Os benefícios dos probióticos para saúde do corpo e para saúde intestinal, pois, os probióticos são alguns tipos de bactérias boas, que podem te ajudar a melhorar muitas condições de saúde, dessa forma, sendo eficaz e 100% natural.
Todos conhecemos probióticos em comerciais e embalagens de iogurte. Ouvimos dizer que é bom para digestão. Poderíamos ter reclamado a um amigo sobre inchaço e ter recebido sua recomendação de olhos arregalados. Você deveria tentar tomar probióticos.
Além disso, o que os probióticos realmente fazem por nós? Quanto devemos ganhar? O iogurte é a única maneira de obtê-los? Vamos falar sobre o que os probióticos realmente são, quais benefícios dos probióticos para saúde eles podem nos dar e como escolher o ideal para você e sua família.
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias que vivem no trato digestivo que são boas para sua saúde. Seu trato digestivo é o lar de uma grande população de vários tipos de bactérias e leveduras, cada uma com sua própria função.
A comunidade de várias microbiota às vezes é chamada de flora intestinal. Essa comunidade trabalha bem em conjunto quando todas as cepas de bactérias e leveduras estão em equilíbrio.
Se a população de boas bactérias ficar muito baixa, as más formas de bactérias e leveduras no trato digestivo podem se multiplicar sem controle, assim como as ervas daninhas que tomam conta de um quintal.
Há também algo chamado probióticos, que são tipos de fibras não digeríveis e amidos resistentes que alimentam as boas bactérias. Os probióticos são alimento para os probióticos e os ajudam a florescer.
Acontece que a maioria dos alimentos probióticos são super saudáveis para você em geral como alho, aspargo, farelo de trigo e banana, por isso eles são ganha-ganha.
Benefícios dos probióticos para saúde do Corpo:
A seguir veja, uma lista de benefícios dos probióticos.
1. Equilibrar a flora digestiva
O principal benefícios dos probióticos para saúde é manter a população de boas bactérias em equilíbrio, para que as más bactérias e leveduras não assumam o controle. Seus níveis de boa flora podem ser diminuídos por causa de antibióticos, estresse, sabonetes antibacterianos ou lavagens das mãos.
Água potável com cloro, alimentos tratados com pesticidas e herbicidas, colonoscopias ou colônicos (hidroterapia do cólon), ou submetidos a cirurgia, radiação ou quimioterapia.
É o momento em que é importante tomar um suplemento probiótico para repovoar o trato digestivo com as boas bactérias que o mantêm saudável.
2. Aliviar a diarréia infecciosa
Se você se deparar com um início repentino de diarréia (sempre que ocorrer um vírus, bactéria ou parasita), pegue alguns probióticos. Eles demonstraram reduzir a gravidade e a duração da diarréia infecciosa. Para quem já experimentou, cada minuto em que você pode reduzir essa experiência vale seu peso em ouro.
3. Prevenir diarréia por antibióticos
Após um curso de antibióticos, uma reação comum é diarréia. Estudos mostram que tomar probióticos diretamente depois pode reduzir as chances. Isso faz sentido, pois os probióticos ajudarão a repovoar seu trato digestivo com as boas bactérias que promovem a digestão saudável antes que as más bactérias tenham a chance de florescer.
4. Aliviar os sintomas da colite
Uma vez que os benefícios dos probióticos para saúde são principalmente na saúde digestiva, tem havido pesquisas sobre como eles podem afetar vários tipos de doenças inflamatórias intestinais. Até agora, eles observaram um efeito positivo nos sintomas da colite ulcerosa.
5. Melhorar a síndrome do intestino irritável
Também houve algumas pesquisas sobre os benefícios dos probióticos para saúde na síndrome do probióticos irritável. Novamente, alguns dos sintomas (inchaço e gases em particular) parecem aliviar ao tomar probióticos. Além disso, isso parece promissor e, esperançosamente, haverá mais estudos para descobrir quais têm mais efeitos para proporcionar alívio.
6. Prevenir infecções do trato urinário
Um estudo sobre infecções do trato urinário constatou que as mulheres que tomam um suplemento de Lactobacillus crispatus diariamente por 5 dias, depois semanalmente por 10 semanas, tiveram uma taxa mais baixa de contrair uma ITU recorrente nesse período.
7. Produzir vitaminas
As bactérias no seu intestino têm um papel na criação de certas vitaminas como a vitamina K e algumas das vitaminas do complexo B.
8. Reduzir a inflamação
A inflamação é a causa raiz de muitas doenças diferentes, reações alérgicas e resposta imune, além de estar relacionada à obesidade e à síndrome metabólica.
Como os probióticos são estudados pelos benefícios dos probióticos para saúde, os pesquisadores também procuram a maneira pela qual eles nos ajudam. Além disso, um deles parece estar na redução da inflamação, reduzindo a causa ou reação que desencadeia a inflamação de várias maneiras.
9. Ajudar com tolerância à lactose
A intolerância à lactose é muito comum, porque muitos de nós param de produzir a enzima lactase que precisaríamos decompor a lactose no leite e nos produtos lácteos.
