Quando você pensa nas melhores fontes de potássio, provavelmente você prefere as bananas. De fato, a maioria das pessoas tem dificuldade em pensar em qualquer outra fonte de potássio.
O mineral essencial que ajuda a facilitar a comunicação entre nervos e músculos e ajuda a mover os nutrientes nas células. Você pensaria que a fruta tropical tem um monopólio sobre as coisas.
O que é Potássio?
O potássio é um elemento nutritivo presente sobretudo nos nossos ossos, mas também nos nossos dentes e membranas celulares.
Através do fósforo nosso corpo é capaz de produzir energia e também ajuda a formar outros elementos importantes para o nosso corpo como enzimas e proteínas, além de ser útil para promover a absorção de cálcio no intestino e a ativação de algumas vitaminas, tais como a vitamina D.
É muito importante que a contribuição diária de fósforo seja compensada por uma ingestão adequada de cálcio, porque essas duas substâncias trabalham em sinergia e um desequilíbrio desta forma pode trazer consequências, tais como problemas de osteoporose ou de crescimento.
Ela existe em três formas isotópicas naturais, com massa de 39, 40 e 41. O potássio 40 é radioativo e tem uma vida média de 1,28 milhões de anos, enquanto que o isótopo mais abundante é o potássio 39.
Encontra-se em grandes quantidades em vários minerais, é um constituinte de tecidos vegetais e animais e um excelente fertilizante.
Alimentos ricos em potássio
A seguir veja, uma lista de alimentos ricos em potássio.
- Banana
- Laranja
- Acerola
- Abacate
- Castanha-do-pará
- Brócolis
- Tomate
- Feijão
- Mamão
- Figo
- Uva
- Batata
- Milho
- Caju
- Melão
- Maracujá
- Ameixa
- Cenoura
- Beterraba
- Espinafre
Benefícios do Potássio
A seguir veja, uma lista de benefícios do potássio.
1. Acelera a perda de peso
Não há dúvidas de que o consumo adequado de alimentos com potássio é de grande ajuda para a perda de peso. O principal fator nesse sentido são as funções do potássio como regulador dos níveis de açúcar.
Evitando os picos de açúcar no sangue, o potássio evita também os picos na produção de insulina, um hormônio que incentiva o acúmulo de gordura. Apesar de não acelerar o metabolismo diretamente, pode-se dizer que um dos benefícios do potássio é manter o metabolismo regulado, o que é benéfico para quem procura perder peso.
Tão significativo quanto, porém, é o balanço de líquidos para que serve o potássio: ao evitar a retenção de água pelo organismo, o potássio colabora para desinchar o corpo.
Além disso, o papel do potássio em evitar a fraqueza muscular pode ser de grande ajuda para manter a motivação para exercitar-se diariamente.
2. Alívio de dores
Encontra-se ainda entre os benefícios do potássio o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.
3. Regula a pressão arterial
O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o potássio equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esse é um dos principais efeitos benéficos do potássio e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo, ressaltando que o aumento da ingestão de potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do AVC, que é o próximo item da lista.
4. melhora o rendimento nas atividades física
Como o potássio pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.
5. Previne doenças
Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.
Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas
6. Controla o açúcar no sangue
Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças.
7. Combate pedras nos rins
Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o potássio é indicado para evitar problemas maiores.
8. Combate estresse e ansiedade
Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios do potássio sobre a ansiedade e o estresse.
Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.
9. Fortalece os ossos
O potássio é um dos minerais responsáveis por permitir a absorção de Cálcio no organismo, favorecendo assim os ossos e dentes
10. Melhora a saúde do coração
A dupla sódio e potássio é essencial para a contração muscular e por isso ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. A ausência de sódio pode levar a uma arritmia cardíaca.
11. Regula o metabolismo
O potássio regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar.
Ao regular a produção de insulina, o potássi acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.
12. Melhora o sistema nervoso
O potássio auxilia na condutividade elétrica dos neurônios, ele é essencial para nosso sistema nervoso. A memória e o aprendizado são melhores quando os níveis de potássio estão ideais.
13. previne câimbras
A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando.
Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras. Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio.
Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.
Outros benefícios do potássio
- Bom funcionamento do coração.
- Equilíbrio do nível de água no organismo.
- Regulação da pressão arterial.
- Prevenção contra o acidente vascular cerebral (AVC).
- Equilíbrio dos músculos.
- Prevenção contra cãibras.
Sintomas de deficiência do potássio
A seguir veja, uma lista de sintomas de deficiência do potássio.
Quando os níveis de potássio são muito baixos (hipocalemia ou hipocalemia) devido a distúrbios alimentares ou natureza iatrogênica, os processos celulares normais estão comprometidos.
Geralmente, os sintomas da deficiência de potássio podem variar de formas leves a mais graves e afetam principalmente o trato gastrointestinal, rins, músculos, coração e nervos.
Os principais sintomas da hipocalemia incluem:
- Fraqueza e cansaço;
- Espasmos e cãibras musculares;
- Formigamento;
- Náuseas;
- Prisão de ventre;
- Palpitações devido ao ritmo cardíaco irregular;
- Desmaio causado por baixa pressão sanguínea;
- Comportamento incomum, como depressão, alucinações, alterações de humor.
Os sintomas de uma deficiência de potássio podem variar e afetar diferentes distritos corporais.
Em qualquer caso, os sintomas, como fraqueza, desmaios e palpitações, devem levar o médico a ligar assim que possível. Assim é possível diagnosticar prontamente a deficiência de potássio e evitar consequências mais sérias.