Os pelos pubianos dos homens e, principalmente, das mulheres estão mais ligado a razões estéticas do que as de saúde. Por isso, existem diversas opiniões sobre a depilação dos Pelos Pubianos, assim como os métodos para fazê-la.
Alguma vez você já parou para pensar qual é o verdadeiro motivo pelo qual o ser humano desenvolve Pelos Pubianos a partir da puberdade? A resposta é bem simples e lógica. Na fase adulta, o corpo fica mais sujeito a entrada de bactérias devido a inúmeros fatores, entre eles as atividades sexuais.
Foi pensando em solucionar esta dúvida que muitos tem sobre os Pelos Pubianos, e até mesmo alerta-lo sobre a importância deles que preparamos este artigo.
Benefícios dos pelos pubianos:
1. Contra infecções:
Os Pelos Pubianos possuem a função de proteger mulheres e homens da entrada de micro-organismos, como fungos e bactérias, que causam infecções nos órgãos reprodutivos. Além disso, manter ou não os Pelos Pubianos ainda é uma opção de cada pessoa, em diversos localidades do mundo.
2. Vida sexual:
Os Pelos Pubianos são um sinal de maturidade sexual. Os Pelos Pubianos servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual).
As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido. Eles também ajudam a pessoa a ter um cheiro mais atrativo, sexualmente falando. Também existe evidência de que os Pelos Pubianos funcionem como uma barreira contra as bactérias.
3. Combate as DSTs:
A ausência dos Pelos Pubianos significa que não há nenhuma barreira contra as bactérias acima mencionadas, que podem ser transferidas de pele para pele.
Isso pode levar a uma celulite infecciosa, infecção bacteriana nos lábios. Devido aos danos feitos à sua pele durante a depilação ou raspagem, você também fica mais vulnerável a herpes e HPV (verrugas genitais).
4. Pelos encravados:
Uma universidade do Canada realizou uma pesquisa recentemente, e entrevistou 333 mulheres que admitiram ter depilado os Pelos Pubianos em algum momento da vida.
De acordo com o estudo, 60% dessas mulheres teve pelo menos um problema de saúde devido à depilação dos Pelos Pubianos – os mais comuns eram ferimentos na pele e pelos encravados. Apenas 4% delas procurou um médico ou falou do problema com seu ginecologista.
5. Contra a herpes:
Os cortes ou folículos abertos em uma zona úmida aumentam a possibilidade de infecções por bactérias ou vírus, incluindo um risco maior de contrair herpes ou outras doenças sexualmente transmitidas.
As pessoas não percebem que retirar os Pelos Pubianos não é o mesmo que tirar os pelos de outras áreas do corpo.
6. Combate a coceira genital:
Outra pesquisa realizada por uma universidade dos Estados Unidos, entrevistou 1.110 estudantes há dois anos e concluiu que a prática de depilar os Pelos Pubianos é comum entre homens e mulheres: 95% dos pesquisados disseram ter depilado os Pelos Pubianos no mês anterior.
Além disso, cerca de 80% relataram ter sentido coceira depois do procedimento. Para quem quiser continuar depilando os Pelos Pubianos, há alguns cuidados básicos. O primeiro deles é fazer isso depois de tomar um banho, quando os folículos estão mais suavizados.