O que Mais Engorda, Açúcar ou Gordura? A Gordura e Açúcar são substâncias necessárias ao desenvolvimento do organismo. Além isso, em exagero, ambas podem prejudicar a saúde e detonar a dieta. Quem ganha essa batalha? Você, mantendo o equilíbrio da quantidade e optando por versões saudáveis dos alimentos.
Entenda os Perigos: O carboidrato é um nutriente que se transforma em açúcar no organismo. A versão refinada é do tipo simples, de cadeia curta, que é digerido rapidamente e libera glicose no sangue com muita velocidade e em grande quantidade.
Carboidratos Simples: é dividido em frutose e sacarose. O primeiro tem 30% a mais de sabor doce e é natural, sendo encontrado em frutas. Mas também pode ser produzido artificialmente, adoçando bolos, biscoitos e refrigerantes. Já a sacarose é uma mistura de glicose com frutose, sendo possível encontrá-la no açúcar refinado, mascavo, no de confeiteiro, demerara etc. Ela faz o nível de glicemia subir mais rápido e, em excesso, aumenta o risco de diabetes do tipo 2 e o aparecimento dos terríveis pneuzinhos.
Carboidrato Complexo: ele demora a ser digerido, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a fome fora de hora e liberando aos poucos, a glicose no sangue, evitando picos de glicemia. Por isso, ele combate o diabetes tipo 2 e doenças do coração. Pode ser encontrado em alimentos integrais.
Açúcar Refinado: É um alimento totalmente dispensável ao organismo que, em excesso, só faz mal à saúde. Esse tipo de açúcar é armazenado na forma de pneuzinhos, serve como combustível para as placas de gorduras nos vasos e altera os níveis de glicemia, aumentando o risco de desenvolver diabetes, além de elevar as taxas de colesterol e triglicérides. O açúcar também afeta os órgãos pois, em excesso, transforma-se em gordura, que se deposita no fígado, coração e rins. Só que a glicose, assim como a gordura, também tem seu lado bom.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Açúcar das Frutas: No caso do açúcar das frutas, há o fornecimento de vitaminas e minerais. Os açúcares são importantes na produção da energia celular, sendo assim, é muito difícil viver sem nenhum consumo deles, visto que vários alimentos possuem a substância em sua constituição.
Gorduras: Por muitos anos ela foi apontada como a responsável pelos problemas cardiovasculares e inimiga das dietas. O consumo em excesso de gordura está relacionado ao aumento de peso e da obesidade, além de elevar os níveis de colesterol ruim (LDL) e causar a formação de placas de ateromas nas artérias – placas que se formam na parede dos vasos sanguíneos, fazendo que elas endureçam e fiquem mais espessas. Mas saiba que não é necessário cortar a gordura da alimentação, pois existem aquelas que fazem bem à saúde e são essenciais ao corpo. Veja só a classificação delas:
Gorduras Trans: era muito usada em alimentos industrializados e está sendo diminuída na produção por descobrirem seus malefícios ao organismo. Ela é formada por um processo de hidrogenação, natural ou manipulada artificialmente, e traz diversos problemas de saúde, incluindo a aceleração da obesidade.
Gorduras Saturadas: é encontrada em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas e leites integrais, sendo considerada uma vilã para o coração e a boa forma.
Gorduras Insaturadas: é a chamada gordura boa e está dividida em monoinsaturada (encontrada no abacate e azeite) e poli-insaturada (rica em ômega 3 e 6, presente na sardinha, salmão, linhaça e óleos vegetais). Essas gorduras diminuem o risco de diversas doenças, como as cardiovasculares, por agirem no equilíbrio das taxas de colesterol.
Gorduras são Necessárias: As gorduras têm funções específicas no organismo. Elas fornecem energia às células, protegem os órgãos vitais contra traumatismo, funcionam como meio de transporte de vitaminas e promovem a sensação de saciedade, já que retardam o tempo de saída dos alimentos do estômago.