uma erva culinária e na medicina popular. Um óleo essencial feito com Poejo ainda é usado por aromaterapeutas para aplicação tópica. No entanto, o óleo possui uma alta quantidade de um composto chamado pulegone, que é altamente tóxico e é conhecido por causar danos ao fígado e afetar a função uterina.
Enquanto o chá feito da planta permanece ainda popular, o consumo do óleo pode ser extremamente perigoso e até fatal e deve ser evitado a todo custo.
O motivo do chá ainda ser popular é atribuído aos efeitos relaxantes. Também pode ajudar no melhoramento da digestão e aliviar a dor no estômago. Também pode ser aplicado topicamente na pele e é conhecido por ter uma variedade de usos medicinais.
Valor nutricional do poejo:
O Poejo é uma planta com muitas propriedades nutricionais que beneficiam a saúde, entre elas encontramos uma boa quantidade de magnésio, cálcio, ferro, manganês, uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, além do seu alto teor de antioxidantes.
As propriedades dessa fruta incluem sua ação digestiva, estimulante, tônica estomacal, sudorífera, adstringente, emenagoga, febrífuga, expectorante, carminativa e vermífuga.
Benefícios do poejo para saúde:
Os benefícios do poejo contém propriedades que serve para combater a gripe e o resfriado, tosse, falta de apetite, má digestão, azia, gases, cólicas intestinais, coriza, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, menstruação atrasada dentre outros benefícios.
1. Melhora a digestão:
Os benefícios do poejo tem sido usado para melhorar a saúde digestiva e para tratar várias problemas digestivos comuns. Você pode beber pequenas doses do chá para ajudar no tratamento da dor, inchaço, gás ou estômago.
A planta também possui propriedades antiespasmódicas que podem ajudar no alívio da dor estomacal ou cãibras. Muitas pessoas acreditam que esta planta pode ser consumida com moderação para melhorar a função hepática e estimular a produção de bile, cujo pode ajudar na digestão.
2. Melhorar a respiração:
Devido ao seu elevado teor de mentol, os benefícios do poejo tem sido usado ao longo dos anos devido suas qualidades expectorantes e sua capacidade de aliviar os sintomas de resfriados ou gripe.
Pode ajudar no refrescamento da respiração e atua como descongestionante para o sistema respiratório e os pulmões. As propriedades expectorantes podem auxiliar na diminuição do desenvolvimento de mucosas ou fleuma e também ajudar na liberação.
3. Como relaxante:
Os benefícios do poejo possui propriedades sedativas. Portanto, foi usado no passado para combater a histeria e pode ajudar no alívio dos nervos e das dificuldades de dormir. No entanto, não há nenhuma constatação cientifica que comprove que seja mesmo eficiente para tal fim.
4. Auxilia no alívio das dores:
O óleo dessa planta tem propriedade aquecedora e entorpecedora e é usado em massagens para ajudar no tratamento dos músculos doloridos e articulações.
Além disso, devido às suas propriedades depurativas, é um bom tratamento para reumatismo e artrite pois pode ajudar na erradicação do ácido úrico do corpo.
5. Regula a menstruação:
Essa planta é bem conhecida por sua atividade emenagoga. Foi usado ao longo dos anos para ajudar na estimulação da menstruação em mulheres com ciclos irregulares ou naqueles que não menstruam.
No entanto, existem muitas outras alternativas para estimular a menstruação, muitas das quais são muito mais seguras.