Os probióticos nos produtos fermentados para o diário, como o iogurte, quebram a lactose antes que ela atinja nosso cólon e as bactérias usadas para fazer o iogurte nos ajudam a digerir melhor a lactose.
Os probióticos também podem reduzir a reação alérgica aos laticínios em adultos, mas os estudos não demonstraram com certeza ainda. Por isso, aproveite todos os benefícios dos probióticos para saúde.
10. Melhorar a imunidade
Obter a comunidade certa de micróbios em nosso intestino é uma parte importante do desenvolvimento inicial das crianças. Além disso, também afeta o desenvolvimento adequado de seu sistema imunológico.
Para adultos, os probióticos podem aumentar a função do seu sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos naturais e estimulando a atividade de certas células imunológicas, como células dendríticas e células T.
11. Ajudar a regular a pressão
Os probióticos estão sendo estudados por seus efeitos na saúde do coração e podem ter algum impacto na redução da pressão arterial. Além disso, até agora, eles só encontraram um pequeno efeito. Por isso, aproveite todos os benefícios dos probióticos para saúde.
12. Abaixar o colesterol
Os probióticos também parecem ter alguns efeitos benéficos no colesterol no sangue, diminuindo especificamente o colesterol total e o colesterol LDL (ruim).
13. Promover a saúde da pele
Houve algumas pesquisas mostrando os benefícios dos probióticos para saúde e para acne, rosácea e eczema. O estudo também mostra que os suplementos probióticos (de Lactobacillus GG) pelas mães no pré-natal e depois pelos bebês por 6 meses após o nascimento podem reduzir as chances da criança desenvolver eczema.
14. Reduzir a ansiedade e a depressão
Os benefícios dos probióticos para saúde podem se estender à ansiedade e à depressão, reduzindo os sintomas de estresse. É claro que quaisquer problemas de saúde mental devem ser tratados principalmente por um profissional qualificado.
Além disso, mas os probióticos podem adicionar uma adição livre de riscos a uma abordagem de toda a vida ao gerenciamento do estresse.
15. Reduzir alergias
Os probióticos podem ser úteis na prevenção do desenvolvimento de alergias em crianças, principalmente se a mãe tomar probióticos durante a gravidez. Por isso, aproveite todos os benefícios dos probióticos para saúde.
Alimentos ricos em probióticos
A seguir veja, uma lista de alimentos ricos em probióticos.
Os probióticos são microorganismos vivos que oferecem benefícios à saúde, especialmente ao sistema digestivo. Eles podem ser encontrados em vários alimentos fermentados. Aqui estão 13 alimentos ricos em probióticos:
- Iogurte
- Kefir
- Chucrute
- Kimchi
- Missô
- Tempeh
- Picles (Pepinos em conserva)
- Natto
- Kombucha
- Kvass
Esses alimentos podem ser incorporados na dieta para melhorar a saúde intestinal, fortalecer o sistema imunológico e promover um equilíbrio saudável de bactérias no corpo.
Doses recomendadas probióticos
A dosagem recomendada de probióticos pode variar dependendo de fatores como a cepa específica do probiótico, a condição de saúde do indivíduo e o objetivo do uso. No entanto, existem diretrizes gerais que podem ser seguidas para a suplementação diária de probióticos:
Crianças
- Faixa Etária: 0-12 meses: 1 a 2 bilhões de UFC (Unidades Formadoras de Colônias) por dia.
- Faixa Etária: 1-3 anos: 1 a 5 bilhões de UFC por dia.
- Faixa Etária: 3-12 anos: 5 a 10 bilhões de UFC por dia.
Adultos
- Geral: 10 a 20 bilhões de UFC por dia para manutenção da saúde geral.
- Tratamento de Condições Específicas:
- Síndrome do Intestino Irritável (SII): 10 a 30 bilhões de UFC por dia.
- Prevenção de Diarreia associada a antibióticos: 10 a 20 bilhões de UFC por dia.
- Infecções do Trato Urinário: 10 a 20 bilhões de UFC por dia.
- Saúde Imunológica: 10 a 20 bilhões de UFC por dia.
Idosos
- Geral: 10 a 30 bilhões de UFC por dia, considerando que a população idosa pode ter um sistema imunológico mais fraco e uma microbiota intestinal diferente.
Deficiência de probióticos
Na ausência de probióticos, a mucosa gastrointestinal pode se tornar anormalmente permeável, permitindo a passagem de substâncias não digeridas e alimentos com o aparecimento de “dysbiosis” (alteração da flora bacteriana intestinal) que, a longo prazo conduz a sintomas e perturbações, tanto a nível intestinal que extraintestinal, incluindo a alteração da resposta imune e migração de bactérias patogênicas em outros distritos (por exemplo, infecções urinárias e/ou vaginais).
Os distúrbios mais comumente relacionados à disbiose intestinal são: infecções recorrentes, enxaquecas, neuralgia, dermatite, dermatose, cistite, constipação, nervosismo e irritabilidade, doenças autoimunes e alergias.